Mostrar mensagens com a etiqueta Parcerias. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Parcerias. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Vamos escovar os dentes!

Ação de sensibilização para a importância da higiene oral dinamizada, com o 1º Ciclo, pela Equipa da Saúde Escolar. Centro de Saúde de Santo Tirso.


A ação abordou os seguintes aspetos:
  • O que é a saúde oral;
  • O que são e como atuam as bactérias nocivas para os dentes;
  • Qual a importância, para os dentes, de uma alimentação saudável;
  • Como e quando escovar os dentes;
  • Quais as características da escova e da pasta a utilizar.


Com a ajuda do Dentolas, a Enfª. Cristina Ramos, explicou a todas as turmas como escovar corretamente os dentes para remover a placa bacteriana.


Após estas explicações, cada aluno, utilizando a sua escova e pasta, praticou a escovagem.


A ação decorreu a convite da Eco-Escola, Profª. Sandra Rocha, inserida no tema "Alimentação saudável e sustentável".


Um agradecimento especial ao Centro de Saúde de Santo Tirso, na pessoa da Enfª. Cristina Ramos pela dinamização da ação e por toda a disponibilidade demonstrada.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Há Música...de Natal

...nas Termas das Caldas da Saúde



No último dia de aulas deste período, 14 de dezembro, os alunos do 2º Ciclo brindaram os utentes das Termas das Caldas da Saúde com o seu concerto de Natal.


Uma iniciativa do Grupo de Artes, à qual se juntou a Biblioteca, para dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelos alunos durante o 1º período nas aulas de Educação Musical.


Perante uma plateia diversificada e muito atenta, os alunos do 2º Ciclo cantaram e encantaram.


Obrigada Prof. Jorge Azevedo, Profª. Teresina e alunos do 2º Ciclo por mais uma iniciativa.
Um agradecimento especial às Termas das Caldas da Saúde pelo caloroso acolhimento.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Há Música...de Natal

...na Biblioteca, com o nosso tradicional concerto de Natal



Orientados pelo Prof. Jorge Azevedo, os alunos do 6ºano apresentaram um concerto de Natal para os alunos da Sala dos Azuis e Sala dos Vermelhos da APINA - Associação Pró-Infância Nuno Álvares - e para os alunos do 5ºano de Educação Musical.


Durante a tarde do dia 11 de dezembro, por entre os livros, a música e as canções marcaram presença trazendo consigo sorrisos e muitas palmas.

A todos um bom Natal
Que seja um bom Natal 
Para todos nós.



quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Há Música...no Parque

Parque Urbano Sara Moreira - Educação em Festa - 22 de setembro


Uma iniciativa da Câmara Municipal de Santo Tirso que assinalou o início do ano escolar reunindo a comunidade educativa e envolvendo os alunos, pais e professores.


O INA participou no sarau educativo com "Há Música...no Parque".


Os alunos do 2º e 3º CEB, acompanhados pelo Prof. Jorge Azevedo, apresentaram um pequeno concerto com músicas que têm vindo a trabalhar nas aulas de Educação Musical.


segunda-feira, 25 de junho de 2018

O jardim encantado do Rapaz de Bronze

No passado dia 20 de junho, foi dia de celebração pública de aprendizagens. Os alunos do 5ºano apresentaram, perante uma audiência constituída pela Família e Professores, o 3º projeto desenvolvido este ano letivo 2017.2018: "O jardim encantado do Rapaz de Bronze".


Este foi o resultado do desafio inicial apresentado no 3º período em ABP - Aprendizagem Baseada em Projetos - "Adaptar para texto dramático a obra <O Rapaz de Bronze> de Sophia de Mello Breyner Andresen e apresentar à Comunidade a sua dramatização."
Pais e Professores foram, também, convidados a integrarem o produto final: a dramatização.



E o trabalho começou com a leitura e análise integral da obra, adaptação para texto dramático com a participação de 30 personagens, envolvimento dos Pais, conceção e realização de todos os adereços.                               E, assim nasceu "O jardim encantado do Rapaz de Bronze" que envolveu:
  • As disciplinas de Português, Ciências Naturais e Educação Visual;
  • A Família e a Biblioteca.
Montagem do cenário
No dia 20 os ensaios começaram logo de manhã e prolongaram-se ao longo do dia.


Ao final da tarde foi altura da equipa de caracterização entrar em ação e ajudar a dar vida ao Gladíolo, Buxo, Orquídea, Avenca...e a todas as outras personagens.


