quinta-feira, 30 de junho de 2011

Dia Internacional das Redes Sociais

30 de Junho, o dia em que as redes sociais são celebradas em todo o planeta. Em Portugal, o Social Media Day para "celebrar a revolução dos media que se tornaram sociais",  vai ter lugar em Masosinhos, na Exponor, a partir das 18h00.
Para saber mais:
http://smdayportugal.blogspot.com/p/oradores.html

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Foi lançado o portal da Literacia Mediática


Para o uso crítico e esclarecido dos media

"Formar para um uso crítico e esclarecido dos meios de comunicação, novos e tradicionais, é um imperativo de cidadania cada vez mais premente e que constitui profunda preocupação de instituições tão diversas como o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, a Comissão Nacional da UNESCO, o Conselho Nacional de Educação, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social, o Gabinete para os Meios de Comunicação Social, o Ministério da Educação e a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento." In Texto de Apresentação

A leitura em imagens




Um blogue a visitar:
http://bibliolectors.tumblr.com/

A leitura em imagens fabulosas, magníficas, enternecedoras, risonhas, apelativas, imaginativas...

terça-feira, 21 de junho de 2011

Visita do 4ºano da EB1 de Avidos

Acompanhados pela profª. Natália Martins e pela D. Fernandinha  recebemos, na passada 5ª.feira,16 de Junho, a turma do 4º ano da EB1 de Avidos, nossos futuros alunos, para uma visita à biblioteca e a outros espaços do colégio. Começamos por apresentar o nosso patrono o S. Nuno Alvares Pereira e a directora do INA, a Drª. Maria do Céu Pinheiro. Na biblioteca contamos uma história,  a do Henrique "O incrível rapaz que comia livros" que todos ouviram com atenção e interesse.
Percorremos todos os cantos da biblioteca, demos a conhecer a forma como está organizada e o que os alunos cá podem encontrar. Visitamos uma sala de aulas e a turma conheceu alguns dos seus futuros professores.
Esta foi uma forma, também, de fazer a aproximação destes alunos à sua futura escola. Até Setembro...


Festa de Parabéns 2011

4 de Junho, dia da "Festa de Parabéns 2011". Uma forma de juntar alunos, pais e professores para felicitarmos os alunos que ao longo do ano lectivo viram os seus trabalhos premiados nos diversos concursos que a biblioteca organizou.
Promover a leitura e a biblioteca através de actividades lúdicas e divertidas é o ojectivo dos concursos dinamizados pela biblioteca e pelos seus diversos parceiros.
Parabéns a todos os participantes!


quinta-feira, 26 de maio de 2011

Um dia no hospital dos pequeninos

Um livro infantil que pretende ajudar as crianças a perder o medo das "batas brancas" e dos hospitais. Escrito em conjunto por um grupo de estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa e ilustrado por José Maria Souto Moura, apresenta  uma temática que é difícil de abordar com os mais pequenos de uma forma muito simples e divertida.
Para além de uma história didáctica o que tem de especial este livro?
Um dos autores é o Francisco (Kiko) Goiana Godinho da Silva que foi aluno do INA! De 1998 a 2001, com o nº 390, foi um frequentador assíduo da nossa biblioteca que, ainda, guarda as memórias de quando apresentava, com mestria, os livros lidos.
Parabéns Kiko por mais um projecto tão bem sucedido! A nossa biblioteca tem as portas abertas para a apresentação deste livro...


Título: Um dia no hospital dos pequeninos
Textos: Pedro Stuq Palma
Desenhos: José Maria Souto Moura
Tipo de documento: livro
Editora: Prime Books
ISBN: 978-989-655-095-0

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Letras doces

E terminamos estes "9 dias e meio de poesia" de uma forma verdadeiramente doce, com o apoio do Curso Profissional Técnico de Restauração que preparou um lanche de "Letras doces". Ouvimos, também, os nossos artistas do 5ºF, que coordenados pelo prof. Carlos Carneiro e com o apoio do prof. André, apresentaram poemas musicados da obra de João Pedro Mésseder "Eu, nós e os outros".
Como convidada especial, contamos com a presença da Drª. Júlia Godinho, Vereadora da Cultura, da Câmara Municipal de Santo Tirso...porque "a poesia está na rua" em Santo Tirso.
E, porque a poesia, também, é doce, esta foi uma forma maravilhosa de terminar estes dias em, que de uma forma especial, celebramos a poesia e os poetas.

