quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Comércio Justo: palestra


Dénia Claudino e Stéphane Laurent - CIDAC
No dia 31 de janeiro realizou-se, no Auditório 1, uma palestra sobre o "Comércio Justo", tendo como oradores Dénia Claudino e Stéphane Laurent do CIDAC - Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral. 
A sessão contou com o apoio e coloboração do 12ºD.


Esta atividade, da iniciativa do Grupo Disciplinar de Geografia ao qual se associou a Biblioteca Geral e a Pastoral, foi dirigida aos alunos do 9ºano, e insere-se no projeto "Ajusta a Vida" que tem como objetivo promover a "Educação para o Desenvolvimento".
No âmbito deste projeto, cada turma irá desenvolver um trabalho de pesquisa e estabelecer contactos com lojas de “Comércio Justo”. Na Festa das Famílias, em junho, todas as turmas apresentarão os seus trabalhos e teremos uma venda de produtos de "comércio justo".


Os oradores, começando pelo documentário "Do campo para a mesa", passando pela soberania alimentar e pela história do "comércio justo" até ao "comércio justo alternativo", foram apresentando imensas pistas para reflexão e debate. 
Só conhecendo a realidade e o que se passa à nossa volta, no mundo em que vivemos, é que poderemos pensar criticamente sobre isso e agir. Assim se processa a "Educação para o Desenvolvimento".
O nosso obrigado pelo muito que nos deixaram.



Sem comentários:

Enviar um comentário