Mostrar mensagens com a etiqueta Exposições. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Exposições. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Trabalhos com Livros: exposição

Para celebrar a Semana da Leitura, apresentamos a exposição "Trabalhos com Livros", criada a partir do trabalho desenvolvido em Educação Literária_1º Ciclo.



"Educação Literária" é um domínio de referência nas Metas Curriculares de Português. Da lista de obras trabalhadas, cada turma do 1º Ciclo, selecionou uma, a partir da qual criou uma exposição para dar a conhecer durante a Semana da Leitura.


Uma exposição magnífica a não perder na Biblioteca Geral.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Cadernetas de Leitura: exposição

Para celebrar a Semana da Leitura, apresentamos a exposição "Cadernetas de Leitura", uma atividade do Clube de Leitura. A Biblioteca e o Grupo de Português em trabalho colaborativo.

A Caderneta de Leitura serve para registar os livros lidos, os textos e desenhos produzidos sobre as leituras efetuadas. 
Na semana em que celebramos a festa da leitura e do prazer de ler, é  altura de partilhar as muitas leituras que os nossos alunos do 5º e 6ºanos já fizeram.

  • Nº de alunos: 196
  • Nº de livros apresentados nas turmas: 160 (o 5ºano não apresenta)
  • Nº de leituras registadas nas Cadernetas: 355

Todos os espaços da biblioteca estão decorados com os textos retirados das suas cadernetas de leitura. É visível a diversidade e a riqueza dos textos lidos.
Percorrer a exposição pode, também, ajudar-nos a responder à questão:
  • o que lêm os alunos do 5º e 6ºanos?
  •  estão, ou não, motivados para a leitura recreativa?

Uma exposição a não perder na Biblioteca Geral!



sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Oficina de Escrita:5ºano





Tabuada a rimar 
na Oficina de Escrita, 5ºano





A Oficina de Escrita é como se fosse uma oficina onde se arranjam os carros; na Oficina de Escrita arranjam-se os textos.
Tem como objetivos principais a prática da leitura e da escrita, estimulando a criatividade e a imaginação.


Partindo do livro de João Pedro Mésseder "Versos quase matemáticos", surge o exercício Tabuada a rimar.
Porque escrever é fácil e não há certo ou errado, mas bem ou mal escrito, os alunos do 5ºano deram asas à imaginação e cada um compôs a sua "tabuada a rimar".



Um vez dois dois
Eu tenho dois corações


Um vezes seis seis
Eu gosto da Professora Isabel Reis


terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Rosas dos Ventos... de Natal

 A Biblioteca Geral está decorada com "Rosas dos Ventos...de Natal"



Esta foi a proposta, em forma de concurso, apresentada aos alunos de 7ºano pelo Grupo Disciplinar de Geografia: construir uma "Rosa dos Ventos" alusiva ao Natal, em materiais e técnicas diversificadas, e que pudesse funcionar como enfeite.


Todas as "Rosas dos Ventos" estão em exposição na Biblioteca Geral.
Convidamos os alunos do 2º Ciclo, 5º e 6ºanos, para votarem e, assim selecionarmos a "Rosa dos Ventos" vencedora . 
Os alunos, nas aulas de História e Geografia de Portugal, estão a visitar a exposição e a proceder à votação.
Brevemente daremos a conhecer os resultados.

...uma exposição a não perder!





terça-feira, 29 de novembro de 2016

Apoio ao Estudo. Português

O 5º, 6º e 7ºanos têm, no tempo destinado a Apoio ao Estudo de Português, novas atividades em parceria com a Biblioteca:
  • Oficina de Escrita, 5ºano
  • Clube de Leitura, 6ºano
  • Oficina de Escrita & Clube de Leitura, 7ºano



O que se faz lá?

Pratica-se a escrita e a leitura, estimulando a criatividade e a imaginação.  

Por onde começamos?

Pedindo aos alunos que criassem um logótipo para cada uma das atividades. Todos eles estão em exposição na Biblioteca.  


Em cada turma, pelos alunos, foram selecionados três trabalhos. Agora é altura de um júri, constituído pelos professores de Educação Visual e de Português, selecionarem um trabalho, em cada ano, que passará a ser o logótipo da atividade.




E o que mais fizemos?
Brevemente daremos voz aos alunos e, eles apresentarão estas novas atividades e o que têm feito.

Trabalhos selecionados pelas turmas:

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Exposição: Lenda de S. Martinho


Segundo reza a lenda, num dia frio e tempestuoso de outono, um soldado romano, de nome Martinho, percorria o seu caminho montado a cavalo, quando deparou com um mendigo cheio de fome e frio.

