Ação de sensibilização para a importância da higiene oral dinamizada, com o 1º Ciclo, pela Equipa da Saúde Escolar. Centro de Saúde de Santo Tirso.
A ação abordou os seguintes aspetos:
O que é a saúde oral;
O que são e como atuam as bactérias nocivas para os dentes;
Qual a importância, para os dentes, de uma alimentação saudável;
Como e quando escovar os dentes;
Quais as características da escova e da pasta a utilizar.
Com a ajuda do Dentolas, a Enfª. Cristina Ramos, explicou a todas as turmas como escovar corretamente os dentes para remover a placa bacteriana.
Após estas explicações, cada aluno, utilizando a sua escova e pasta, praticou a escovagem.
A ação decorreu a convite da Eco-Escola, Profª. Sandra Rocha, inserida no tema "Alimentação saudável e sustentável".
Um agradecimento especial ao Centro de Saúde de Santo Tirso, na pessoa da Enfª. Cristina Ramos pela dinamização da ação e por toda a disponibilidade demonstrada.
No último dia de aulas deste período, 14 de dezembro, os alunos do 2º Ciclo brindaram os utentes das Termas das Caldas da Saúde com o seu concerto de Natal.
Uma iniciativa do Grupo de Artes, à qual se juntou a Biblioteca, para dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelos alunos durante o 1º período nas aulas de Educação Musical.
Perante uma plateia diversificada e muito atenta, os alunos do 2º Ciclo cantaram e encantaram.
...na Biblioteca, com o nosso tradicional concerto de Natal
Orientados pelo Prof. Jorge Azevedo, os alunos do 6ºano apresentaram um concerto de Natal para os alunos da Sala dos Azuis e Sala dos Vermelhos da APINA - Associação Pró-Infância Nuno Álvares - e para os alunos do 5ºano de Educação Musical.
Durante a tarde do dia 11 de dezembro, por entre os livros, a música e as canções marcaram presença trazendo consigo sorrisos e muitas palmas.
Parque Urbano Sara Moreira - Educação em Festa - 22 de setembro
Uma iniciativa da Câmara Municipal de Santo Tirso que assinalou o início do ano escolar reunindo a comunidade educativa e envolvendo os alunos, pais e professores.
O INA participou no sarau educativo com "Há Música...no Parque".
Os alunos do 2º e 3º CEB, acompanhados pelo Prof. Jorge Azevedo, apresentaram um pequeno concerto com músicas que têm vindo a trabalhar nas aulas de Educação Musical.
No passado dia 20 de junho, foi dia de celebração pública de aprendizagens. Os alunos do 5ºanoapresentaram, perante uma audiência constituída pela Família e Professores, o 3º projeto desenvolvido este ano letivo 2017.2018:"O jardim encantado do Rapaz de Bronze".
Este foi o resultado do desafio inicial apresentado no 3º período em ABP - Aprendizagem Baseada em Projetos - "Adaptar para texto dramático a obra <O Rapaz de Bronze> de Sophia de Mello Breyner Andresen e apresentar à Comunidade a sua dramatização."
Pais e Professores foram, também, convidados a integrarem o produto final: a dramatização.
E o trabalho começou com a leitura e análise integral da obra, adaptação para texto dramático com a participação de 30 personagens, envolvimento dos Pais, conceção e realização de todos os adereços. E, assim nasceu "O jardim encantado do Rapaz de Bronze" que envolveu:
As disciplinas de Português, Ciências Naturais e Educação Visual;
A Família e a Biblioteca.
Montagem do cenário
No dia 20 os ensaios começaram logo de manhã e prolongaram-se ao longo do dia.
Ao final da tarde foi altura da equipa de caracterização entrar em ação e ajudar a dar vida ao Gladíolo, Buxo, Orquídea, Avenca...e a todas as outras personagens.
