Uma históriaredondaé um conto sobre livros escrito por António Torrado que nos diz que "se um adulto quiser sobreviver na memória de uma criança conte histórias".
A biblioteca do INA é diferente da 1ª. biblioteca que António Torrado visitou, aqui há livros para todos as idades e um ambiente alegre e colorido à tua espera. Atreve-te a entrar...
Título: Uma história redonda...e outra história Autor: António Torrado Tipo de documento: livro Editora: Civilização ISBN: 978-972-22633-1-7
Quase não tínhamos livros em casa
E a cidade não tinha livraria
Mas os livros que em nossa vida entraram
São como a radiação de um corpo negro
Apontando pra a expansão do Universo
Porque a frase, o conceito, o enredo, o verso
(E, sem dúvida, sobretudo o verso)
É o que pode lançar mundos no mundo.
Tropeçavas nos astros desastrada
Sem saber que a ventura e a desventura
Dessa estrada que vai do nada ao nada
São livros e o luar contra a cultura.
Os livros são objetos transcendentes
Mas podemos amá-los do amor táctil
Que votamos aos maços de cigarro
Domá-los, cultivá-los em aquários,
Em estantes, gaiolas, em fogueiras
Ou lançá-los pra fora das janelas
(Talvez isso nos livre de lançarmo-nos)
Ou o que é muito pior por odiarmo-los
Podemos simplesmente escrever um:
Encher de vãs palavras muitas páginas
E de mais confusão as prateleiras.
Tropeçavas nos astros desastrada
Mas pra mim foste a estrela entre as estrelas
Sabem o que é um "Zbiriguidófilo"? Os alunos do 1º, 2º e 3º anos integrados nas "Actividades extracurriculares de férias" participaram, no dia 7 de Julho, numa "Oficina de Histórias" e criaram imensos Zbiriguidófilos...
Partindo da história de Pitum Keil do Amaral "O Zbiriguidófilo e outras histórias", os nossos meninos deram asas à imaginação e cada um criou o seu Zbiriguidófilo, porque, como eles dizem, o Zbiriguidófilo é:
uma coisa imaginária, o que nós quisermos;
algo que nos faz companhia e nos traz alegria;
um animal imaginário, com muitas cores e que gosta de papel quadriculado;
30 de Junho, o dia em que as redes sociais são celebradas em todo o planeta. Em Portugal, o Social Media Day para "celebrar a revolução dos media que se tornaram sociais", vai ter lugar em Masosinhos, na Exponor, a partir das 18h00.
Para saber mais: http://smdayportugal.blogspot.com/p/oradores.html
"Formar para um uso crítico e esclarecido dos meios de comunicação, novos e tradicionais, é um imperativo de cidadania cada vez mais premente e que constitui profunda preocupação de instituições tão diversas como o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, a Comissão Nacional da UNESCO, o Conselho Nacional de Educação, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social, o Gabinete para os Meios de Comunicação Social, o Ministério da Educação e a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento." In Texto de Apresentação
Acompanhados pela profª. Natália Martinse pela D. Fernandinha recebemos, na passada 5ª.feira,16 de Junho, a turma do 4º ano da EB1 de Avidos, nossos futuros alunos, para uma visita à biblioteca e a outros espaços do colégio. Começamos por apresentar o nosso patrono o S. Nuno Alvares Pereira e a directora do INA, a Drª. Maria do Céu Pinheiro. Na biblioteca contamos uma história, a do Henrique "O incrível rapaz que comia livros"que todos ouviram com atenção e interesse.
Percorremos todos os cantos da biblioteca, demos a conhecer a forma como está organizada e o que os alunos cá podem encontrar. Visitamos uma sala de aulas e a turma conheceu alguns dos seus futuros professores.
Esta foi uma forma, também, de fazer a aproximação destes alunos à sua futura escola. Até Setembro...
4 de Junho, dia da "Festa de Parabéns 2011".Uma forma de juntar alunos, pais e professores para felicitarmos os alunos que ao longo do ano lectivo viram os seus trabalhos premiados nos diversos concursos que a biblioteca organizou.
Promover a leitura e a biblioteca através de actividades lúdicas e divertidas é o ojectivo dos concursos dinamizados pela biblioteca e pelos seus diversos parceiros. Parabéns a todos os participantes!