segunda-feira, 31 de outubro de 2011

24 de Outubro: Dia da Biblioteca Escolar

Comemoramos na passada 2ª.feira, 24 de Outubro, o " dia internacional da biblioteca escolar".
Nesse dia construímos o nosso "Mural de Leituras". Cada livro requisitado foi um "tijolo" que ajudou a construir o nosso muro. No intervalo da manhã, o TEINA - Teatro Experimental do INA - brindou-nos com a representação do texto de Luísa Ducla Soares "A fada Palavrinha e o gigante das bibliotecas".

 "Graças à fada, ao gigante
é mesmo uma loucura
ver tanta gente feliz
presa à sua leitura". 

Foi um momento de grande alegria! Parabéns a todos os participantes e ao nosso encenador João Regueiras.

Semana da Alimentação

Em parceria com o Departamento de Ciências Físico Naturais, comemoramos de 13 a 19 de Outubro a "Semana da Alimentação", uma forma de assinalar o Dia Mundial da Alimentação, que se comemorou a 16 de Outubro.
E hoje apresentamos as imagens das diversas exposições, que contaram com a participação dos alunos desde a Escola Infantil ao 8ºano, e a visita do 4ºano à exposição patente na biblioteca.




sexta-feira, 28 de outubro de 2011

A menina do mar

"Era uma vez uma casa branca nas dunas, voltada para o mar. Tinha uma porta, sete janelas e uma varanda de madeira pintada de verde. Em roda da casa havia um jardim de areia onde cresciam lírios brancos e uma planta que dava flores brancas, amarelas e roxas."
Sophia de Mello Breyner Andresen, A menina do mar, 1958

E hoje apresentamos um pequeno vídeo do musical de Filipe La Féria "A menina do mar", baseado na obra, com o mesmo nome, de Sophia de Mello Breyner Andresen, a escritora do mês de Outubro.


Título: A menina do mar 
Autor: Sophia de Mello Breyner Andresen
Ilustrador: Sarah Affonso
Tipo de documento: livro
Editora: Ática



sexta-feira, 21 de outubro de 2011

24 de Outubro: Dia da Biblioteca Escolar

 
Em consonância com os objectivos definidos pela International Association of School Librarianship (IASL), a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) declara o dia 24 de Outubro como o Dia da Biblioteca Escolar, este ano dedicado ao tema "Biblioteca Escolar. Saber. Um Poder para a Vida".
Também nós nos juntamos a esta comemoração com um conjunto de atividades específicas dirigidas aos nossos utilizadores:

  • todo o dia | Mural de Leituras| quem requisitar um livro ajudará a construir o "mural de leituras"
  • 10h00 | A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas | encenação da história pelo TEINA
  • 12h55 | Amigos da Biblioteca | criação do grupo de trabalho "amigos da biblioteca" | para alunos do 5º ao 9º anos
...uma biblioteca presente...anda daí, vem conhecê-la melhor...

Na biblioteca

O que está errado nesta visita de Mr. Bean à biblioteca?

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O plágio nos trabalhos académicos

É hoje apresentado o estudo "Integridade académica em Portugal" da autoria da professora Aurora Teixeira da Universidade do Porto, na conferência "O plágio no ensino superior" que decorre no ISCTE em Lisboa.

"Metade dos estudantes do ensino superior admite já ter plagiado em trabalhos académicos".

As conclusões do estudo podem ser consultadas aqui:

http://www.fep.up.pt/docentes/ateixeira/integridade_academica/11.09.11_Integridade%20Académica%20em%20Portugal_relatório%20síntese.pdf

Plágio. Ocultação de referências bibliográfias. Compra de trabalhos. Apresentação inadequada de citações bibliográficas.O mesmo trabalho entregue para várias disciplinas. Copiar em exames...

Num tempo em que as fontes de informação são tantas e tão diversificadas e que o acesso à mesma está à distância de um clique, é fundamental a educação para a utilização da informação. O "direito de autor" existe e deve ser respeitado, em qualquer suporte que esteja a informação.  Para ajudar na pesquisa e redação de trabalhos, consulta, aqui no blogue, "Documentos da Biblioteca - Como fazer uma pesquisa documental e apresentar um trabalho escolar".



terça-feira, 18 de outubro de 2011

Semana da Alimentação

Porquê e para quê uma alimentação saudável? Através deste vídeo, a Melanie Coelho e a Sofia Gouveia do 10ºA, dão-nos a resposta.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Dia Mundial da Alimentação: 16 de Outubro

16 de Outubro - Dia Mundial da Alimentação

Para assinalar este dia, propomos, também, uma "viagem literária alimentar" através dos livros, existentes na nossa biblioteca, sobre esta temática.