Equipa de caracterização
"Era uma vez um jardim maravilhoso, cheio de grandes tílias, bétulas, carvalhos, magnólias e plátanos. Havia nele roseirais, jardins de buxo e pomares. E ruas, muito compridas, entre muros de camélias talhadas [ e uma casa no meio do jardim que naquela noite brilhava com as luzes da festa]"
"Lá dentro viam-se homens todos vestidos de preto e senhoras todas
vestidas de sedas claras, com brincos nas orelhas e colares no pescoço. E
todas riam, conversavam e dançavam."
"Quero que me dês licença para eu organizar uma festa: uma festa aqui no jardim, uma festa de flores igual à festa dos homens."
" As coisas extraordinárias e as coisas fantásticas também são verdadeiras." Andresen, Sophia de Mello Breyner In O Rapaz de Bronze
Uma festa verdadeiramente memorável. Parabéns a todos os intervenientes: Alunos, Pais e Professores de Trabalho de Projeto.
A exposição "Robôs com Artes" está patente no Museu Padre José Carvalhaes com trabalhos dos alunos do 2ºano.
Trata-se de uma exposição que integra os trabalhos produzidos pelos alunos no âmbito da Prova de Aferição de Expressões Artísticas - Parte B - Versão 3 - 2ºano - 2018. IAVE.
" Os habitantes do planeta Hara-Clin precisam da tua criatividade para criar robôs que executem algumas tarefas. Escolhe apenas uma das seguintes tarefas:
fazer crescer as árvores;
colocar pintas nas joaninhas;
entrançar os cabelos das sereias.
Inspira-te nas figuras e pensa como deverá ser o teu robô, de modo que ele consiga cumprir essa tarefa;
Constrói o teu robô com, pelo menos, três materiais dos que encontras na tua sala;
(...)
Explica como funciona o teu robô, quando um professor te perguntar.
O Dia Internacional dos Museus foi assinalado com a abertura, ao público, da exposição .
"O talento desenvolve-se no amor que pomos no que fazemos. Talvez até a essência da arte seja o amor pelo que se faz, o amor pelo próprio trabalho."
Máximo Gorki (1868-1936)
Durante a Festa das Famílias 2018, foi apresentada, à Comunidade Educativa, pelo grupo de Artes e ABP - Aprendizagens baseadas em Projetos -, uma mostra de trabalhos desenvolvida pelos alunos do 1º ao 3º Ciclos.
Valorizar e divulgar as aprendizagens e as produções desenvolvidas em sala de aula.
Uma mostra fabulosa de imagens e objetos cheios de histórias, cor e magia que deixou sorrisos em todos os rostos.
20 de fevereiro - Visita dos alunos do 1º TAS à ASSTIR - Associação de Solidariedade Social S. Tiago de Rebordões
Integrado no projeto "Gestos de Amor", a turma do 1º TAS visitou a ASSTIR.
Este projeto tem como objetivo principal a promoção do relacionamento intergeracional através da troca de cartas realizada mensalmente.
Com este encontro os correspondestes puderam conhecer-se e estreitar a relação que têm vindo a construir através das cartas trocadas.
Um encontro onde reinou a música, a alegria a gratidão e o bem estar, acentuando os laços de afeto e de solidariedade dos Alunos com os Utentes de quem têm vindo a cuidar através de palavras de amizade e respeito.
E, porque neste dia no concelho de Santo Tirso se vivia a "Semana da Leitura" e a atividade "Minutos de Leitura", os Alunos partilharam algumas histórias tradicionais portuguesas.
Esta é uma atividade dinamizada na disciplina de Português, com a Profª. Daniela Ferreira, em colaboração com a Biblioteca e o Gabinete de Serviço Social.
Está de parabéns a turma do 1º TAS pela organização exemplar deste 1º encontro.
Um agradecimento especial à ASSTIR pelo fantástico acolhimento e receção.
Orientados pelo Prof. Jorge Azevedo, os alunos do 5ºano despediram-se do 1º período apresentando um concerto de Natal para os alunos da Sala dos Vermelhos da APINA.
Um momento em que a música e as canções marcaram presença por entre os livros.
Música e canções fizeram-se ouvir durante a tarde do dia 12 de
dezembro e, ao som da música de Natal, os alunos do 5ºano, desejaram a todos as Boas
Festas.