quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Uma turma no Museu


Integrado no projeto "Uma turma no Museu", o 12ºD, acompanhado pela Profª. Anunciação Monteiro,  visitou o Museu Padre José Carvalhaes e deixou-nos o seu testemunho: "Esta viagem pela história do nosso colégio permite compreender a magia cronológica que liga gerações passadas às gerações do presente. Obrigada por esta oportunidade".



terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Mostrando Artes

... na biblioteca geral. Uma exposição que conta com diversos trabalhos: desenho, escultura, tapeçaria e duas instalações elaboradas no âmbito do Projeto de Estágio de Educação Visual 2012.13.

Os magníficos desenhos são do 1º Ciclo e resultam das atividades desenvolvidas em PNL - Plano Nacional de Leitura -.

"Leónia era uma menina que gostava de ler, mas chegou a uma certa altura em que ela comia os livros. Então os pais decidiram levá-la ao médico, mas o médico era louco e concordava com ela, pois também comia livros." Joana Silva - 2ºano



Desenhos 1º Ciclo - PNL

 

Magníficas tapeçarias elaboradas pelos alunos do 6ºano nas aulas de Educação Visual dão alegria e cor ao espaço.

Tapeçarias - 6ºano - Educação Visual
Projeto de Estágio de Educação Visual 2012.13 - 8ºA e 7ºA

...estes e outros trabalhos para descobrires na tua biblioteca. Anda daí...

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Drª. Teresa Calçada visita o INA

Na passada 4ª.feira,23 de janeiro, a nossa biblioteca recebeu a visita da Dr.ª Teresa Calçada, Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), acompanhada pelo coordenador interconcelhio RBE, Dr. António Pires.
A Dr.ª Teresa Calçada foi recebida pelo Diretor Geral, P. José Lopes, pela Diretora Pedagógica Drª. Maria do Céu Pinheiro, pelo Dr. Pedro Castro do Conselho Administrativo e pela Bibliotecária Maria José Carvalho.




Esta visita teve como objetivo conhecer o  espaço e a dinâmica da nossa biblioteca que desde 2011 está integrada na Rede, como resultado da candidatura ao Programa Rede de Bibliotecas Escolares para escolas com contrato de associação com o Ministério da Educação.



Fazemos nossas as suas palavras: "Criar leitores, consolidar leitores, desenvolver literacias, é uma tarefa para a biblioteca escolar que deve incentivar os alunos a ler em diversificados suportes, dos livros aos tablets e outros dispositivos de comunicações móveis. A biblioteca escolar deve incentivar os alunos a irem a todas as bibliotecas, incluindo as digitais."



...agradecemos a visita. Continuaremos a trabalhar para criar novos leitores!

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Uma turma no Museu





Integrado no projeto "Uma turma no Museu", o 12ºA visitou o Museu Padre José Carvalhaes e deixou-nos o seu testemunho: "Este local permite uma viagem ao passado e o conhecimento da nossa história no presente."






sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

TOP5

Apresentamos os livros e DVD's mais requisitados durante o 1ºperíodo

  • Livros :

1º - Astérix gladiador
2º - A volta à Gália de Astérix
3º - Astérix e o caldeirão
4º - O diário de um banana: a última gota
5º - A foice de ouro

  • Documentos audiovisuais: 

1º - Lassie
2º - Spy kids 2: a ilha dos sonhos perdidos
3º - Harry Potter e a pedra filosofal
4º - A coisa maligna
5º - Alice no país das maravilhas

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

TOP5

TOP 5 do 1º Período
3º Ciclo
Rafael; Luís; Gonçalo; Luís André; João; Sara

  • Alunos do 3º Ciclo que efetuaram mais requisições para leitura domiciliária: 
1º - Rafael Dias - 7ºG
2º - Luís Novais - 7ºC
3º - Luís André Oliveira - 7ºC
4º - João Pedro Mendes - 7ºD
5º - Gonçalo Peixoto 7ºD e Sara Patrícia Silva - 9ºD

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

TOP5

TOP 5 do 1º Período
2º Ciclo




Jorge; Diogo; Rui; Daniel; Nuno

  • Alunos do 2º Ciclo que efetuaram mais requisições para leitura domiciliária: 
1º - Jorge Mansilhas -6ºF
2º - Diogo Faria - 6ºF
3º - Rui Paredes - 6ºA
4º - Daniel Faria - 5ºF
5º - Nuno Rato - 5ºF

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

TOP5

TOP 5 do 1º Período
1º Ciclo



Maria; Regina; Mónica; Margarida; Gonçalo


  • Alunos do 1º Ciclo que efetuaram mais requisições para leitura domiciliária: 
1º - Regina Paredes - 2ºano
2º - Margarida Fonseca - 4ºano
3º - Mónica Coutinho - 4ºano
4º - Maria Maia - 2ºano
5º - Gonçalo Ferreira - 4ºano

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

O meu livro

O meu livro: queres ler?


Ana Isabel Pinto, Professora de Literatura e antiga aluna do INA, sugere:


O livro:

O livro que escolhi é "O sapo apaixonado" de Max Velthuijs.

