sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Cordão Humano

 


No dia 25 de novembro - Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher - , o Colégio das Caldinhas, INA, APINA, ARTAVE e OFICINA, uniram-se através de um "cordão humano" para dizer, de forma simbólica, "Basta! Basta de violência contra a Mulher".


O "cordão humano" iniciou-se no Pátio de Nossa Senhora, saiu pelo portão das Termas, rodeou o colégio, entrou pelo portão de S. João e deu a volta nos diferentes campos.


Alunos, Educadores e Pais deram as mãos para, de forma simbólica, unir-se a esta causa e levar todos a pensar na prevenção, na proteção das vítimas e sobreviventes, assim como na punição dos agressores.


4 Escolas
971 Alunos
48 Turmas
Educadores
Pais


"Vemos, ouvimos e lemos
Não podemos ignorar"
(...)

Sophia de Mello Breyner Andresen. In Cantata da Paz


O "cordão humano" desfez-se, mas o "basta de violência contra as mulheres" seguiu no coração de cada um.


O "cordão humano" foi uma das iniciativas do Grupo de Línguas do INA para assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher.


quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Dia Mundial da Filosofia: Saber. Agir. Refletir

 20.11.25

Por decisão da UNESCO, é celebrado anualmente na terceira quinta-feira do mês de novembro.

Com este dia a UNESCO pretende sublinhar o valor permanente da Filosofia para o desenvolvimento do pensamento humano, para cada cultura e para cada indivíduo, acentuando a importância desta disciplina, sobretudo, para os jovens. 

10.º e 11.º anos participaram na iniciativa "Saber. Agir. Refletir" associando-se ao programa do dia 25 de novembro - Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher -.


Partindo do princípio de que a reflexão é a base da Filosofia, os alunos começaram por pesquisar notícias sobre "violência contra a mulher", fazer seleção das mesmas e refletir sobre cada uma delas e os problemas que lhes estão associados.


As notícias selecionadas deram origem a instalações diversas que foram distribuídas pelos diferentes corredores do colégio.


segunda-feira, 24 de novembro de 2025

Maratona de Cartas 2025

A Maratona de Cartas 2025 decorre até 31 de dezembro e é o maior evento de direitos humanos porque nela participam milhões de pessoas em todo o mundo. Desafia-se todas as pessoas a assinarem as petições em defesa de quem se encontra em risco.


As petições podem ser assinadas por maiores de 14 anos AQUI
Precisa, apenas, do número do cartão de cidadão, um endereço de e-mail e utilizar o código INA - 4780-035 - para nos ajudar a conseguir o maior número de assinaturas e vencer o concurso nacional de escolas, ganhando assim a possibilidade de recebermos um evento exclusivo da Amnistia Internacional. Casos AQUI



sexta-feira, 21 de novembro de 2025

Caderneta de Leitura

Levar a criança a entrar na aventura da leitura é abri-la a mil possibilidades e é oferecer-lhe uma alternativa importante, a alternativa de pensar, de contemplar, de se aproximar do mundo da fantasia, da aventura, da realidade e do mistério.



As turmas do 1.º Ciclo já visitaram a Biblioteca para recebeberem a sua Caderneta de Leitura e dar início à requisição para leitura domiciliária.



Na Caderneta de Leitura os alunos registam as suas leituras e os comenários sobre as mesmas.



Preencher a Caderneta de Leitura, isto é, registar corretamente seis leituras escolhidas livremente pelos alunos, dá direito a receberem um "lápis mágico."


A Caderneta de Leitura é um projeto de trabalho colaborativo entre o 1.º Ciclo e a Biblioteca para promover e incentivar a leitura e a requisição domiciliária.



Agora, as Cadernetas de Leitura vão ganhar vida e cor, encherem-se de belas ilustrações e de maravilhosos textos sobre as leituras efetuadas.


"A leitura é, provavelmente, uma outra maneira de estar noutro lugar." José Saramago


quarta-feira, 19 de novembro de 2025

Uma Turma no Museu

Visita ao Museu Padre José Carvalhaes dos alunos do 1.º ano dos Cursos da OFICINA - na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica.


Os museus, através dos seus objetos, contam-nos histórias, revelam-nos o quotidiano das pessoas. É, também, um lugar para refletirmos sobre o nosso presente.


E assim é o Museu Padre José Carvalhaes, um lugar onde podemos perceber melhor a história do nosso colégio desde que foi fundado até aos dias de hoje.


Neste museu encontramos um percurso constituído por seções com temáticas diferentes, embora não isoladas totalmente, mas que possibilitam uma leitura relativamente agradável dos aspetos mais relevantes da história do colégio desde a sua fundação, na Bélgica em 1912, até aos nossos dias.


Conhecer o Museu Padre José Carvalhaes é perceber melhor o modo inaciano de estar em educação e a forma como o nosso colégio  viveu e vive a sua história.


sexta-feira, 14 de novembro de 2025

Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher

Este dia é assinalado anualmente a 25 de novembro. Esta data foi instituída pela Resolução 52/134 da ONU. 

O seu propósito é alertar para a violência física, psicológica, sexual e social que atinge as mulheres. A violência contra as mulheres e as raparigas continua a ser uma das violações dos direitos humanos mais frequentes e generalizados do mundo.

A nível mundial, quase uma em cada três mulheres foi vítima de violência física e ou sexual cometida por um parceiro pelo menos uma vez na vida.

Em 2025 já morreram 11 mulheres em Portugal (dados oficiais até junho).

Esta é uma iniciativa do Grupo de Línguas à qual se associaram os Grupos de Educação Religiosa, Educação Física e Filosofia.


quarta-feira, 12 de novembro de 2025

À descoberta da Biblioteca Geral...com o 1.º ano

O 1.º ano viveu uma fantástica aventura em "À descoberta da Biblioteca Geral" que tem como objetivos familiarizar os pequenos leitores com a organização da biblioteca, o modo de funcionamento, assim como promover e incentivar a leitura.

Ouviram, com muita atenção, todas as informações e, no final, tiveram a pontuação máxima no jogo "O semáforo": o que podemos e o que não podemos fazer nas bibliotecas.


Visitaram os diferentes espaços e ficaram a conhecer todas as regras de funcionamento.


Esta foi a primeira aula na biblioteca mas, muitas outras se seguirão.