segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Conversa com Ana Saldanha

Aconteceu no passado dia 24 de outubro, na Biblioteca Municipal de Santo Tirso, um encontro com a escritora e tradutora Ana Saldanha, no qual participaram os alunos do 7ºA.


A escritora começou por pedir aos alunos que apresentassem as suas questões, mas pertinentes, e não questões que teria de "premiar" com a limpeza de umas quantas prateleiras da biblioteca.


Apaixonou-se pela leitura porque via a mãe e o avô materno a lerem completamente embebecidos. Começou a ler para perceber se era assim tão divertido como via que era para eles. E assim, a partir dos seis anos tornou-se uma leitora compulsiva.


As personagens e as situações retratadas nos seus livros são, muitas vezes, algo que vivenciou. Escreve para remediar e resolver situações, assim como para comemorar ocasiões específicas.


Tem algumas histórias na gaveta, à espera de serem terminadas para que possam, um dia, ser publicadas. Entre elas está uma que retoma uma personagem de outras histórias: a Dulce.


Acredita que nem todos os livros são para toda a gente, mas que é possível cada um de nós encontrar o seu livro. Para os que não gostam de ler, acredita que é possível descobrir prazer na leitura se encontrarem o livro certo.

Mais ou menos meio metro
É quanto mede por fim.
Por pouco tempo, é certo...
Diz-me lá então a mim
Qual é a coisa, qual é ela?
(...)
A resposta à adivinha
tem quatro letras e é
Uma palavra sozinha.
Adivinhaste? 

O nosso João Nuno adivinhou!


Esta e partes de outras histórias foram lidas,  por Ana Saldanha, que imprimindo grande vivacidade à leitura e às respostas a todas as perguntas,  nos brindou com um momento extraordinário de encontro e promoção da leitura.

Atividade integrada no MIBE - Mês Internacional da Biblioteca Escolar

Sem comentários:

Enviar um comentário