quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Barra de Crítica

...com o 3ºano

Aplicação de uma das propostas do Roteiro para uso da biblioteca escolar para desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de argumentação.


A sessão foi dinamizada em parceria com a Profª. Raquel Costa, treinando o que tem vindo a ser trabalhado em Pensamento Crítico: justificar opiniões, apresentar argumentos e contra-argumentos para defender um ponto de vista.


Partindo de um livro que cada aluno tinha lido e registado na Caderneta de Leitura, individualmente, foram convidados a escolher a caracterização desse livro e a apresentar, no mínimo, três argumentos para justificar as suas opções.


É cómico e divertido!
É muito divertido!
É fantástico.
É como a vida real.
Ensinou-me muitas coisas. 
Aprendi palavras novas.
Tem informações úteis.


Cada aluno escolheu a frase que melhor expressava a opinião que tinha sobre o livro que leu e, de seguida, partilhou e registou, num fantástico marcador, os argumentos que validavam a sua opinião.

Brevemente teremos em exposição o resultado deste fantástico trabalho.



quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Teatro... na sala de aula

...com o 4º ano

" Mestre Corvo apanhou um queijo e com ele no bico foi para o tronco de uma árvore, desejoso de saboreá-lo. A Raposa, que passou por ali e o viu, disse consigo:
- Desta vez é que vou comer queijo.
[Astuta como era, a Raposa foi elogiando o Corvo para que este largasse o queijo]

La Fontaine, In A Raposa e o Corvo



A sala de aula converteu-se em palco e os alunos do 4ºano foram os atores e encenadores de "A Raposa e o Corvo".


Depois de ouvida a fábula, os alunos, organizados em grupos, distribuiram os diferentes papeis, criaram os adereços e pensaram nas diferentes estratégias para apresentarem a sua versão da história.


Pequenos grandes artistas a quem a Profª. Goreti apenas disse: façam, inventem, criem. Seguindo esta sugestão foram apresentados seis maravilhosos momentos criativos.


Resultaram, ou não, os constantes elogios à beleza do Corvo?


Necessidade de pensar antes de agir;
Vaidade em excesso e as consequências;
Inveja;
Usar o elogio para conseguir alguma coisa.

Algumas das questões que esta fábula de Esopo aborda e que, todos os grupos, tão bem souberam retratar.



E o teatro aconteceu na sala de aula.
Parabéns 4º ano e Profª. Goreti.
 


 

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Como Fazer?...com o 10ºano

As práticas da literacia da informação visam dotar os alunos de conhecimentos que os capacitem para o acesso, produção e uso crítico da informação e para uma comunicação eficaz e ética socialmente responsável. (Aprender com a biblioteca escolar, 2012, p.22)

Como Fazer?
Organizar um trabalho escrito: questões formais
A bibliografia e as citações: como apresentar



A convite da Profª. Arminda, foi dinamizado com os alunos do 10º ano   na disciplina de Geografia, a sessão "Como Fazer? Organizar um trabalho escrito: questões formais e A bibliografia e as citações: como apresentar.



Há uma estrutura comum em todos os trabalhos científicos que tratam temas distintos e com propósitos diferentes. O que distingue os trabalhos é a forma de composição do corpo do trabalho.
Nesta sessão, foram apresentadas regras metodológicas para preparar um trabalho para qualquer disciplina, assim como as normas para usar nas citações e referências de modo a evitar o plágio.
Mais informação sobre esta temática AQUI

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Caderneta de Leitura_1ºano

Nunca é demasiado cedo para desenvolver  nas crianças o hábito de frequentarem as bibliotecas, para que possam descobrir as múltiplas possibilidades que o livro oferece ao conhecimento e à imaginação.


Visitar a biblioteca, dar às crianças a possibilidade de escolherem um livro, de encontrarem um título entre todas as possibilidades que têm ao seu alcance, é ajudar a formar leitores.


Promover a utilização do serviço de requisição domiciliária, é uma das formas de promover o encontro da criança com o livro e, também, assim criar leitores.


Hoje, com o 1ºano, acompanhamos mais um momento de descoberta de livros, de histórias, personagens...com a Caderneta de Leitura.


"A biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente". Mafalda Milhões