sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Dia Mundial da Alimentação: 16 de Outubro

16 de Outubro - Dia Mundial da Alimentação

Para assinalar este dia, propomos, também, uma "viagem literária alimentar" através dos livros, existentes na nossa biblioteca, sobre esta temática.


Simplesmente comer.... ou seja, gozar o prazer da comida, sem ter peso na consciência ou inquietação de insegurança. Afinal, comer é uma função da vida, uma necessidade absoluta para a sobrevivência. E é por isso que dá prazer. Um Guia indispensável para conhecer melhor os alimentos e garantir uma saúde equilibrada.





Por meio de uma linguagem concisa e objetiva, apresenta-se uma abordagem abrangente dos conceitos fundamentais e de aplicações dos princípios e objecivos da nutrição, levando em consideração os aspetos educacionais e de saúde, e suas correlações com os aspetos social, económico e cultural.








Um livro que fala de mastigar e engolir, ou seja é um livro que fala sobre a alimentação. E também fala de um cadeia: a cadeia alimentar em que cada ser vivo desempenha o seu papel.






 Folhas, frutos, raízes, flores e cogumelos: a floresta oferece muitas delícias! Este livro propõe mais de 40 receitas originais para cozinhar pratos a partir das plantas das nossas florestas.

Neste livro poderá descobrir porque é que as crianças estão a engordar assustadoramente e como é que os pais e outros familiares, através de boas práticas culinárias e outras, podem ajudar a melhorar esta situação.

                                                
Um livro a pensar nas crianças. Para que elas aprendam de forma divertida e, por isso, mais agradável, os princípios de uma alimentação saudável. Uma alimentação racional não é uma alimentação cara, estranha ou enfadonha.
Tchim e a AliMentaÇão aqui está de novo: com novos saberes e modernas tendências, com garra para levar a mensagem a outro público, além do mais jovem; com apelos à atenção, à conceitualização e ao prazer; em suma, com grande maturidade inovadora.
Nas sociedades contemporâneas cada vez mais a alimentação está sujeita aos condicionalismos profissionais que tornam as refeições em momentos de stresse, de pouco prazer e ritmo acelerado. A par destes imperativos encontramos o implacável conceito de beleza expresso em corpos magros, graciosos e ginasticados. E é precisamente para acompanhar a cadência da actividade laboral, sem descurar uma correcta alimentação, que surge este livro escrito por um especialista em nutrição, que aborda a alimentação desde a gravidez até à terceira idade, sem esquecer temas como a doença, o exercício físico e a obesidade.

Tudo o que ingeres afeta o teu organismo, o modo como este funciona, o seu aspeto e o seu bem-estar. Toda a gente precisa das mesmas substâncias básicas que constituem os alimentos, a que chamamos nutrientes. Mas o teu corpo modifica-se em alturas diferentes da tua vida. E, durante a puberdade, ele cresce e transforma-se tão rapidamente que tens necessidades nutritivas especiais.


De que nutrientes necessitamos e em que quantidades? Como podemos obtê-los através da alimentação? Porque razão o seu equilíbrio é tão importante? Que consequências têm para a saúde, tanto a deficiência como o excesso de nutrientes?
O objectivo desta obra é dar resposta, de forma clara, aprazível e prática, a todas estas questões.

Como podemos escolher o melhor para nós entre todos os alimentos disponíveis no mercado? Como podemos saber quais são as características nutricionais de cada um deles? Como podemos transformar em indicações úteis a quantidade de informação que aparece em letras pequeninas - ou que apenas está implícita, porque nem aparece?
Em suma: como ler um rótulo e como saber o que lá não está?
Neste livro são analisados os alimentos que compõem as nossas refeições, do princípio ao fim de cada dia. 

É um livro que ensina muita coisa importante sobre alimentação e saúde. Sabia, por exemplo, que um queque tem as calorias de três carcaças? E ainda há quem diga que o pão engorda!

Vivemos rodeados de alimentos saborosos, agradáveis à vista, ao cheiro e ao sabor, de fácil acesso, de fácil deglutição. Com rapidez se metem na boca e se engolem. Hipercalóricos. Vivemos também uma vida quotidiana cheia de velocidade no tempo e no espaço, numa corrida para atingir metas e objectivos, que parecem seguir um caminho irreversível. Mas é uma corrida sem músculos, quase sem movimentos. Consome-nos sem consumir energia. Neste cenário, onde temos a sensação de ter acordado sem saber porquê, o apetite sem fome é um sintoma. A compulsão alimentar, desorientada e desadequada, bate à porta como uma intrusa. Irresistível, avassaladora. Devoradora. Neste livro procurámos explicar as causas. E contamos quinze histórias clínicas, que são histórias de vida e histórias de comida. Mas não ficamos por aí: procuramos encontrar soluções, aconselhar. E apresentamos alternativas. Porque afinal comer é mesmo bom.

O objectivo desta obra é promover, de forma prática e simples, hábitos alimentares mais saudáveis que contribuam para melhorar a qualidade de vida de toda a família. Ao longo dos vários volumes serão apresentadas as propriedades e a composição de cada ingrediente, para além de conselhos específicos e deliciosas receitas. 




Jamal está farto. Sente-se cansado a maior parte do tempo e quase nunca é selecionado para a equipa de futebol da escola. Para se sentir melhor, passa o tempo a comer. Finalmente acaba por perceber que sofre de obesidade e decide tomar medidas.

É frequente ouvirmos os pais queixarem-se do tempo que os filhos perdem em frente do espelho, das horas que passam na escolha sempre insatisfeita da roupa certa,  das idas sucessivas à balança, da necessidade de se sentirem bonitos junto do seu grupo de amigos...De repente o corpo adquire um tal significado que o jovem parece relacionar-se exclusivamente através dele.
A autora aborda toda a complexidade desta vivência, alertando para situações que poderão necessitar da intervenção de um especialista nesta área.

Sem comentários:

Enviar um comentário