Simplesmente comer.... ou seja, gozar o prazer da comida, sem ter peso na consciência ou inquietação de insegurança. Afinal, comer é uma função da vida, uma necessidade absoluta para a sobrevivência. E é por isso que dá prazer. Um Guia indispensável para conhecer melhor os alimentos e garantir uma saúde equilibrada.





Por meio de uma linguagem concisa e objetiva, apresenta-se uma abordagem abrangente dos conceitos fundamentais e de aplicações dos princípios e objecivos da nutrição, levando em consideração os aspetos educacionais e de saúde, e suas correlações com os aspetos social, económico e cultural.








Um livro que fala de mastigar e engolir, ou seja é um livro que fala sobre a alimentação. E também fala de um cadeia: a cadeia alimentar em que cada ser vivo desempenha o seu papel.






 Folhas, frutos, raízes, flores e cogumelos: a floresta oferece muitas delícias! Este livro propõe mais de 40 receitas originais para cozinhar pratos a partir das plantas das nossas florestas.

Neste livro poderá descobrir porque é que as crianças estão a engordar assustadoramente e como é que os pais e outros familiares, através de boas práticas culinárias e outras, podem ajudar a melhorar esta situação.

                                                
Um livro a pensar nas crianças. Para que elas aprendam de forma divertida e, por isso, mais agradável, os princípios de uma alimentação saudável. Uma alimentação racional não é uma alimentação cara, estranha ou enfadonha.
Tchim e a AliMentaÇão aqui está de novo: com novos saberes e modernas tendências, com garra para levar a mensagem a outro público, além do mais jovem; com apelos à atenção, à conceitualização e ao prazer; em suma, com grande maturidade inovadora.
Nas sociedades contemporâneas cada vez mais a alimentação está sujeita aos condicionalismos profissionais que tornam as refeições em momentos de stresse, de pouco prazer e ritmo acelerado. A par destes imperativos encontramos o implacável conceito de beleza expresso em corpos magros, graciosos e ginasticados. E é precisamente para acompanhar a cadência da actividade laboral, sem descurar uma correcta alimentação, que surge este livro escrito por um especialista em nutrição, que aborda a alimentação desde a gravidez até à terceira idade, sem esquecer temas como a doença, o exercício físico e a obesidade.

Tudo o que ingeres afeta o teu organismo, o modo como este funciona, o seu aspeto e o seu bem-estar. Toda a gente precisa das mesmas substâncias básicas que constituem os alimentos, a que chamamos nutrientes. Mas o teu corpo modifica-se em alturas diferentes da tua vida. E, durante a puberdade, ele cresce e transforma-se tão rapidamente que tens necessidades nutritivas especiais.


De que nutrientes necessitamos e em que quantidades? Como podemos obtê-los através da alimentação? Porque razão o seu equilíbrio é tão importante? Que consequências têm para a saúde, tanto a deficiência como o excesso de nutrientes?
O objectivo desta obra é dar resposta, de forma clara, aprazível e prática, a todas estas questões.

Como podemos escolher o melhor para nós entre todos os alimentos disponíveis no mercado? Como podemos saber quais são as características nutricionais de cada um deles? Como podemos transformar em indicações úteis a quantidade de informação que aparece em letras pequeninas - ou que apenas está implícita, porque nem aparece?
Em suma: como ler um rótulo e como saber o que lá não está?
Neste livro são analisados os alimentos que compõem as nossas refeições, do princípio ao fim de cada dia. 

É um livro que ensina muita coisa importante sobre alimentação e saúde. Sabia, por exemplo, que um queque tem as calorias de três carcaças? E ainda há quem diga que o pão engorda!

Vivemos rodeados de alimentos saborosos, agradáveis à vista, ao cheiro e ao sabor, de fácil acesso, de fácil deglutição. Com rapidez se metem na boca e se engolem. Hipercalóricos. Vivemos também uma vida quotidiana cheia de velocidade no tempo e no espaço, numa corrida para atingir metas e objectivos, que parecem seguir um caminho irreversível. Mas é uma corrida sem músculos, quase sem movimentos. Consome-nos sem consumir energia. Neste cenário, onde temos a sensação de ter acordado sem saber porquê, o apetite sem fome é um sintoma. A compulsão alimentar, desorientada e desadequada, bate à porta como uma intrusa. Irresistível, avassaladora. Devoradora. Neste livro procurámos explicar as causas. E contamos quinze histórias clínicas, que são histórias de vida e histórias de comida. Mas não ficamos por aí: procuramos encontrar soluções, aconselhar. E apresentamos alternativas. Porque afinal comer é mesmo bom.

