Mostrar mensagens com a etiqueta Semana da Leitura. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Semana da Leitura. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Maratona de Histórias

"Era uma vez os pais, os avó e os padrinhos que vieram à Casa das Histórias, durante a Semana da Leitura, contar histórias aos meninos do 1º CEB.

Avó do Dinis Silva e Pai da Margarida Pereira - 1º ano
 Contaram histórias de bruxas e de animais...

Mãe da Mª. do Céu, Mãe do Pedro e Pai do Salvador Pimenta - 2ºano

Do <Senhor do seu nariz> e do <Macaco de rabo cortado>, um macaco mariola que gostava de ir para a escola sem bata e sacola.


Mãe do Rafael e Mãe da Mafalda Mendes - 3ºano
Trouxeram um conto de Andersen e outro de Luísa Ducla Soares...


Mãe da Inês Paiva e Mãe e Padrinho da Maria João - 4ºano

E o Tomás, um menino que queria tocar nas cores do arco-íris e graças à amizade da Mariana  conseguiu ouvir o som das cores do arco-íris.


Com histórias vieram presentes: lápis, livros, desenhos, coisas doces e, no final todos os meninos pediram < vitória, vitória, pais tragam outra história>"


segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

+ Leitura: Instalação


Esta instalação, concebida pelo 10º ano de Artes Visuais e pela Profª. Teresina Carneiro, está patente na Portaria principal remetendo, todos que passam, para a festa do livro que a Semana da Leitura celebra.


“A leitura é a arte de construir uma memória pessoal a partir de experiências e lembranças alheias.” Ricardo Piglia

Desenho de Carolina Oliveira - 10º ano - Artes Visuais

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Minutos de Leitura

Semana da Leitura, 3ª.feira, 19 de fevereiro, das 11h00 às 11h15, uma paragem dedicada à leitura. Esta foi uma atividade que decorreu à mesma hora, em todas as escolas do concelho, e no INA também!


E a leitura aconteceu nas salas de aula, nos espaços dos Serviços e nas Termas das Caldas da Saúde.


 "Era uma vez um famoso físico chamado Albert Einstein, que um dia encontrou uma senhora extremamente desejosa de ver o seu filho triunfar numa carreira científica. A senhora pediu ao sábio que lhe desse conselhos sobre a educação do seu filho, em particular sobre o tipo de livros que lhe deveria ler.
- < Contos de Fadas...histórias> , respondeu Einstein sem hesitar."
(...) 
Maria Emília Traça, In O fio da memória


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Semana da Leitura: sessão de abertura

A abertura da  Semana da Leitura 2019 decorreu 2ª.feira, 18 de fevereiro, na Biblioteca Municipal de SantoTirso, e contou com a participação de todas as escolas que fazem parte da Rede de Bibliotecas de Santo Tirso, com o lema Santo Tirso a Ler+


 A sessão de abertura esteve a cargo do Vereador da Cultura, Tiago Araújo,  e contou com a presença do Coordenador da Rede de Bibliotecas de Santo Tirso, Prof. António Pires,  da Diretora da Biblioteca Municipal, Drª. Elsa Costa dos Diretores dos Agrupamentos  e Escolas do concelho, das Equipas das Bibliotecas Escolares, dos Professores e dos Alunos.


O INA participou nesta sessão de abertura da Semana da Leitura, com os alunos do 7ºano e o hino à leitura " É bom crescer aqui."


No final da sessão procedeu-se à assinatura do protocolo SABE - Serviço de apoio às Bibliotecas Escolares -  entre a Câmara Municipal de Santo Tirso e os Diretores Pedagógicos das Escolas da Rede de Bibliotecas Escolares.
A CMST esteve representada pelo Sr. Presidente, Dr. Joaquim Couto e o INA pela Srª. Diretora Pedagógica  Arquiteta Maria Francisca Moreira Dias.

quinta-feira, 1 de março de 2018

As nossas leituras


Para celebrar a Semana da Leitura, apresentamos a exposição "As nossas leituras", criada a partir do trabalho desenvolvido em Educação Literária pelo 1º Ciclo e no Projeto de Leitura do 5ºano.


Uma exposição magnífica a não perder na Biblioteca Geral.



quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Maratona de histórias

Para celebrar a "Semana da Leitura", contamos com a participação da Família  que leu histórias para os alunos do 1º Ciclo


Contadores muito especiais trouxeram histórias fantásticas:
  • "As histórias do avô Rosalino";
  • "Os ovos misteriosos";
  • "Poemas da mentira e da verdade";
  • "A bruxa Mimi";
  • "A caixa da avó Maria"
  • O nabo gigante" 

Histórias lidas, contadas e apresentadas com brilho e emoção...porque ler é, também, partilhar afetos e abraços.
Muito obrigado Pais! 
A Família é o parceiro privilegiado na criação e promoção de hábitos de leitura.

