sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Comércio Justo


Trabalho sobre o "comércio justo" levou alunos do 9ºano a Esposende

Julho de 2014, os grupos de alunos, cujo trabalho o júri premiou, rumaram a Esposende para um dia de convívio cheio de atividades diversificadas.

"Fazer um vídeo sobre o comércio justo"

Este foi o desafio lançado, aos alunos do 9ºano, pela disciplina de Geografia, ao qual se associaram a Biblioteca e a Pastoral, com o apoio da Fundação Gonçalo da Silveira.
Integrado no tema "Contrastes de Desenvolvimento", a atividade pretendia promover a educação para o desenvolvimento e a consciencialização de uma cidadania global, explicando a importância do Comércio Justo no atenuar das desigualdades de desenvolvimento mundial, de forma a contagiar/incentivar a participação de todos na resolução deste problema global.

Foram vários os grupos que participaram, tendo o júri grande dificuldade em seleccionar um trabalho vencedor. Por isso, quebrou as regras e premiou, não um, nem dois, mas três trabalhos! O prémio consistiu num dia de convívio, muito bem passado, por terras de Esposende.


Desde entrevistas a transeuntes, com divulgação do conceito do Comércio Justo, passando por um concurso de sobremesas, com ingredientes do Comércio Justo, até ao descanso, também justo, na praia, foram muitas as atividades vividas neste dia. Parabéns a todos os vencedores!
Um agradecimento aos pais que participaram, como júri, no concurso de sobremesas. Dada a qualidade das mesmas, e a competência dos cozinheiros, ser júri foi tarefa difícil. Mas, no final, depois de apreciadas todas as sobremesas, o júri foi isento e premiou a competência e participação de todos.
Este foi um dia verdadeiramente especial: alunos, professores e pais de mãos a celebrar a participação e empenho num projeto escolar.

Sem comentários:

Enviar um comentário