Os alunos do 10º e 11º anos visitaram a Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica de Braga.
Esta visita inseriu-se nas comemorações do Dia Mundial da Filosofia que se celebrou no passado dia 17 de novembro e foram organizadas pelo Curso de Filosofia.
Na Faculdade, a Escola Superior mais antiga de Braga, a sessão de boas
vindas foi proferida pelo Diretor, Professor Doutor Miguel Gonçalves,
seguindo-se as palestras de Manuel Barros, Nuno Paulo Tavares e José Prudêncio, antigos alunos, licenciados em Filosofia, que se debruçaram, genericamente, sobre diferentes perspetivas profissionais sobre o curso de Filosofia: " Estudar Filosofia para quê? A formação em Filosofia e o mundo do trabalho."
No final das palestras seguiu-se uma visita à Biblioteca, ao CAB e às instalações da Faculdade de Ciências Sociais.
Com traje a rigor, todas as turmas trabalharam antes, em sala de aula, para a comemoração deste dia: reflexão, escolha de um pensamento filosófico e posterior impressão numa t-shirt.
No final da visita ficou claro que o curso de Filosofia, estudar Filosofia, "não serve" só para o ensino, a Filosofia é uma porta aberta para o futuro, na medida em que a estrutura do conhecimento científico assenta na Filosofia. É uma área de saber estruturante e permite a aquisição de competências transversais, importantes para o mercado de trabalho.
Capacidade crítica, capacidade de pensar com rigor, capacidade de questionamento...competências que o curso de Filosofia desenvolve.
Um agradecimento especial à
Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica de Braga, particularmente
à coordenação do Curso de Filosofia, que nos proporcionou esta
oportunidade de, em conjunto, celebrarmos e assinalarmos o Dia Mundial da Filosofia.
Aos
Professores de Filosofia do INA, Alberto Jerónimo e Raquel Costa, que, como Mestres, conduziram os alunos a mais uma experiência de "amor à sabedoria".