Mostrar mensagens com a etiqueta Música. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Música. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Há Música...de Natal

...nas Termas das Caldas da Saúde



No último dia de aulas deste período, 14 de dezembro, os alunos do 2º Ciclo brindaram os utentes das Termas das Caldas da Saúde com o seu concerto de Natal.


Uma iniciativa do Grupo de Artes, à qual se juntou a Biblioteca, para dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelos alunos durante o 1º período nas aulas de Educação Musical.


Perante uma plateia diversificada e muito atenta, os alunos do 2º Ciclo cantaram e encantaram.


Obrigada Prof. Jorge Azevedo, Profª. Teresina e alunos do 2º Ciclo por mais uma iniciativa.
Um agradecimento especial às Termas das Caldas da Saúde pelo caloroso acolhimento.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Há Música...de Natal

...na Biblioteca, com o nosso tradicional concerto de Natal



Orientados pelo Prof. Jorge Azevedo, os alunos do 6ºano apresentaram um concerto de Natal para os alunos da Sala dos Azuis e Sala dos Vermelhos da APINA - Associação Pró-Infância Nuno Álvares - e para os alunos do 5ºano de Educação Musical.


Durante a tarde do dia 11 de dezembro, por entre os livros, a música e as canções marcaram presença trazendo consigo sorrisos e muitas palmas.

A todos um bom Natal
Que seja um bom Natal 
Para todos nós.



quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Concerto de Natal


Orientados pelo Prof. Jorge Azevedo, os alunos do 5ºano despediram-se do 1º período apresentando um concerto de Natal para os alunos da Sala dos Vermelhos da APINA. 

Um momento em que a música e as canções marcaram presença por entre os livros.


Música e canções fizeram-se ouvir durante a tarde do dia 12 de dezembro e, ao som da música de Natal, os alunos do 5ºano, desejaram a todos as Boas Festas.


terça-feira, 4 de abril de 2017

Concerto da Primavera


Terminamos o 2º período com o Concerto da Primavera, apresentado pelos alunos do 6ºano.


Orientados pelo Prof. Jorge Azevedo, os alunos do 6ºano, brindaram-nos com um conjunto de temas musicais que prepararam ao longo do 2º período.


Dou-te as palavras Bom Dia
Quando chegas à paragem
Logo começa a conversa
Que dura toda a viagem

(...)
Mas às vezes nem preciso
De gastar palavras, não
Basta abrir-me num sorriso
Que todos me dão a mão.

João Pedro Mésseder, In Eu, nós e os outros


E os nossos convidados especiais, os meninos da Sala dos Azuis e da Sala dos Vermelhos, também nos brindaram com uma canção.


quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Concerto de Natal


Organizado pelo Departamento de Artes em parceria com a Biblioteca e com a orientação do  Prof. Jorge Azevedo, realizou-se o Concerto de Natal.


Os alunos do 6ºano despediram-se do 1º período apresentando dois concertos de Natal: um para os Professores e outro para todos os alunos do 1º, 2º Ciclos e 7ºano.


Tivemos como convidado especial o Prof. Carlos Carneiro que acompanhou, à guitarra, a leitura de uma história da sua autoria " A flauta do amolador".


Histórias, música e canções marcaram esta manhã e, com o Natal nos corações desejaram a todos as Boas Festas.


Numa sala cheia e com um público muito especial que vibrou e aplaudiu os colegas.


Obrigada 6ºano!
Obrigada Prof. Jorge Azevedo e Prof. Carlos Carneiro.

terça-feira, 22 de março de 2016

Concerto de Páscoa

Terminamos o 2º período com um concerto de Páscoa.


O 6ºC, orientados pelo Prof. Carlos Carneiro, brindou-nos com música e canções que nos alegraram o coração.


Tocam os sinos da torre da igreja,
Há rosmaninho e alecrim pelo chão.
Na nossa aldeia que Deus a proteja!
Vai passando a procissão.




E ao som da música, os nossos convidados especiais, os meninos da Sala dos Azuis e da Sala dos Vermelhos, marcharam e encantaram.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Concerto de Natal


Orientados pelo Prof. Carlos Carneiro, os alunos do 6ºano despediram-se do 1º período apresentando um concerto de Natal.


Cinquenta e nove músicos em palco, tocaram, cantaram e encantaram.


Uma sala cheia, com todas as turmas do 6ºano e do 3º e 4ºanos, que vibrou e aplaudiu os colegas.


Música e canções marcaram esta manhã.
É Natal nos nossos corações.
Obrigada 6ºano!
Obrigada Prof. Carlos Carneiro. 




quinta-feira, 26 de março de 2015

Poesia à Solta

...com os alunos do 5ºF e do 6ºG

Integrado na Poesia Livre e como forma de assinalarmos o "dia mundial da poesia", tivemos, no passado dia 19 de março, poesia à solta.


A palavra dos poetas passeou-se por diferentes espaços do colégio e, a acompanhar as palavras tivemos, também, a música, uma outra forma de fazer poesia.

"Pastor, pastorinho,
onde vais sozinho?
Vou àquela serra
buscar uma ovelha.
Porque vais sozinho,
pastor, pastorinho?
Não tenho ninguém
que me queira bem.
Não tens um amigo?
Deixa-me ir contigo."
Eugénio de Andrade


Parabéns para todos os alunos que participaram nesta iniciativa!
Um agradecimento especial à Profª. Teresa Coimbra e ao Prof. Carlos Carneiro que orientaram e prepararam a atividade.



terça-feira, 24 de março de 2015

Encontro com Mundo Segundo

No passado dia 19 de março, e integrando as atividades da Poesia Livre,  o rapper Mundo Segundo esteve no INA para debater a questão da ligação entre a escrita de letras musicais e a poesia.


A sessão contou com a presença da Direção do INA e da Vereadora da Educação e Cultura da Câmara Municipal de Santo Tirso, Engª. Ana Maria Ferreira, e de uma plateia ao rubro para ouvir um dos seus ídolos.


A abertura foi feita pelos alunos, Carlos Coelho, João Costa e João Lopes do 3ºTR e Vitor Rocha do 2º TFC, que prepararam e apresentaram um rap da sua autoria e encantaram todos!
Cantaram poesia com ritmo de rap; a música e a literatura de mãos dadas no momento em que se festejava a festa da poesia.

Olha! Age! Canta..em rap

 A apresentação do nosso convidado foi feita pela Ivânia Costa do 3º TAL.


"A poesia transformou a minha vida".
Estas foram as primeiras palavras que Mundo Segundo dirigiu à plateia. Continuou defendendo, de forma clara e veemente, as suas ideias e apresentando argumentos para combater uma ideia generalizada de que "a poesia é uma seca". Defendeu, também, que "ler não é nada uma seca, pois se queremos ser maiores, ler é a melhor coisa que podemos fazer".
Fez um elogio rasgado à aprendizagem do português e à importância do professor e assumiu o rap "como forma de fazer a aproximação à leitura".
Muito questionado pela plateia, a todos respondeu com cuidado e atenção não se furtando, no final, a um número infindável de selfies que muitos quiseram tirar.

A sessão foi encerrada com a participação do Márcio Ruivo do 2ºTR que nos brindou com mais um momento de "olha!age!canta...em rap".

Parabéns para todos os alunos intervenientes e para a Profª. de Português Lara Guimarães, pela dinâmica da atividade. 


Um agradecimento especial ao nosso convidado Mundo Segundo pelo muito que nos deixou.

Ver aqui reportagem da RTP1
Ver aqui reportagem Santo Tirso TV