terça-feira, 8 de novembro de 2016

A caminho do...Dia Mundial da Filosofia




Em 2002, durante a 33ª. sessão da Conferência Geral da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura), como resultado de vários esforços e iniciativas nesse sentido, foi aprovado o princípio de um Dia Mundial da Filosofia, celebrado na terceira quinta-feira do mês de novembro de cada ano, e que este ano terá lugar no dia 17 de novembro.


A UNESCO instituiu o Dia Mundial da Filosofia, fruto da relevância que a reflexão e o questionamento filosóficos assumem para o diálogo entre os povos, onde cada um se deverá sentir livre de participar em qualquer lugar. Este dia é fruto da necessidade da humanidade refletir sobre os acontecimentos atuais, fomentando-se e enaltecendo-se o pensamento crítico, criativo e independente, contribuindo-se assim para a progressiva tomada de consciência da nossa condição e para a promoção da tolerância e da paz.


Para assinalar este dia, o Grupo de Filosofia e a Biblioteca Geral desenvolverão algumas atividades com os alunos do 10º e 11ºanos. Uma das atividades é colocar numa t-shirt um pensamento filosófico. Cada uma das turmas terá um pensamento e uma t-shirt de cor diferente.
Neste sentido, foi pedido a cada um dos alunos que elaborasse um pensamento/frase que refletisse acerca do valor e da importância/utilidade da filosofia nos nossos dias. Os alunos foram informados de que esse pensamento nãp deveria ser muito extenso, uma vez que o pensamento selecionado seria, depois, estampado numa t-shirt e o objetivo era que o pensamento fosse facilmente perceptível/compreensível.
Foram fornecidos aos alunos alguns textos acerca do valor e da importância da filosofia nos nossos dias, com o intuito de ajudar os alunos a elaborarem o pensamento. Posteriormente, em sala de aula, em cada uma das turmas, foram formados diferentes grupos e, aqui, cada aluno partilhou e refletiu sobre cada uma das frases.


Em cada turma foram selecionadas três frases e eleita uma frase para ser estampada na respetiva t-shirt de turma. Essas t-shirts serão usadas pelos alunos no dia 17 de novembro, Dia Mundial da Filosofia, numa visita que efetuarão à Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica de Braga, onde assistirão a uma conjunto de testemunhos sobre diferentes perspetivas profissionais do curso de Filosofia, que serão apresentados por antigos alunos do curso de Filosofia.


Pretende-se comemorar o Dia Mundial da Filosofia, mostrando aos alunos a importância e a utilidade da Filosofia e do pensamento crítico na sociedade contemporânea, bem como despertar nos mesmos o gosto pela Filosofia e pelo filosofar.





1 comentário:

  1. Excelente ideia! Mais do que nunca a filosofia como reflexão crítica tem de estar presente

    ResponderEliminar