segunda-feira, 31 de outubro de 2011

24 de Outubro: Dia da Biblioteca Escolar

Comemoramos na passada 2ª.feira, 24 de Outubro, o " dia internacional da biblioteca escolar".
Nesse dia construímos o nosso "Mural de Leituras". Cada livro requisitado foi um "tijolo" que ajudou a construir o nosso muro. No intervalo da manhã, o TEINA - Teatro Experimental do INA - brindou-nos com a representação do texto de Luísa Ducla Soares "A fada Palavrinha e o gigante das bibliotecas".

 "Graças à fada, ao gigante
é mesmo uma loucura
ver tanta gente feliz
presa à sua leitura". 

Foi um momento de grande alegria! Parabéns a todos os participantes e ao nosso encenador João Regueiras.

Semana da Alimentação

Em parceria com o Departamento de Ciências Físico Naturais, comemoramos de 13 a 19 de Outubro a "Semana da Alimentação", uma forma de assinalar o Dia Mundial da Alimentação, que se comemorou a 16 de Outubro.
E hoje apresentamos as imagens das diversas exposições, que contaram com a participação dos alunos desde a Escola Infantil ao 8ºano, e a visita do 4ºano à exposição patente na biblioteca.




sexta-feira, 28 de outubro de 2011

A menina do mar

"Era uma vez uma casa branca nas dunas, voltada para o mar. Tinha uma porta, sete janelas e uma varanda de madeira pintada de verde. Em roda da casa havia um jardim de areia onde cresciam lírios brancos e uma planta que dava flores brancas, amarelas e roxas."
Sophia de Mello Breyner Andresen, A menina do mar, 1958

E hoje apresentamos um pequeno vídeo do musical de Filipe La Féria "A menina do mar", baseado na obra, com o mesmo nome, de Sophia de Mello Breyner Andresen, a escritora do mês de Outubro.


Título: A menina do mar 
Autor: Sophia de Mello Breyner Andresen
Ilustrador: Sarah Affonso
Tipo de documento: livro
Editora: Ática



sexta-feira, 21 de outubro de 2011

24 de Outubro: Dia da Biblioteca Escolar

 
Em consonância com os objectivos definidos pela International Association of School Librarianship (IASL), a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) declara o dia 24 de Outubro como o Dia da Biblioteca Escolar, este ano dedicado ao tema "Biblioteca Escolar. Saber. Um Poder para a Vida".
Também nós nos juntamos a esta comemoração com um conjunto de atividades específicas dirigidas aos nossos utilizadores:

  • todo o dia | Mural de Leituras| quem requisitar um livro ajudará a construir o "mural de leituras"
  • 10h00 | A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas | encenação da história pelo TEINA
  • 12h55 | Amigos da Biblioteca | criação do grupo de trabalho "amigos da biblioteca" | para alunos do 5º ao 9º anos
...uma biblioteca presente...anda daí, vem conhecê-la melhor...

Na biblioteca

O que está errado nesta visita de Mr. Bean à biblioteca?

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O plágio nos trabalhos académicos

É hoje apresentado o estudo "Integridade académica em Portugal" da autoria da professora Aurora Teixeira da Universidade do Porto, na conferência "O plágio no ensino superior" que decorre no ISCTE em Lisboa.

"Metade dos estudantes do ensino superior admite já ter plagiado em trabalhos académicos".

As conclusões do estudo podem ser consultadas aqui:

http://www.fep.up.pt/docentes/ateixeira/integridade_academica/11.09.11_Integridade%20Académica%20em%20Portugal_relatório%20síntese.pdf

Plágio. Ocultação de referências bibliográfias. Compra de trabalhos. Apresentação inadequada de citações bibliográficas.O mesmo trabalho entregue para várias disciplinas. Copiar em exames...

Num tempo em que as fontes de informação são tantas e tão diversificadas e que o acesso à mesma está à distância de um clique, é fundamental a educação para a utilização da informação. O "direito de autor" existe e deve ser respeitado, em qualquer suporte que esteja a informação.  Para ajudar na pesquisa e redação de trabalhos, consulta, aqui no blogue, "Documentos da Biblioteca - Como fazer uma pesquisa documental e apresentar um trabalho escolar".



terça-feira, 18 de outubro de 2011

Semana da Alimentação

Porquê e para quê uma alimentação saudável? Através deste vídeo, a Melanie Coelho e a Sofia Gouveia do 10ºA, dão-nos a resposta.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Semana da Alimentação

Como forma de chamar a atenção para a importância de uma alimentação saudável, a Marta e a Vanessa do 10º A, realizaram este vídeo:

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Dia Mundial da Alimentação: 16 de Outubro

16 de Outubro - Dia Mundial da Alimentação

Para assinalar este dia, propomos, também, uma "viagem literária alimentar" através dos livros, existentes na nossa biblioteca, sobre esta temática.


Simplesmente comer.... ou seja, gozar o prazer da comida, sem ter peso na consciência ou inquietação de insegurança. Afinal, comer é uma função da vida, uma necessidade absoluta para a sobrevivência. E é por isso que dá prazer. Um Guia indispensável para conhecer melhor os alimentos e garantir uma saúde equilibrada.