A poesia vai às Termas das Caldas da Saúde

...com poemas musicados, os alunos do 5ºF - Maria Beatriz, Pedro Jorge, Miguel Ângelo, Helena Isabel, Adriana, Filipa Daniela, Beatriz Maria, Vitor Hugo, Diogo, Francisca e Luísa - e do 6ºano, Alfredo-6ºB; - Nuno e a Margarida - 6ºC e a Inês - 6ºD,  levaram, no dia 13 de Maio, a poesia até às Termas das Caldas da Saúde, sob a direcção do prof. Carlos Carneiro e acompanhados pelo prof. Junqueira.
Os alunos do 6ºano declamaram poemas de José Jorge Letria e Jorge Sousa Braga. Os alunos do 5ºano apresentaram poemas musicados.
Agradecemos às Termas das Caldas da Saúde a maravilhosa recepção!

Poesia...são as palavras a brincar

...uma oficina de poesia para os alunos do 1ºCiclo que participaram entusiasticamente nestes "9 dias e meio de poesia"!
Ouvir ler poesia, conhecer estilos diferentes de poesia...construir um poema. Partindo da obra de João Pedro Mésseder "Versos quase matemáticos e do poema "Diz tu o que é", os meninos do 1º ao 4º anos construiram verdadeiras obras de arte...porque escrever pode ser fácil.

Parabéns aos poetas!

Poema do 1ºano


0 eu quero
1 gosto de atum
2 vi pavões
3 sou um português  
4 tem cara de pato
5 bebe vinho tinto
6 escrevi nos papéis
7 comi o filete
8 mais dez dezoito
9 olha como chove
10 eu tenho 10 pés!



Il. Ana Rita 1ºano


Il. Marta Afonso - 1ºano

Poema do 2º ano
         
0 eu espero
1 eu gosto de atum
2 anões e 7 dragões
3 é um gato siamês
4 segura no prato
5 tem um trinco
6 é uma história de reis
7 toca trompete
8 é um biscoito
9 chora quando chove
10 bate com os pés!

Il. Maria Faria - 2ºano

Il. Hugo - 2ºano


Poemas do 3ºano


Quatro vezes um quatro
Hoje é arroz de pato.
Quatro vezes dois, oito
Come um biscoito.
Quatro vezes três, doze
Já somos catorze.
Quatro vezes quatro, dezasseis
Vamos a casa buscar papéis.
Quatro vezes cinco, vinte
Convidamos um pedinte.
Quatro vezes seis, vinte e quatro
Compramos um sapato.
Quatro vezes sete, vinte e oito
Convidamos vinte mais 8.
Quatro vezes oito, trinta e dois
Matamos dois bois.
Quatro vezes nove, trinta e seis
Compramos dois anéis.
Quatro vezes dez, quarenta
Adoramos o número oitenta.

Francisca Costa.; Francisco Costa; Gonçalo R. e Afonso

0 tenho um cão Nero
1 gosto de arroz de atum
2 por que é que andas com os bois?
3 falas francês?
4 traz-me um prato
5 usas um brinco
6 tens cá uns reis!
7 jogas com o Pepe
8 és um biscoito
9 hoje não chove
10 vai lavar os pés!

Simão; Ana J.; Sara e Mariana

0 eu espero
1 não tenho nenhum
2  tens dois bois
3 eu vou ao Gerês
4 eu tenho um prato
5 eu vinco
6 eles são fiéis
7 ele repete
8 ele come um biscoito
9 tenho um robe
10 eu tenho pés!

Maria; Ana Pedro; Sofia e Margarida

0 é o número do Nero
1 vamos fazer o pim-pam-pum
2  é o número que vem depois
3 é um número português
4 é um número barato
5 perdi um brinco
6 é um número que rima com reis
7 é um valete
8 é o eleito
9 e muito chove
10 anda de lés-a-lés!

Tomás; António; Miguel e José M. 

