terça-feira, 29 de outubro de 2024

Dia da Biblioteca Escolar

Exposição das ilustrações da história "A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas"


Esta exposição reune ilustrações dos alunos do 4.º ano e família, assim como dos alunos de Artes Visuais e foi concebida para celebrar o Dia da Biblioteca Escolar.


28 de outubro é o dia em que se assinala em Portugal, o Dia da Biblioteca Escolar integrado no MIBE - Mês Internacional da Biblioteca Escolar - uma celebração anual das bibliotecas  das escolas de todo o mundo, cuja chamada à ação é lançada pela IASL - International Association of School Librarianship -.


A inauguração da exposição contou com a presença dos alunos, da família e das professoras, tendo como foco o lema deste dia: estreitar laços entre as diversas comunidades que constituem a comunidade escolar.


Partindo do mote do dia, a biblioteca convidou os alunos do 4.º ano, com a colaboração da família, e os de Artes Visuais para ilustrarem uma história que é um hino ao poder da leitura e dos livros "A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas"da autora portuguesa Luísa Ducla Soares.


A exposição tem início na escadaria central e prolonga-se até um dos espaços mais emblemáticos do colégio: o Museu Padre José Carvalhaes.


Estão de parabéns todos que contribuíram para esta magnífica celebração: alunos, família e professoras.


terça-feira, 22 de outubro de 2024

À descoberta da Biblioteca Geral

Formação de utilizadores, destinada aos alunos em início de Ciclo.


Em pleno Mês Internacional da Biblioteca Escolar recebemos os alunos do 1.º, 5º, 7.º e 10.º anos para uma viagem guiada à nossa biblioteca.


Acompanhados da Professora de Português, partiparam na atividade:
  • 12 turmas (nove do Ensino Regular, duas do Ensino Profissional, uma da ARTAVE);
  • 237 alunos;
  • 6 professoras.

Os alunos visitaram a biblioteca e partiram à descoberta da sua história, espaços, recursos e serviços.

  • Biblioteca física. Qual a sua história?
  • Os espaços e a coleção: que caraterísticas?
  • O catálogo: em papel e digital. Como consultar?
  • A Biblioteca digital, onde está?
  • A Biblioteca Geral e algumas das suas obras raras que exigem cuidados específicos de manuseamento.

Uma aula de Português para conhecer as múltiplas viagens que uma biblioteca tem para oferecer e como pode ajudar cada um dos seus utilizadores.



sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Camões: o mais geógrafo dos poetas

Alunos do 9.º ano de Geografia recolhem e apresentam notícias, nacionais e internacionais, com informações relevantes para a Geografia.
#Camões500anos

Para o geógrafo Orlando Ribeiro, Camões foi "o mais geógrafo dos poetas". Na sua obra mais conhecida "Os Lusíadas", reune um conjunto diversificado de informações geográficas, nomeadamente sobre as terras conhecidas, os mares navegados ou acabados de descobrir.


Para o arqueólogo Borges de Figueiredo, In A Geografia dos Lusíadas, 1983, Camões compreendia perfeitamente que a Geografia não consistia na enumeração dos países e das cidades, na indicação das montanhas e dos rios, nem mesmo nas mais recentes informações recolhidas sobre o Globo; mas que ela é verdadeiramente a reunião de todas as notícias que se possam obter sobre as diferentes regiões da terra, sobre a sua configuração e seu relevo, acerca do clima, produções e habitadores, em suma, o conjunto de todos os conhecimentos que foi possível adquirir sobre estes objetos desde as mais remotas idades.


Partindo destas premissas e, associando a Geografia às comemorações dos 500 anos do nascimento de Camões, nasceu a atividade "Camões: o mais geógrafo dos poetas"
Ao longo do ano, os alunos do 3.º Ciclo vão alimentar o mural com notícias atuais, nacionais e internacionais, com pertinência para a Geografia. 


quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Convite à leitura

Outubro, o  "Mês internacional da Biblioteca Escolar", começou de uma forma especial com um "Convite à leitura", aos alunos do 2.º e 3.º Ciclos.

O "Convite à leitura" acontece na 1.ª aula de Português de cada mês. Os alunos do 2.º e 3.º Ciclos são convidados a descobrir uma leitura, iniciada na sala de aula pela professora.

Leitura pelo prazer de saber o que conta a página seguinte, de descobrir outros autores e novas histórias. Ler por prazer, sem TPC's ou resumos.

Depois do convite feito pela professora, os alunos podem requisitar o livro para leitura domiciliária e, assim, verem crescer as folhas na "árvore dos livros". Esta ganha uma nova folha por cada "Convite à leitura" que os alunos aceitam.