Por meio de uma linguagem concisa e objetiva, apresenta-se uma abordagem abrangente dos conceitos fundamentais e de aplicações dos princípios e objecivos da nutrição, levando em consideração os aspetos educacionais e de saúde, e suas correlações com os aspetos social, económico e cultural.








Um livro que fala de mastigar e engolir, ou seja é um livro que fala sobre a alimentação. E também fala de um cadeia: a cadeia alimentar em que cada ser vivo desempenha o seu papel.






 Folhas, frutos, raízes, flores e cogumelos: a floresta oferece muitas delícias! Este livro propõe mais de 40 receitas originais para cozinhar pratos a partir das plantas das nossas florestas.

Neste livro poderá descobrir porque é que as crianças estão a engordar assustadoramente e como é que os pais e outros familiares, através de boas práticas culinárias e outras, podem ajudar a melhorar esta situação.

                                                
Um livro a pensar nas crianças. Para que elas aprendam de forma divertida e, por isso, mais agradável, os princípios de uma alimentação saudável. Uma alimentação racional não é uma alimentação cara, estranha ou enfadonha.
Tchim e a AliMentaÇão aqui está de novo: com novos saberes e modernas tendências, com garra para levar a mensagem a outro público, além do mais jovem; com apelos à atenção, à conceitualização e ao prazer; em suma, com grande maturidade inovadora.
Nas sociedades contemporâneas cada vez mais a alimentação está sujeita aos condicionalismos profissionais que tornam as refeições em momentos de stresse, de pouco prazer e ritmo acelerado. A par destes imperativos encontramos o implacável conceito de beleza expresso em corpos magros, graciosos e ginasticados. E é precisamente para acompanhar a cadência da actividade laboral, sem descurar uma correcta alimentação, que surge este livro escrito por um especialista em nutrição, que aborda a alimentação desde a gravidez até à terceira idade, sem esquecer temas como a doença, o exercício físico e a obesidade.

Tudo o que ingeres afeta o teu organismo, o modo como este funciona, o seu aspeto e o seu bem-estar. Toda a gente precisa das mesmas substâncias básicas que constituem os alimentos, a que chamamos nutrientes. Mas o teu corpo modifica-se em alturas diferentes da tua vida. E, durante a puberdade, ele cresce e transforma-se tão rapidamente que tens necessidades nutritivas especiais.


De que nutrientes necessitamos e em que quantidades? Como podemos obtê-los através da alimentação? Porque razão o seu equilíbrio é tão importante? Que consequências têm para a saúde, tanto a deficiência como o excesso de nutrientes?
O objectivo desta obra é dar resposta, de forma clara, aprazível e prática, a todas estas questões.

Como podemos escolher o melhor para nós entre todos os alimentos disponíveis no mercado? Como podemos saber quais são as características nutricionais de cada um deles? Como podemos transformar em indicações úteis a quantidade de informação que aparece em letras pequeninas - ou que apenas está implícita, porque nem aparece?
Em suma: como ler um rótulo e como saber o que lá não está?
Neste livro são analisados os alimentos que compõem as nossas refeições, do princípio ao fim de cada dia. 

É um livro que ensina muita coisa importante sobre alimentação e saúde. Sabia, por exemplo, que um queque tem as calorias de três carcaças? E ainda há quem diga que o pão engorda!

Vivemos rodeados de alimentos saborosos, agradáveis à vista, ao cheiro e ao sabor, de fácil acesso, de fácil deglutição. Com rapidez se metem na boca e se engolem. Hipercalóricos. Vivemos também uma vida quotidiana cheia de velocidade no tempo e no espaço, numa corrida para atingir metas e objectivos, que parecem seguir um caminho irreversível. Mas é uma corrida sem músculos, quase sem movimentos. Consome-nos sem consumir energia. Neste cenário, onde temos a sensação de ter acordado sem saber porquê, o apetite sem fome é um sintoma. A compulsão alimentar, desorientada e desadequada, bate à porta como uma intrusa. Irresistível, avassaladora. Devoradora. Neste livro procurámos explicar as causas. E contamos quinze histórias clínicas, que são histórias de vida e histórias de comida. Mas não ficamos por aí: procuramos encontrar soluções, aconselhar. E apresentamos alternativas. Porque afinal comer é mesmo bom.

O objectivo desta obra é promover, de forma prática e simples, hábitos alimentares mais saudáveis que contribuam para melhorar a qualidade de vida de toda a família. Ao longo dos vários volumes serão apresentadas as propriedades e a composição de cada ingrediente, para além de conselhos específicos e deliciosas receitas. 




Jamal está farto. Sente-se cansado a maior parte do tempo e quase nunca é selecionado para a equipa de futebol da escola. Para se sentir melhor, passa o tempo a comer. Finalmente acaba por perceber que sofre de obesidade e decide tomar medidas.

É frequente ouvirmos os pais queixarem-se do tempo que os filhos perdem em frente do espelho, das horas que passam na escolha sempre insatisfeita da roupa certa,  das idas sucessivas à balança, da necessidade de se sentirem bonitos junto do seu grupo de amigos...De repente o corpo adquire um tal significado que o jovem parece relacionar-se exclusivamente através dele.
A autora aborda toda a complexidade desta vivência, alertando para situações que poderão necessitar da intervenção de um especialista nesta área.