terça-feira, 28 de maio de 2019

Visita em Família

...ao Jardim Botânico do Porto, 25 de maio


Enquadrado no estudo da obra "O Rapaz de Bronze", foi proposto ao 5ºano uma visita, em Família, ao Jardim Botânico do Porto instalado na antiga Quinta do Campo Alegre que pertenceu aos avós de Sophia de Mello Breyner Andresen.
É um lugar de referência na vida e na obra de Sophia, assim como do seu primo Ruben A.


" Muitos dos meus contos para crianças foram inspirados por praias, casas, jardins, parques e pinhais da minha infância. Assim <O Rapaz de Bronze> foi pela quinta da minha avó e pelos feéricos jardins, bosques, avenidas, parques e pinhais que rodeavam a casa." In O Rapaz de Bronze


Na casa Andresen está, hoje, instalada a Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva, um espaço dedicado à divulgação das ciências biológicas, evolução e biodiversidade.


“Tudo na casa era desmedidamente grande desde os quartos de dormir onde as crianças andavam de bicicleta até ao enorme átrio para o qual davam todas as salas e no qual, como Hans dizia, se poderia armar o esqueleto da baleia que há anos repousava, empacotado em numerosos volumes, nas caves da Faculdade de Ciências por não haver lugar onde coubesse armado".
in “Saga" de Histórias da Terra e do Mar





A casa e o esqueleto de baleia, imortalizado por Sophia, são hoje o símbolo  da Galeria da Biodiversidade e do Museu da História Natural e da Ciência da Universidade do Porto.


Um jardim imenso onde, por exemplo,  encontramos camélias japónicas, das mais antigas de Portugal e  da Europa, nos Jardins dos Jotas: Joana e João Andresen, avós de Sophia.

Uma visita guiada aos "jardins de buxo" cheios de referências à obra "O Rapaz de Bronze" que o 5ºano está a abordar em ABP - Aprendizagem baseada em Projetos -.

 Uma visita para a Família de Casa e do INA.


Sem comentários:

Enviar um comentário