Razões da escolha:

Porque o amor é o tempero da vida, a obra “O Sapo apaixonado”, editada pela primeira vez em Portugal em 1997 , é um ótimo exemplo de um livro que retempera qualquer leitor. Embora o seu destinatário preferencial seja o público infantil, este álbum pode, e deve, ser lido em qualquer idade (aspeto que carateriza a maior parte dos bons livros). Um qualquer leitor, quer jovem quer adulto, pode esperar encontrar nesta obra um livro de capa dura, com guardas ilustradas, cores garridas e uma  relação coesa entre a imagem e o texto, criados por um só autor: Max Velthuijs[1] (ou não fossem estas as caraterísticas de um livro em formato álbum). Estes aspetos, a meu ver, vão ao encontro do conteúdo do próprio texto – os sentimentos – cujo leitor atento pode antever pelo título temático do livro: “O Sapo apaixonado” – ou não fossem os sentimentos, preferencialmente, também eles coloridos e coesos.
É, pois, uma obra que aborda os afetos, muitas vezes tão difíceis de exprimir por palavras, pelo menos para a maioria dos mortais, já que podemos pensar, por exemplo, na bela e conhecida definição de amor proposta por Camões num dos seus sonetos, quando compara o amor ao “fogo”. Porque o que sentimos é, às vezes, da ordem do indizível, “O Sapo apaixonado” apresenta-se-nos como uma história irónica que associa as sensações afetivas a uma doença. É, inclusive, a partir de uma espécie de “dicionário de sentimentos” que a Lebre revela ao Sapo que este está apaixonado, após este lhe ter exposto os seus sintomas “Tenho vontade de rir e de chorar ao mesmo tempo. E aqui dentro de mim tenho uma coisa que faz tum-tum.” (Velthuijs:3).  Quão mais fácil seria a nossa vida afetiva com um dicionário que nos permitisse consultar o que sentimos?
Outro hilariante acontecimento surge após o sapo descobrir que está apaixonado, mas ironicamente não sabe por quem (“O Sapo não tinha tido tempo para pensar nisso”; Velthuijs:9 ). Vem, depois, a descobrir que está apaixonado “pela linda e adorável patinha branca” (Velthuijs:10), o que causa uma certa estranheza aos restantes animais da floresta. Note-se, aqui, uma referência a temas nobres como a valorização da diferença, entre outros. 
Em suma, muitas são as obras que aludem aos sentimentos (pensemos, por exemplo, na obra “O principezinho” de Exupéry (1987) e na construção da amizade entre a personagem principal e a raposa), mas esta história, em particular, cativa-me de um modo especial e, por isso, vos convido a lê-la. Nela podemos ver o amor/ a paixão / a amizade como estados emocionais que nos fazem sentir um quentinho interior que parece reconfortar-nos a cada instante, fazendo-nos querer sentir mais e melhor.
É, assim, uma obra fascinante que nos faz repensar os nossos próprios sentimentos e em como na vida a relação com os outros, uma vez definida, se pode tornar tão harmoniosa, reforçando a ideia de Exupéry (1987:74) de que “só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos...”.




Referência Bibliográficas:

VELTHUIJS, Max (1997). O Sapo apaixonado. Lisboa: Caminho.

SAINT-EXUPÉRY, Antoine de (1987). O principezinho. Lisboa: Caravela.




[1] Max Velthuijs (1923–2005) foi um pintor, ilustrador e autor Holandês que ao longo da sua vida ganhou vários prémios literários, tendo recebido em 2004 o grande Prémio Hans Christian Andersen na categoria de Ilustrador, sendo este prémio considerado o mais prestigiante na área da Literatura para a Infância. Da sua vasta obra constam vários álbuns e coleções, como a coleção “O Sapo” (de que faz parte a obra aqui sugerida: “O Sapo apaixonado”), que conta como várias obras como: “O sapo é sapo”; “O sapo tem um amigo”; “O sapo tem medo”; “O sapo e o canto do melro”; “O sapo e o Vasto Mundo”, entre outras.





Título: O sapo apaixonado
Autor: Max Velthuijs
Tipo de documento: livro
Editora: Caminho
ISBN: 978-972-21-1069-3

 
Biografia:


Ana Isabel Pinto
Professora de Literatura na Escola Superior de Educação do Porto
Antiga aluna do INA (1986-2002)








...e agora ofereço o livro à biblioteca para que o possas ler...

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Convite

Neste início de semana, convido-te a entrar na nossa biblioteca e descobrir os seus tesouros...

Il. Joyces Lim

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Espaço de Troca


...porque hoje é a 1ª. 6ª.feira do mês, é dia de "Espaço de Troca". Oferecemos-te a possibilidade de trocar um livro pessoal por outro existente neste nosso "espaço de troca". Anda daí...

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Escritor do mês - janeiro - Robin Hobb

http://www.rowena-cory-daniells.com/2011/09/24/meet-robin-hobb/
Robin Hobb, de nome verdadeiro Margaret Astrid Lindholm Ogden, nasceu em 1952 na Califórnia. Usa o pseudónimo Robin Hobb devido às vendas pouco satisfatórias sob o nome Megan Lindholm. Robin Hobb tem escrito histórias desde que aprendeu a escrever. Sabia desde tenra idade que queria ser escritora mas era realista o suficiente para saber que muito poucos são capazes de se sustentarem financeiramente apenas através da escrita. Todavia, lutou pelo seu sonho e preparou-se para desempenhar outras profissões enquanto se dedicava à escrita. 
Ver Aqui a biografia da autora
Site da autora