sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Testemunho de Vida

... ...integrado no projeto "Educa o Olhar" - Geografia 9ºano


Andreia Soares, licenciada em Animação Socioeducativa com especialização em Desenvolvimento Local e a frequentar o mestrado em Relações Internacionais: Estudos de Paz e Segurança. 
Atualmente é técnica de projetos de Educação para o Desenvolvimento na ONGD "Rosto Solidário" e facilitadora da Comunidade de Língua Portuguesa da Rede Interinstitucional para a Educação em situações de Emergência "INEE".
Tem experiência em programas de cooperação para o desenvolvimento e voluntariado para a cooperação com Angola, Cabo Verde e Guiné-Bissau no setor da Educação e em gestão de programas de formação inicial e contínua no âmbito da educação não formal.
 


Esteve presente, hoje, no INA e apresentou, nas aula de Geografia, do 9º D, A e C , a instituição onde trabalha.
Como ponto de partida, propôs às turmas uma diâmica que levou os alunos a refletirem sobre as diferenças no acesso à educação. 


Aqui, no lugar onde vivemos, é natural as crianças e jovens dirigirem-se para a escola todos os dias, mas noutros lugares do mundo, nem sempre é assim. Há, jovens da mesma idade dos que frequentam estas turmas, que todos os dias correm riscos de vida para chegarem até à escola, ou que nunca conseguem lá chegar.



Através da dinâmica proposta, os alunos são levados a caracterizar Malala, Prémio Nobel da Paz 2014. Uma jovem que começou por denunciar, nas redees sociais, a desigualdade do acesso à educação no seu país, o Paquistão. Lutou em nome do direito à educação para todas as crianças.
"Uma criança, um professor, uma caneta e um livro podem mudar o mundo." (Malala Yousafzai)


Deixou-nos com sugestões  de trabalho para os alunos, que poderão ser desenvolvidas  no projeto "Educa o Olhar"

Darem voz às pessoas que lutaram pelo direito à educação!
Ir à procura de quem tem dedicado a sua vida a lutar por esta causa " acesso à educação para todos" e dar  a conhecer, a toda a comunidade, a sua luta e as suas vidas.


Agradecemos a presença, o testemunho e a partilha, bem haja!










Sem comentários:

Enviar um comentário