O objectivo desta obra é promover, de forma prática e simples, hábitos alimentares mais saudáveis que contribuam para melhorar a qualidade de vida de toda a família. Ao longo dos vários volumes serão apresentadas as propriedades e a composição de cada ingrediente, para além de conselhos específicos e deliciosas receitas. 




Jamal está farto. Sente-se cansado a maior parte do tempo e quase nunca é selecionado para a equipa de futebol da escola. Para se sentir melhor, passa o tempo a comer. Finalmente acaba por perceber que sofre de obesidade e decide tomar medidas.

É frequente ouvirmos os pais queixarem-se do tempo que os filhos perdem em frente do espelho, das horas que passam na escolha sempre insatisfeita da roupa certa,  das idas sucessivas à balança, da necessidade de se sentirem bonitos junto do seu grupo de amigos...De repente o corpo adquire um tal significado que o jovem parece relacionar-se exclusivamente através dele.
A autora aborda toda a complexidade desta vivência, alertando para situações que poderão necessitar da intervenção de um especialista nesta área.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Semana da Alimentação

Alexandra Couto - 5ºB
De 13 a 19 de Oububro o Departamento de Ciências Físico Naturais em conjunto com a Biblioteca Geral, dinamiza a "Semana da Alimentação".Pretende-se comemorar o "Dia Mundial da Alimentação" que se assinala a 16 de Outubro.
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO)  escolheu, para as celebrações deste ano o  tema "preço dos alimentos – da crise à estabilidade". Segundo a FAO, o tema escolhido para este ano tem o objectivo de esclarecer o assunto e o que pode ser feito para atenuar o seu impacto sobre as populações mais vulneráveis.
No INA, a temática da alimentação foi abordado por todos os alunos:
Marta Silva - 7ºA
  •  Jardim de Infância - Alimentação saudável;
  • 1º e 2º anos - Marcadores da alimentação;
  • 3º e 4º anos - Receitas de família;
  • 5ºano - Alimentos saudáveis;
  • 6ºano - Refeições saudáveis;
  • 7º e 8º anos - Trabalhos diversos relacionados com a alimentação;
  • 9º ano e Secundário;
  • Diigo da Alimentação, apresentado no blogue da biblioteca.
Estes e outros trabalhos produzidos estão expostos na Biblioteca Geral e nos respetivos corredores. 
Uma biblioteca colorida e saudável espera por ti! Aguardamos a tua visita...


Mª. Leonor  Rocha - 6ºB


    quarta-feira, 12 de outubro de 2011

    Espaço de Troca

    Decorreu no passado dia 7 de Outubro,o 1º "Espaço de Troca". Neste dia quem se dirigiu à biblioteca com um livro pessoal pôde trocá-lo por outro existente no "Espaço de Troca". Uma forma de promover a aproximação aos livros tornando-os nossos!


    terça-feira, 11 de outubro de 2011

    Hora do Conto...na Casa das Histórias


    Na passada terça-feira, 4 de Outubro, "A Casa das Histórias" recebeu visitantes muito, muito especiais: os meninos da Sala dos Vermelhos e da Sala dos Azuis do Jardim de Infância acompanhados das respetivas Educadoras . Tinham à sua espera uma história mágica "João e o feijoeiro mágico". Foram participantes muito atentos e entusiasmantes. Voltem sempre! "A Casa das Histórias" está sempre aberta e com histórias novas... 

    Título: João e o feijoeiro mágico 
    Autor: Richard Walker 
    Ilustrador: Niamh Sharkey
    Tipo de documento: livro
    Editora: Livros Horizonte
    ISBN: 978-972-24-1204-9




    segunda-feira, 10 de outubro de 2011

    Concurso "Postal de Natal"

    
    Postal de Natal 2010 - Autora: Ângela Sampaio 5ºD (2010-11)

    O concurso "Postal de Natal" é uma atividade da Biblioteca em parceria com o Departamento de Expressões.

