quarta-feira, 30 de abril de 2014

25 de abril | 40 anos

24 de abril, ao primeiro intervalo da manhã, todos se dirigiram para o Campo de S. João para ouvir "Palavras de abril", a poesia  e a música que marcaram esta data.

No final, com o apoio do Grupo Columbófilo Tirsense, foram largadas 40 pombas com "mensagens de abril".

Ao longo do dia foram distribuídas "Palavras de ordem de abril", palavras que encheram as paredes e se transformaram em murais a partir de 25 de abril de 1974.


Para além destes momentos, todos puderam ver nos corredores e sala dos professores,  cartazes e imagens alusivas à revolução de abril. Um conjunto de trabalhos preparados e apresentados pelos alunos do 6º e 9ºanos.

Na biblioteca está patente a exposição de "marcadores 25 de abril" que ainda poderá visitar.

 
Esta foi uma atividade organizada, em parceria, pelo Grupo Disciplinar de História e pela Biblioteca Geral para assinalar os 40 anos do 25 de abril.


terça-feira, 29 de abril de 2014

Hora do Conto

Para um público muito especial:  Laranjas, Amarelos, Azuis e Vermelhos

As histórias são sempre especiais, mas com contadores tão fantásticos têm, ainda, um brilho mais especial.

"Quem dá um abraço ao Martim?"
"A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas"

Foram as histórias apresentadas no final do 2º período.


Título: Quem dá um abraço ao Martim?
Autor: David Melling 
Tipo de documento: livro
Editora: Minutos de Leitura
ISBN: 9789727931552

Título: A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas
Autor: Luísa Ducla Soares 
Ilustradora: Maria João Raimundo 
Tipo de documento: livro
Editora: Livros Horizonte
ISBN: 9789722416009

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Exposição: Marcadores de abril


Está patente na Biblioteca Geral uma exposição de "Marcadores de abril" elaborados pelos alunos do 6º e 9ºanos.
Esta exposição insere-se nas comemorações 25 de abril |40 anos.
A não perder!

terça-feira, 22 de abril de 2014

Dia Mundial do Livro

O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril.  
Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia desapareceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare.



sexta-feira, 4 de abril de 2014

Exposição "Semana da Água e da Floresta"



Nesta "Semana da Água e da Floresta", os alunos, do 1º ao 9ºanos, elaboraram diversos trabalhos alusivos ao tema: "a água".
Exposições magníficas que deram mais colorido aos diferentes espaços do colégio.

Semana da Água e da Floresta: trabalhos

Os trabalhos apresentados pelos alunos durante a "Semana da Água e da Floresta" foram tão maravilhosos que o grupo organizador da atividade, a Eco-Escola e a Biblioteca Geral, decidiu constituir um júri, com professores de Educação Visual, para eleger os melhores trabalhos.


Parabéns aos autores dos trabalhos selecionados pelo Júri.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Histórias no INA

...com a EB1 da Lagoa


No âmbito do projeto “Histórias no INA”, recebemos no passado dia 2 de abril, dia internacional do livro infantil, a turma do 4ºano, que também integra os alunos do 1ºano, da EB1 da Lagoa acompanhados pela Profª. Nivea Andrade.



Num dia tão especial como este, depois de uma visita às instalações do Instituto Nun’Alvres, foi tempo de conhecer a biblioteca e participar na atividade preparada para este dia, o “Espaço de Troca”. Neste espaço existem livros, quase, quase novos, que todos os alunos podem trocar por um qualquer outro livro pessoal. 



À sua espera tinham, também, “Um pequeno crocodilo ternurento que só visto”, uma história de amor improvável, mas com um final feliz.

Fonte



Título: Um pequeno crocodilo ternurento que só visto
Autor: Daniela Kulot
Ilustrador: Daniela Kulot
Tipo de documento: livro
Editora: Kalandraka
ISBN: 9789898205636








No dia em que o livro infantil era o protagonista, todos sorriram perante a história que ouviram e os seus olhos pediram “vitória, vitória, que venha mais uma história.”

