Mostrar mensagens com a etiqueta Promoção da leitura. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Promoção da leitura. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Queridos mudei o local da aula

As armas e os barões assinalados
Que, da Ocidental praia Lusitana,
Por mares nunca de antes navegados
Passaram ainda além da Taprobana
(...)

Agora que iniciamos o estudo de "Os Lusíadas", vamos descobrir as edições que a nossa Biblioteca possui desta tão grande epopeia portuguesa.

Profª. Lara Guimarães, com o 9ºA


Para que os alunos possam descobrir as diversas edições existentes, as diferenças entre elas e, com elas constatar a evolução da língua portuguesa.



Conhecer facsimiles da 1ª. edição de 1572 e, através deles poderem conhecer o texto original e as transformações que sofreu.



Saber e observar um badameco que tem apenas 6x9,5 cm e que, apara além dos dez cantos, tem, também um glossário e que pode ser lido sem lupa.



E a um badameco junta-se um calhamaço com 11,5kg cheio de ilustrações.


E porque é que a Profª. Lara está de luvas?
Livros com mais de quatro séculos de existência precisam de cuidados especiais. As luvas evitam contaminar o papel com os microorganismos que temos nas nossas mãos. 


E quantas edições d' "Os Lusíadas" tem a nossa Biblioteca?

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

SOBE...com o 2º ano

O Plano Nacional de Leitura, a Rede de Bibliotecas Escolares e a Direção Geral da Saúde celebraram um protocolo que visa desenvolver ações de promoção da leitura, da felicidade e do saber, centradas no projeto SOBE que concentra duas valências: saúde oral e bibliotecas escolares.


As atividades de promoção da leitura são direcionadas para a saúde oral, constituindo-se os alunos como catalisadores das mensagens para os membros da família.
Em articulação com o programa Eco-Escola e a abordagem do tema "Alimentação saudável e sustentável", são trabalhadas histórias que exploram o mundo da saúde oral.


"Os três porquinhos e o lobo com mau hálito" foi a história apresentada ao 2º ano.
De uma forma bem divertida, através desta história é abordada a importância da escovagem e da pasta com flúor.

No final da história foram distribuídos os kits SOBE: estojo individualizado com escova de dentes e pasta. Agora, no final do almoço, a luta contra a placa bacteriana será um sucesso.


Os kits SOBE foram distribuídos pela Equipa da Saúde Escolar - Centro de Saúde de Santo Tirso, na pessoa da Enfª. Cristina Ramos.


quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Teatro... na sala de aula

...com o 4º ano

" Mestre Corvo apanhou um queijo e com ele no bico foi para o tronco de uma árvore, desejoso de saboreá-lo. A Raposa, que passou por ali e o viu, disse consigo:
- Desta vez é que vou comer queijo.
[Astuta como era, a Raposa foi elogiando o Corvo para que este largasse o queijo]

La Fontaine, In A Raposa e o Corvo



A sala de aula converteu-se em palco e os alunos do 4ºano foram os atores e encenadores de "A Raposa e o Corvo".


Depois de ouvida a fábula, os alunos, organizados em grupos, distribuiram os diferentes papeis, criaram os adereços e pensaram nas diferentes estratégias para apresentarem a sua versão da história.


Pequenos grandes artistas a quem a Profª. Goreti apenas disse: façam, inventem, criem. Seguindo esta sugestão foram apresentados seis maravilhosos momentos criativos.


Resultaram, ou não, os constantes elogios à beleza do Corvo?


Necessidade de pensar antes de agir;
Vaidade em excesso e as consequências;
Inveja;
Usar o elogio para conseguir alguma coisa.

Algumas das questões que esta fábula de Esopo aborda e que, todos os grupos, tão bem souberam retratar.



E o teatro aconteceu na sala de aula.
Parabéns 4º ano e Profª. Goreti.
 


 

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Caderneta de Leitura_1ºano

Nunca é demasiado cedo para desenvolver  nas crianças o hábito de frequentarem as bibliotecas, para que possam descobrir as múltiplas possibilidades que o livro oferece ao conhecimento e à imaginação.


Visitar a biblioteca, dar às crianças a possibilidade de escolherem um livro, de encontrarem um título entre todas as possibilidades que têm ao seu alcance, é ajudar a formar leitores.


Promover a utilização do serviço de requisição domiciliária, é uma das formas de promover o encontro da criança com o livro e, também, assim criar leitores.


Hoje, com o 1ºano, acompanhamos mais um momento de descoberta de livros, de histórias, personagens...com a Caderneta de Leitura.


"A biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente". Mafalda Milhões

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Leituras 5 estrelas

...com o 5ºano


Por estes dias, a aula de Português do 5ºano mudou-se para o espaço onde habitam as histórias para dar início ao projeto "Leituras 5 estrelas".


Cada aluno escolheu um livro para ler na paragem de Natal e no 2º período fará a sua apresentação à turma.


Vitória, vitória, comecem a ler a vossa história!

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Caderneta de Leitura

...com o 1º ano


Os alunos do 1º ano visitaram a biblioteca para aprender como se faz a requisição domiciliária e receberem as suas Cadernetas de Leitura.


Seguindo o exemplo das meninas Deolinda e Joana, descobriram como se localizam os livros e como devem fazer para requisitar um livro e fazer o registo na Caderneta de Leitura.   


 Agora é altura de escolher os livros, ler, escrever, desenhar e colorir.