    
    Regulamento
    Postal de Natal 2011

    Destinatários: alunos do 3º e 5º anos

    1. Os postais são elaborados nas aulas de EVT.
    2. Os prazos de entrega dos postais são determinados pelo professor de EVT.
    3. Os candidatos devem apresentar um postal de Natal da sua autoria que deverá obedecer às seguintes caraterísticas:
    - Dimensões: 21X25; em cartolina;
    - Frente do postal: um desenho, pintura ou colagem em qualquer técnica, mas obrigatoriamente a retratar o presépio;
    - Verso do postal: identificação do aluno (nome, ano, turma e idade).
    4. O júri do concurso será composto pelos professores de EVT e por representantes da Biblioteca Geral.
    5. Serão seleccionados 2 postais, um do 3º e outro do 5ºano.
    6. Os postais seleccionados serão reproduzidos em Tipografia e utilizados pelo colégio para enviar as "Boas Festas".
    7. Aos autores dos postais selecionados será atribuído um prémio na "Festa dos Parabéns" (9 de Junho).
    8. Todos os postais concorrentes serão expostos na Biblioteca Geral antes do Natal.


    Escritor do mês - Outubro - Sophia de Mello Breyner Andresen

    Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu no Porto a 6 de Novembro de 1919  e morreu em Lisboa a 2 de Julho de 2004. A sua infância e adolescência decorreram entre o Porto e Lisboa onde cursou Filologia Clássica, mas não chegou a terminar o curso. Após o casamento com o advogado e jornalista Francisco Sousa Tavares, [nosso antigo aluno] fixa-se em Lisboa.
    Foi nos seus 5 filhos que encontrou inspiração para escrever contos infantis. Motivos concretos e símbolos excecionais para cantar o amor e o trágico da vida foi-os buscar ao mar e aos pinhais que contemplou na Praia da Granja; com a sua formação helenística, encontrou evocações do passado para sugerir transformações do futuro; pela sua constante atenção aos problemas do homem e do mundo, criou uma literatura de empenhamento social e político, de compromisso com o seu tempo e de denúncia da injustiça e da opressão. Foi uma notória ativista contra o regime de Salazar. Foi agraciada com o Prémio Camões em 1999.
    É um dos nomes maiores no panorama da poesia contemporânea portuguesa.



    Alguma da sua bibliografia:

    Obras poéticas: Poesia (1944), Dia do Mar (1947), Coral, (1950), No Tempo Dividido, (1954), Mar Novo (1958), Livro Sexto (1962) Geografia (1967), Dual (1972), Nome das Coisas (1977), Musa (1994), etc. Obras narrativas: O Cavaleiro da Dinamarca, Contos Exemplares, Histórias da Terra e do Mar, A Floresta, A Menina do Mar, O Rapaz de Bronze, A Fada Oriana, etc.



    sexta-feira, 7 de outubro de 2011

    Prémio Nobel da Literatura

    Lisboa
    No bairro de Alfama os eléctricos amarelos cantavam nas calçadas íngremes.
    Havia lá duas cadeias. Uma era para ladrões.
    Acenavam através das grades.
    Gritavam que lhes tirassem o retrato.
    "Mas aqui", disse o condutor e riu à sucapa como se cortada ao meio, "aqui estão políticos".
    Vi a fachada, a fachada, a fachada e lá no cimo um homem à janela, tinha um óculo e olhava para o mar.
    Roupa branca no azul. Os muros quentes.
    As moscas liam cartas microscópicas.
    Seis anos mais tarde perguntei a uma senhora de Lisboa: "será verdade ou só um sonho meu?".

    Tomas Transtromer. Trad. Vasco Graça Moura

    O Nobel da Literatura 2011 premiou o poeta sueco de 83 anos Tomas Tranströmer. A cerimónia de atribuição do prémio realiza-se no dia 10 de Dezembro de 2011, em Oslo, na Noruega.
    Tranströmer é o sétimo escritor sueco a receber o prémio Nobel da Literatura.
    Tomas Tranströmer aborda na suas poesias temas como a natureza, morte, mistério, enigma e história. O poeta recebe assim o prémio no valor de 1 milhão de euros.
    O Prémio Nobel da Literatura é atribuído desde 1901.

    Prémios Nobel da Literatura

    • 2010 - Mario Vargas Llosa
    • 2009 - Herta Müller
    • 2008 - Jean-Marie Gustave Le Clézio
    • 2007 - Doris Lessing
    • 2006 - Orhan Pamuk
    • 2005 - Harold Pinter
    • 2004 - Elfriede Jelinek
    • 2003 - John M. Coetzee
    • 2002 - Imre Kertész
    • 2001 - Sir Vidiadhar Surajprasad Naipaul
    • 2000 - Gao Xingjian
    • 1999 - Günter Grass
    • 1998 - José Saramago
    • 1997 - Dario Fo
    • 1996 - Wislawa Szymborska
    • 1995 - Seamus Heaney
    • 1994 - Kenzaburo Oe
    • 1993 - Toni Morrison
    • 1992 - Derek Walcott
    • 1991 - Nadine Gordimer
    • 1990 - Octavio Paz
    Fonte: /http://www.online24.pt/nobel-da-literatura-2011/