2= Dois vezes um
Pim, pam, pum
4= Dois vezes dois
Dá-me uns bois
6= Dois vezes três
Um de cada vez
8= Dois vezes quatro
És um pato


10= Dois vezes cinco
Coloca o brinco
12= Dois vezes seis
Quero papéis

14= Dois vezes sete
Toca trompete
16= Dois vezes oito
Come um biscoito
18= Dois vezes nove
Ai, que chove
20= Dois vezes dez
Doem-me os pés

Diogo; Francisco O; Beatriz e Alexandra


Dois vezes um, dois
Fazemos uma tarte depois
Dois vezes dois, quatro
Dá-me só um prato
Dois vezes três, seis
Vai ter com os reis
Dois vezes quatro, oito
Dá-me um biscoito

Dois vezes cinco, dez
Tenho dois primos José
Dois vezes seis, doze
O meu número de sorte é o catorze

Dois vezes sete, catorze
São mais do que doze
Dois vezes oito, dezasseis
Tiras o um e fica o seis
Dois vezes nove, dezoito
Quatro e quatro são oito
Dois vezes dez, vinte
Não sei se cante, não sei se pinte!

Pedro Moreira; Mª. João Neves; Inês Camposinhos e Gonçalo L.


3ºano e Profª. Estela

 Poemas do 4ºano

Números marados
1+1 =2
Compras-me dois bois

2+2 =4
Vai para o meio do mato
3+3=6
Quero voltar ao tempo dos reis
4+4 =8
Dá-me um biscoito
5+5 =10
Vai-me comprar o PES
6+6 =12
Só mereces onze
7+7 =14
Vá lá repouse

Luís; Alexandre; Miguel e Francisco

Os números

Nós as 2 estamos mudas
Nós as 3 falamos chinês
Nós as 4 viemos do mar
Somos sereias de encantar.

À porta dum parlamento
Vi o Passos Coelho
A comer 5 cenouras
Com molho de escaravelho.

6 livros de espantar
Vieram a voar
Para os ilustrar
Com imagens de sonhar.

Os números
São uma fantasia
1,2,3,4 mil e duzentos
E trinta e quatro!

Carolina; Sara; Rita e Alexandra

Números e palavras

0 por ti eu espero
1 gostamos de arroz
2 um ano depois
3 um gato siamês
4 limpa-me o prato
5 tenho um grande instinto
6 uma montanha de papéis
7 uma grande trompete
8 de manhã comi um biscoito
9 somos do século dezanove
10 pinta-me os pés!

Marta Zanetti; Ricardo Sousa; José Pedro Ferreira; Hugo Azevedo e Beatriz Vale




Legenda dos números divertidos

0 não posso esperar porque quero
1 se eu cair...catrapum!!!
2 temos de comprar sabões
3 quero ser chinês
4 calça o sapato ao macaco
5 eu uso um brinco
6 vamos cantar os reis
7 passa para cá o valete
8 sobrou um biscoito
9 tocaremos um trombone
10 vamos todos lavar os pés!

Gabriela; Margaria; F. Manuel e Beatriz M. 

A tabuada engraçada

2x1=2 e vão 22 bois

2x2=4 eu calcei um sapato
2x3=6 escrevi nos papéis
2x4=8 que é diferente do dezoito
2x5=10 o meu tio tem dois pés
2x6=12 avancemos para o catorze
2x7=14 liguei para o 112
2x8=16 eu vivo com dois reis
2x9=18 hoje vou fazer um biscoito
2x10=20 a minha mãe casou com vinte

Rui Francisco; Ana Isabel; Francisco Rêgo e João Miguel

Comboio dos números


0 vai para o clero
1 tem que fazer jejum
2 tenho uma carroça de bois
3 faço anos neste mês
4 tenho baratas no sapato
5 comi a chave do do trinco
6 vivo num lugar de reis
7 vai buscar o leque
8 fez um biscoito
9 todo o mundo se move
10 aquece-me os pés!

Ana Sofia Fragoso; Francisco Ribeiro; Catarina Coelho e Tiago Teixeira



quinta-feira, 19 de maio de 2011

Montra de poetas

E "9 dias e meio de poesia" também contou com dois dias especiais, 4 e 5 de Maio, em que apresentámos  uma "feira do livro de poesia" com o apoio da 100ª.Página. Graças a  uma criteriosa e muito cuidada selecção de poetas e edições que fizeram, pudemos mostrar e dar a conhecer obras maravilhosas quer para um público infanto-juvenil, quer para um público adulto.
...obrigada 100ª.Página!