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Partilhar leituras



Para celebrar a Semana da Leitura contamos com a participação dos Alunos do 5º ao 8ºanos e da Família que, em registos diversificados, falaram sobre livros e o mundo da leitura em "Partilhar leituras".


O 7ºano apresentou "Da leitura ao palco".
Uma encenação da obra "O Cavaleiro da Dinamarca", estudada e preparada nas aulas de Português.


O 5ºano, representado pela Ana e pelo Tomás, apresentaram um livro que leram: "O Estranhão" e "A viúva e o papagaio", respetivamente. Uma atividade que decorreu, durante o mês de janeiro, nas aulas de Português.


O 8ºano apresentou "Viajantes da leitura": em forma de blogue, o seu projeto de leitura dinamizado nas aulas de Português e que pode ser visto AQUI



A mãe do Francisco, 7ºA,  a mãe do Afonso 6ºB, a mãe da Leonor, 6ºA e a avó da Beatriz, 6ºB, estiveram connosco a falarem sobre as leituras que faziam enquanto pré adolescentes e as que fazem agora.
Todas foram unânimes ao sublinhar a importância da leitura para a compreensão do mundo e de qualquer uma das disciplinas.

Obrigado a todos por estes momentos de partilha e de festa do livro.


segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Apadrinhar Leitores

Para celebrar a Semana da Leitura, os alunos do 12ºB apresentaram "Apadrinhar Leitores" 
...a turma "apadrinhou" o 9ºC.

O 12º B convidou o 9ºC a entrar no "mundo da leitura". 
A leitura sem palavras.
A leitura de símbolos.
As diferentes leituras que a música provoca.
A leitura de uma pauta musical.
A leitura de um texto. 
A leitura por obrigação vs a leitura por prazer.

Leitura. Declamação. Música. Poesia Popular. Cantar ao desafio.


"Tinha um trabalho para fazer

Só que me esqueci de escrever

E agora já me lembrei

É sobre o incentivo a ler
(...)

O ler para alguns é um prazer

Para outros uma obrigação

Para os que gostam de ler

São tempos de formação

 
E agora para terminar

Que a noite está escura 

Vou-me deitar um bocado

E dedicar-me à leitura."


Estão de parabéns todos os alunos do 12º B que de forma exemplar acolherem o 9ºC.
Todos participaram.Todos se envolveram. Todos contribuíram. 
Um agradecimento especial à Profª. Joaquina de Almeida pela coordenação da atividade e à Profª. Lara Guimarães e ao 9ºC que aceitaram participar e "entrar no mundo da leitura".

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Na Casa das Histórias

Na Semana da Leitura, com a Associação Pró-Infância Nuno Álvares.


Na semana em que se faz a festa do livro, recebemos um público muito especial para visitar a Biblioteca, percorrer as estantes e as suas ofertas, olhar e perceber o espaço e até aprender a arrumar os livros.


Os meninos da Sala dos Amarelos, Azuis e Vermelhos, sempre, de olhos espectantes e sorrisos calorosos, percorreram a Biblioteca e visitaram as fadas...na "Casa das Histórias".


A visita terminou com a história "O abraço perfeito". 
Este é um lugar especial, onde os abraços têm, também, lugar.


 
Título: O abraço perfeito
Autor: Joanna Walsh
Ilustrador: Judi Abbot
Tipo de documento: livro
Editora: Civilização
ISBN: 9789722633277
 
 
 
Vitória, vitória,  venha daí outra história!


quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Minutos de Leitura

Semana da Leitura, 3ª.feira, 20 de fevereiro, das 11h00 às 11h15, uma paragem dedicada à leitura. Esta foi uma atividade que decorreu à mesma hora, em todas as escolas do concelho, e no INA também!


 Nas salas de aula pela mão dos alunos...


Dos professores...

Em todas as aulas!
 

E, com os alunos do 1º TAS, os Minutos de Leitura foram levados fora de portas e partilhados com a ASSTIR - Associação de Solidariedade Social S. Tiago de Rebordões.


“Um amigo
Esta noite deitei-me triste
Abri um livro, passei, uma folha, outra folha
Quando cheguei ao fim tinha o coração cheio de folhas e de flores...”


 Matilde Rosa Araújo, In O cantar da Tila