terça-feira, 24 de março de 2015

Encontro com Mundo Segundo

No passado dia 19 de março, e integrando as atividades da Poesia Livre,  o rapper Mundo Segundo esteve no INA para debater a questão da ligação entre a escrita de letras musicais e a poesia.


A sessão contou com a presença da Direção do INA e da Vereadora da Educação e Cultura da Câmara Municipal de Santo Tirso, Engª. Ana Maria Ferreira, e de uma plateia ao rubro para ouvir um dos seus ídolos.


A abertura foi feita pelos alunos, Carlos Coelho, João Costa e João Lopes do 3ºTR e Vitor Rocha do 2º TFC, que prepararam e apresentaram um rap da sua autoria e encantaram todos!
Cantaram poesia com ritmo de rap; a música e a literatura de mãos dadas no momento em que se festejava a festa da poesia.

Olha! Age! Canta..em rap

 A apresentação do nosso convidado foi feita pela Ivânia Costa do 3º TAL.


"A poesia transformou a minha vida".
Estas foram as primeiras palavras que Mundo Segundo dirigiu à plateia. Continuou defendendo, de forma clara e veemente, as suas ideias e apresentando argumentos para combater uma ideia generalizada de que "a poesia é uma seca". Defendeu, também, que "ler não é nada uma seca, pois se queremos ser maiores, ler é a melhor coisa que podemos fazer".
Fez um elogio rasgado à aprendizagem do português e à importância do professor e assumiu o rap "como forma de fazer a aproximação à leitura".
Muito questionado pela plateia, a todos respondeu com cuidado e atenção não se furtando, no final, a um número infindável de selfies que muitos quiseram tirar.

A sessão foi encerrada com a participação do Márcio Ruivo do 2ºTR que nos brindou com mais um momento de "olha!age!canta...em rap".

Parabéns para todos os alunos intervenientes e para a Profª. de Português Lara Guimarães, pela dinâmica da atividade. 


Um agradecimento especial ao nosso convidado Mundo Segundo pelo muito que nos deixou.

Ver aqui reportagem da RTP1
Ver aqui reportagem Santo Tirso TV



Sem comentários:

Enviar um comentário