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Dia Internacional do Livro Infantil_2 de abril





O dia internacional do livro infantil comemora-se a 2 de abril, data de nascimento do escritor dinarmaquês Hans Christian Andersen

Todos os anos, o IBBY - International Board on Books for Young People - convida um autor de um dos países membros para assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil com uma mensagem que celebre a prazer da leitura e a importância da literatura para os mais novos e em Portugal, esta mensagem é acompanhada de um cartaz com uma ilustração de Ana Biscaia, que venceu em 2013 o Prémio Nacional de Ilustração.
"...continuem a ler"


 Mensagem, 2 de abril, 2014

Carta às crianças de todo o mundo


Os leitores frequentemente perguntam aos escritores, como é que eles escrevem as suas histórias – De onde surgem as ideias? Da minha imaginação, responderá o escritor. Ah, sim, dizem os leitores. Mas onde está a tua imaginação, e do que ela é feita, e toda a gente tem uma?

Bem, diz o escritor, está na minha cabeça, claro, e é feita de imagens e palavras e memórias e excertos de outras histórias e palavras e fragmentos de coisas e melodias e pensamentos e rostos e monstros, e formas e palavras e movimentos e palavras e ondas e arabescos e paisagens e palavras e perfumes e sentimentos e cores e rimas e pequenos clicks e lufadas e sabores e rajadas de energia e enigmas e brisas e palavras. E tudo isto girando dentro da tua cabeça, cantando e caleidoscópicando e flutuando e sentando e pensando e coçando a cabeça.


É claro que cada um tem uma imaginação: caso contrário, não conseguiríamos sonhar. Embora a imaginação de cada um não contenha a mesma coisa. Provavelmente dentro da imaginação dos cozinheiros existem maioritariamente sabores, e a imaginação dos artistas deve ser composta por muitas cores e formas. Já a imaginação dos escritores é repleta de palavras.

E para os leitores e ouvintes de histórias, a sua imaginação é também movida por palavras. A imaginação do escritor trabalha e gira e forma ideias e sons e vozes e personagens e acontecimentos numa história, e a história é feita de somente palavras, batalhões de rabiscos que marcham através das páginas. De seguida, vem um leitor e os rabiscos ganham vida. Eles permanecem na página, ainda parecem batalhões, mas também estão a brincar com a imaginação do leitor, e o leitor está agora a moldar e a girar as palavras de modo que a história decorre agora dentro de sua cabeça, como já aconteceu na cabeça do escritor.

É por isso que o leitor é tão importante para a história como o escritor. Existe apenas um escritor para cada história, mas existem centenas, ou milhares ou até mesmo milhões de leitores, não só na língua do escritor, mas também traduzido em muitas línguas. Sem o escritor a história nunca teria nascido; mas sem as centenas de leitores à volta do mundo, a história nunca teria vivido todas as vidas que podia viver.


Cada leitor de uma história tem algo em comum com todos os outros leitores dessa história. Separadamente e de alguma forma também juntos, eles recriaram a história do escritor na sua própria imaginação: um ato que é ao mesmo tempo privado e público, individual e comunitário, íntimo e internacional. Pode muito bem ser o que os humanos fazem de melhor.


Continuem a ler!


Siobhán Parkinson


Autor, Editor, Tradutor e detentor da posição de “Laureate na nÓg” (Children’s Laureate of Ireland).

terça-feira, 1 de abril de 2014

Dar Liberdade às Palavras

 
 " nas tuas mãos começa a liberdade"Manuel Alegre, In O Canto e as Armas
"vi nas ruas da cidade, o coração do meu povo, gaivota de liberdade, voando num Tejo novo."
 Ary dos Santos
 " e assim se lembra outro dia febril que em tempos mudou a história" José Jorge Letria

Pelas mãos dos alunos, as palavras sairam à rua e, em belos balões coloridos, foram libertadas ao vento.

"Poesia Livre" foi o programa apresentado, entre 21 e 29 de março, pela Câmara Municipal de Santo Tirso para comemorar o dia mundial da poesia. 
Todas as escolas e instituições do concelho foram convidadas a participar neste programa que apresentou um tributo a Zeca Afonso, no ano em que se comemoram 40 anos da revolução de abril.

No dia 25 de março, o INA juntou-se às comemorações com a atividade "Dar liberdade às palavras", organizada pelo Departamento de Português e pela Biblioteca Geral.