terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Testemunhos de Vida

...integrados no projeto "Educa o Olhar" - Geografia 9ºano

Filipe Pinto e Rafael Silva
Filipe Pinto, Presidente dos "Leigos para o Desenvolvimento", organização não governamental de cooperação para o desenvolvimento e, também, ligado ao projeto "Academia Ubuntu" que se destina a capacitar jovens, provenientes de contextos de exclusão social, para a liderança de projetos nas comunidades onde vivem.
Rafael Silva, ligado ao projeto de voluntariado missionário voltado para  a intervenção nos países em desenvolvimento de expressão portuguesa,  "O Grão", e à comunidade de inserção de famílias estrangeiras e nacionais, "Centro Comunitário São Cirilo".

Estiveram presentes, hoje, no INA e apresentaram, nas aulas de Geografia, do 9º F, 9ºG e 9ºE, a sua experiência de trabalho e de vida em projetos de voluntariado.

Todas as turmas foram envolvidas numa dinâmica que pretendia consciencializar para a distribuição mundial da população e do rendimento pelos diferentes continentes.
Os alunos foram levados a perceber onde se concentra, mais, a população e o rendimento, assim como as necessidades de cada continente.


Filipe Pinto e Rafael Silva, com preocupações profundas no apoio aos mais necessitados, acreditam que é possível tornar o mundo num sitio mais equilibrado e mais justo.
Se, no mundo há pessoas sem voz, como esta dinâmica tão bem demosntrou, na escola, também, podemos encontrar pessoas que precisam de nós para se fazerem ouvir.
Todos nós podemos fazer a diferença e dar pequenos passos que podem ajudar a mudar o mundo.
Deixaram-nos um grande desafio: " como fazer a diferença na nossa comunidade educativa? como aumentar os níveis de literacia? como ajudar a saber mais?..."

Uma questão a abordar pelos alunos nos diversos projetos a desenvolver em "Educa o Olhar".

Bem hajam pelo muito que nos deixaram!







Sem comentários:

Enviar um comentário