- estimular a imaginação e a construção do conhecimento;
- fazer inferências e criar narrativas a partir de imagens.
Dos muitos objetos apresentados, cada aluno escolheu um e, a partir dele transformou-se num contador e apresentou uma história.
"A voz aos alunos" e "Hoje falo eu"...com o 4ºB
A propósito da unidade 7 "My Day", aos alunos do 5ºano, na disciplina de Inglês, foi lançado um desafio:
Os alunos Matilde Pereira, 4ºA; Guilherme Maia, 6ºB e Manuel Afonso Evnagelista, 11ºA, participaram na Fase Intermunicipal, prova escrita, do CNL - Concurso Nacional de Leitura - organizado pela Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira que decorreu em formato online.
Estão de parabéns pela forma como participaram e representaram o INA!.
Um projeto desenvolvido pelo 6ºano em ABP - Aprendizagem baseada em Projetos - e que integrou o programa do Município de Santo Tirso, Poesia Livre: vozes da Lusofonia, com homenagem ao poeta e escritor Ondjaki.
Ondjaki honrou-nos com a sua presença. Contou histórias e encantou pela simplicidade, humanidade e interesse pelos seus pequenos leitores que, jamais esquecerão este encontro proporcionado pela "Poesia Livre...Vozes da Lusofonia".
Atividade inserida no programa da "Poesia Livre" e apresentada pelos alunos do Secundário.
Atividade apresentada pelo 2ºA no âmbito do programa "Poesia Livre".
Numa sessão super bem apresentada pela Valentina e pelo Salvador, os alunos do 2ºA presentearam os alunos do 5ºB e 7ºB com uma sessão de poesia dos autores contemplados no programa de Educação Literária: Violeta Figueiredo, Sidónio Muralha e Cecília Meireles.
Uma atividade do
1º Ciclo ,
inserida no programa "Poesia Livre", que enche de cor e alegria o seu corredor.
Poesia e histórias ilustradas, histórias recriadas, biografias descobertas...poetas e escritores da lusofonia que serviram de mote para a construção deste estendal.
Este é o tributo do 1º Ciclo "às vozes da lusofonia" e a Ondjaki.
Um "estendal lusófono" para conhecer e admirar no corredor do 1º Ciclo.
Atividade apresentada pelo 2ºB no âmbito do programa "Poesia Livre".
Os alunos do 2ºB presentearam os alunos do 6ºB e 7ºA com uma sessão de poesia dos autores contemplados no programa de Educação Literária: Violeta Figueiredo, Sidónio Muralha e Cecília Meireles.
15 de março de 1961 - Início da Guerra Colonial
A UPA (União das Populações de Angola) mais tarde denominada de FNLA (Frente Nacional de Libertação de Angola) lança uma série de ataques em zonas isoladas tentando erradicar a população branca.
Por: Rafaela Sousa - 12ºA
Golpe de 11 de março de 1975
Menos de um ano depois do 25 de abril, a fação do ex-presidente António de Spínola tenta promover um golpe de Estado. A operação sai gorada e Spínola é obrigado a exilar-se.
Por Beatriz Miguel - 12ºA
Poesia Livre 2022 presta homenagem a Ondjaki
Comemorou-se no passado dia 21 de fevereiro o Dia Internacional da Língua Materna.
Esta efeméride foi proclamada pela UNESCO em 1999 e reconhecida formalmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
Ao comemorar o Dia Internacional da Língua Materna pretende-se proteger todas as línguas faladas no Mundo, honrando tradições culturais e respeitando a diversidade linguística.