Com a ajuda dos pais, vão registar as leituras feitas na "Caderneta de Leitura" e continuar a descobrir o mundo encantado das histórias.

 

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Hora do Conto

No dia nacional do Pijama...com o 1ºano


Depois de ouvirem a história " Onze damas atrevidas", o 1º ano usou as cores da imaginação e deu nova vida à história.. As ilustrações transformaram-se numa exposição magnífica que ajuda a colorir a biblioteca.


Título: Onze damas atrevidas
Autor: Xosé M. González
Ilustrador: Helle Thomassen
Tipo de documento: livro
Editora: Kalandraka
ISBN: 9728781067




Onze damas atrevidas
Caminharam até Fez
Uma perdeu-se nos contos
Não ficaram senão dez.

 

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Caderneta de Leitura: 2ºano

"A minha Escola ideal é a Escola onde se entra pela Biblioteca"
António Nóvoa, Reitor honorário da Universidade de Lisboa

2ºano e a requisição para a Caderneta de Leitura

"A leitura é uma das capacidades mais importantes do ser humano. Indispensável em qualquer atividade, é uma das principais condições de autonomia e sucesso na vida pessoal e profissional. Está plenamente provado que quanto mais cedo os livros e a leitura entrarem na vida das crianças, melhor." In Plano Nacional de Leitura. Leitura em vai e vem, 2018




Livros de banda de desenhada
Livros de ficção
Livros policiais
Livros de poesia...de teatro
Livros de aventuras e muito mais... para voares e cresceres um pouco mais!



segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Caderneta de Leitura

...com o 3ºano


Na "Caderneta de Leitura" são registadas as leituras feitas.
Cada requisição dá direito a um carimbo.
E, como qualquer caderneta, completá-la, dá direito a prémio!



Os alunos do 3º ano visitaram a biblioteca para receberem  as suas  "Cadernetas de Leitura", e procederem à requisição para leitura domiciliária.


O meu tesouro é um livro
de folhas gastas, dobradas
onde ainda brilha o ouro
de palavras encantadas (...)

Álvaro Magalhães, In A ilha do tesouro 



 Atividade integrada no MIBE - Mês Internacional da Biblioteca Escolar

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Conversa com Francisco Goiana da Silva

Aconteceu no passado dia 26 de outubro, na Biblioteca Municipal de Santo Tirso, um encontro com o escritor tirsense Francisco Goiana da Silva, no qual participaram os alunos do 4ºano.



Francisco Goiana da Silva, é um dos autores do livro "A Matilde está careca", um texto escrito a quatro mãos por antigos alunos da Faculdade de Medicina de Lisboa e ilustrado por José Souto Moura.


O livro retrata a visão destes antigos alunos de Medicina, hoje profissionais de saúde, sobre a importância do trabalho da Operação Nariz Vermelho junto das crianças hospitalizadas.


O 4ºano brindou Francisco Goiana da Silva, escritor tirsense e antigo aluno do INA com recordações que assinalam a sua passagem pelo nosso colégio.

Todas as escolas participantes receberam, de presente, um livro com dedicatória e, a nossa, é deveras especial.
Obrigada Francisco Goiana da Silva (o nosso Kiko, " O pequeno limpa chaminés")



Atividade integrada no MIBE - Mês Internacional da Biblioteca Escolar

terça-feira, 30 de outubro de 2018

Caderneta de Leitura

...com o 2ºano


Os livros são casas
com meninos dentro
e gostam de os ouvri rir,
de os ver sonhar
e de abrir de par em par
as paisagens e as imagens,
para eles, lendo, poderem sonhar

José Jorge Letria, In Ler doce ler


Os alunos do 2º ano visitaram a biblioteca para receberem  as suas  "Cadernetas de Leitura", e procederem à requisição para leitura domiciliária.



A motivação para a leitura passa, também, pelo fácil acesso aos livros...e os meninos do 2ºano já descobriram onde eles estão.



 Atividade integrada no MIBE - Mês Internacional da Biblioteca Escolar

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Preparação da conversa...

 ...com Francisco Goiana da Silva e a apresentação do livro "A Matilde está careca"




No Mês Internacional da Biblioteca Escolar, o 4ºano prepara o encontro com o autor tirsense Francisco Goiana da Silva.



É já no próximo dia 26 de outubro que, no âmbito do MIBE - Mês Internacional da Biblioteca Escolar -, a Biblioteca Municipal de Santo Tirso promove Encontros na Biblioteca e, neste dia, com o autor tirsense e a participação do 4ºano.



E, mais uma vez, a biblioteca é o espaço onde a aula de Português acontece, desta vez para conhecer melhor este autor tirsense e antigo aluno do INA.

Francisco Goiana da Silva, capa de "O Nosso Colégio", novembro 2001

"A Matilde está careca" é uma obra escrita a várias mãos, por ex-alunos da Faculdade de Medicina de Lisboa e ilustrada pelo Arquiteto José Souto Moura, que permite abordar de uma forma simples e sensível um tema assustador, assim como dar a conhecer o trabalho dos Doutores Palhaços.


"Os nossos desejos de melhoras", foi a atividade desenvolvida pelo 4ºano que entraram no papel dos Doutores Palhaços para espalhar alegria junto dos amigos e conhecidos que estão doentes.



Atividade integrada no MIBE - Mês Internacional da Biblioteca Escolar