    quarta-feira, 5 de outubro de 2011

    5 de Outubro: Implantação da República



    5 de Outubro - Implantação da República - festejamos hoje o 101º aniversário da implantação da República que se deu no dia 5 de Outubro de 1910. Neste dia através de um golpe de estado organizado pelo Partido Republicano, aboliu-se a Monarquia e instituiu-se a República.
    Aqui poderás encontrar mais informação sobre este acontecimento que hoje comemoramos:

    http://centenariorepublica.pt/escolas/cronologia-5-outubro-1910/2%20Out.

    http://www.junior.te.pt/servlets/Rua?ID=132&P=Portugal

    Há muitos livros sobre este dia histórico, salientamos, para os mais pequenos, "5 de Outubro - viva a República" de Maria José Meireles, onde os acontecimentos de 1910 são apresentados de uma forma viva e interessante.
    Título: 5 de Outubro - viva a República
    Textos: Maria José Meireles
    Ilustração: Mafalda Neves
    Tipo de documento: livro
    Editora: Húmus
    ISBN: 9789898139450

    segunda-feira, 3 de outubro de 2011

    Gonçalo M. Tavares: Prémio Literário Fernando Namora/Estoril Sol 2011

    Gonçalo M. Tavares é o vencedor do Prémio Literário Fernando Namora/Estoril Sol 2011 com a obra "Uma viagem à Índia".

    "Uma Viagem à Índia”, editado pela Caminho, já tinha recebido, em Junho, o Grande Prémio de Romance e Novela atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores (APE), em conjunto com o Ministério da Cultura (MC). O livro foi ainda distinguido com o Prémio Melhor Narrativa Ficcional 2010 da Sociedade Portuguesa de Autores e com o Prémio Especial de Imprensa Melhor Livro 2010 Ler/Booktailors.


     "Uma Viagem à Índia", com consciência aguda da sua ficcionalidade, navega e vive entre os ecos de mil textos-objectos do nosso imaginário de leitores. Como todos os grandes livros, este é um deles".  Eduardo Lourenço

    Outubro: Mês Internacional das Bibliotecas Escolares


    Outubro - Mês Internacional da Biblioteca Escolar. "Segundo os princípios estabelecidos pela International Association of Scool Librarianship - IASL -, o "Mês Internacional da Biblioteca Escolar permitirá aos responsáveis pelas bibliotecas escolares, em todo o mundo, escolher um dia, em outubro, que melhor se adeque à sua situação de forma a celebrar a importância das bibliotecas escolares... ". O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares decidiu declarar o dia 24 de outubro como o Dia da Biblioteca Escolar, permitindo, deste modo, às escolas a preparação atempada de atividades específicas a realizar nesse dia, independentemente das ações que possam levar a efeito noutros dias do mês."  Informação RBE
    Todos os dias são dias da biblioteca escolar, do livro, da leitura, mas de uma forma especial, no INA assinalaremos, também, este dia 24 de Outubro. Um dia em que em todo o país as bibliotecas escolares estarão mais coloridas  e com uma dinâmica especial.
    Outubro será um mês muito especial na nossa biblioteca, com um grande número de atividades: "Hora do Conto", "À descoberta da Biblioteca Geral", "Espaço de Troca", "Manhãs com Arte", "O Meu Livro" e a criação do grupo "Amigos da Biblioteca". E ao longo do dia 24 vamos construir o nosso "Mural de Leituras" e assistir a uma encenação, pelo TEINA - Teatro Experimental do INA - da história de Luísa Ducla Soares "A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas".
    E de tudo isto vos daremos notícias...esperando que cada dia tenhas mais vontade de visitar a nossa biblioteca. Anda daí!

    sábado, 1 de outubro de 2011

    Dia Mundial da Música

    Dia Mundial da Música - 1 de Outubro. Este dia pretende promover a arte musical em todas as suas vertentes. Todos os anos por esta data são realizadas diversas iniciativas com o objetivo de divulgar, fomentar e homenagear esta arte tão nobre.

    O Dia Mundial da Música foi instituído em 1975 pelo Internacional Music Council, uma organização não governamental sob o patrocínio da UNESCO. Pretendia-se com isto, promover os valores da paz e da amizade por intermédio da música.