Equipa de caracterização
"Era uma vez um jardim maravilhoso, cheio de grandes tílias, bétulas, carvalhos, magnólias e plátanos. Havia nele roseirais, jardins de buxo e pomares. E ruas, muito compridas, entre muros de camélias talhadas [ e uma casa no meio do jardim que naquela noite brilhava com as luzes da festa]"


"Lá dentro viam-se homens todos vestidos de preto e senhoras todas vestidas de sedas claras, com brincos nas orelhas e colares no pescoço. E todas riam, conversavam e dançavam."



"Quero que me dês licença para eu organizar uma festa: uma festa aqui no jardim, uma festa de flores igual à festa dos homens."



" As coisas extraordinárias e as coisas fantásticas também são verdadeiras."  Andresen, Sophia de Mello Breyner In O Rapaz de Bronze


Uma festa verdadeiramente memorável.
Parabéns a todos os intervenientes: Alunos, Pais e Professores de Trabalho de Projeto.

segunda-feira, 21 de maio de 2018

Robôs com Artes

A exposição "Robôs com Artes" está patente no Museu Padre José Carvalhaes com trabalhos dos alunos do 2ºano.


Trata-se de uma exposição que integra os trabalhos produzidos pelos alunos no âmbito da Prova de Aferição de Expressões Artísticas - Parte B - Versão 3 - 2ºano - 2018. IAVE.


 " Os habitantes do planeta Hara-Clin precisam da tua criatividade para criar robôs que executem algumas tarefas. Escolhe apenas uma das seguintes tarefas:
  1. fazer crescer as árvores;
  2. colocar pintas nas joaninhas;
  3. entrançar os cabelos das sereias.
  •  Inspira-te nas figuras e pensa como deverá ser o teu robô, de modo que ele consiga cumprir essa tarefa;


  • Constrói o teu robô com, pelo menos, três materiais dos que encontras na tua sala;
  •  (...)
  • Explica como funciona o teu robô, quando um professor te perguntar.
 

 O Dia Internacional dos Museus foi assinalado com a abertura, ao público, da exposição .

terça-feira, 15 de maio de 2018

Aprender com Arte

"O talento desenvolve-se no amor que pomos no que fazemos. Talvez até a essência da arte seja o amor pelo que se faz, o amor pelo próprio trabalho."

Máximo Gorki (1868-1936)


Durante a Festa das Famílias 2018, foi apresentada, à Comunidade Educativa, pelo grupo de Artes e ABP - Aprendizagens baseadas em Projetos -,  uma mostra de trabalhos desenvolvida pelos alunos do 1º ao 3º Ciclos.


Valorizar e divulgar as aprendizagens e as produções desenvolvidas em sala de aula.


Uma mostra fabulosa de imagens e objetos cheios de histórias, cor e magia que deixou sorrisos em todos os rostos.


segunda-feira, 5 de março de 2018

Gestos de amor

20 de fevereiro - Visita dos alunos do 1º TAS à ASSTIR - Associação de Solidariedade Social S. Tiago de Rebordões


Integrado no projeto "Gestos de Amor", a turma do 1º TAS visitou a ASSTIR.


Este projeto tem como objetivo principal a promoção do relacionamento intergeracional através da troca de cartas realizada mensalmente.


Com este encontro os correspondestes puderam conhecer-se e estreitar a relação que têm vindo a construir através das cartas trocadas.


Um encontro onde reinou a música, a alegria a gratidão e o bem estar, acentuando os laços de afeto e de solidariedade dos Alunos com os Utentes de quem têm vindo a cuidar através de palavras de amizade e respeito.


E, porque neste dia no concelho de Santo Tirso se vivia a "Semana da Leitura" e a atividade "Minutos de Leitura", os Alunos partilharam algumas histórias tradicionais portuguesas.


Esta é uma atividade dinamizada na disciplina de Português, com a Profª. Daniela Ferreira, em colaboração com a Biblioteca e o Gabinete de Serviço Social.


Está de parabéns a turma do 1º TAS pela organização exemplar deste 1º encontro.
Um agradecimento especial à ASSTIR pelo fantástico acolhimento e receção.



quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Concerto de Natal


Orientados pelo Prof. Jorge Azevedo, os alunos do 5ºano despediram-se do 1º período apresentando um concerto de Natal para os alunos da Sala dos Vermelhos da APINA. 

Um momento em que a música e as canções marcaram presença por entre os livros.


Música e canções fizeram-se ouvir durante a tarde do dia 12 de dezembro e, ao som da música de Natal, os alunos do 5ºano, desejaram a todos as Boas Festas.