O soldado, conhecido pela sua generosidade, tirou a capa que envergava e com a espada cortou-a ao meio, cobrindo o mendigo com uma das partes. Mais adiante, encontrou outro pobre homem cheio de frio e ofereceu-lhe a outra metade.

Sem capa, Martinho continuou a sua viagem ao frio e ao vento quando, de repente e como por milagre, o céu se abriu, afastando a tempestade. Os raios de sol começaram a aquecer a terra e o bom tempo prolongou-se por cerca de três dias.

Desde essa altura, todos os anos, por volta do dia 11 de novembro, surgem esses dias de calor, a que se passou a chamar "verão de S. Martinho".

Os alunos do 1º Ciclo ouviram a história de S. Martinho, na aula de Expressão Plástica.


Deram asas à imaginação e, com as suas ferramentas coloridas criaram verdadeiras obras de arte.

Uma exposição a não perder na Biblioteca Geral!

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Exposição "Dia mundial da Alimentação"


Para assinalar o dia mundial da alimentação, os alunos, do Jardim de Infância ao 9ºanos, orientados pelos professores de Ciências Naturais, produziram trabalhos com o objetivo de sensibilizar para a prática de uma alimentação saudável.
Os trabalhos estão em exposiçãos na Biblioteca Geral e nos corredores.

 
E, mais uma vez, graças aos trabalhos dos alunos, os espaços ganham mais vida e vestem-se de múltiplas cores.
Parabéns a todos os alunos.
Parabéns aos Professores de Ciências Naturais que dinamizaram esta iniciativa.

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Rosas dos Ventos Ecológicas

...uma exposição e um concurso


Construir uma "Rosa dos Ventos" com materiais reciclados; uma iniciativa do Grupo Disciplinar de Geografia, apresentada a todos os alunos do 7ºano.


Uma proposta que se transformou num concurso. Cada turma elegeu 3 "rosas dos ventos" que estão a concurso e em exposição na Biblioteca; as restantes serão expostas na Festa das Famílias.




As "rosas dos ventos" eleitas pelas turmas  serão avaliadas por um júri que selecionará uma de cada turma.
Mas o público, também, pode eleger a sua favorita AQUI
A "rosa dos ventos" que até ao dia 16 de maio, 12h00, conseguir mais likes receberá um prémio.
Toca a votar e a visitar a exposição!

 
 

segunda-feira, 9 de maio de 2016

9 de maio, Dia da Europa

...assinalado com a exposição "Mapas mentais da Europa"_ 7ºano/Geografia

As ideias que estão na base da UE foram, pela primeira vez, formuladas em 9 de maio de 1950 pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros francês Robert Schuman. É por esta razão que este dia é comemorado anualmente como uma data fundamental para a UE.


A UE é identificada por uma série de símbolos:
  • um círculo de estrelas amarelas num fundo azul;
  • a bandeira europeia com doze estrelas dispostas em circulo simbolizando os ideais de unidade, solidariedade e harmonia entre os povos da Europa;
  • o hino europeu, melodia extraída da Nona Sinfonia de Ludwing Van Beethoven, composta em 1823.
Hino da Europa


O INA junta-se às comemorações do "Dia da Europa" apresentando a exposição " Mapas mentais da Europa", elaborados pelos alunos do 7ºano/Geografia.


Nas primeiras aulas de Geografia, todos os alunos do 7ºano foram convidados a desenharem, numa folha A4, a representação mental do continente onde vivem.
Agora, num momento em que os alunos já têm uma perceção mais realista da Europa, dos países e das suas fronteiras, apresentamos a nossa biblioteca decorada com todos os seus trabalhos.

Um forma de comemorarmos a união, a solidariedade e a harmonia...os princípios que, ainda hoje, estão na base do "Dia da Europa"


quarta-feira, 13 de abril de 2016

O Mundo do Rapaz de Bronze

...uma exposição e um concurso


"Era uma vez um jardim maravilhoso, cheio de grandes tílias, bétulas, carvalhos, magnólias e plátanos.
Havia nele roseirais, jardins de buxo e pomares. E ruas muito compridas, entre muros de camélias talhadas. (...) E havia um campo com trigo e papoilas e um pinhal, onde, entre mimosas e pinheiros, cresciam urzes e fetos.
(...) E no centro da ilha estava uma estátua que era um rapaz feito de bronze. [ as flores decidiram dar uma festa e convidaram Florinda para essa festa] 
 Sophia de Mello Breyner Andresen, In O Rapaz de Bronze

Partindo desta história,  o Grupo de Português lançou aos  alunos do 5ºano, um desafio: recriarem  " O Mundo do Rapaz de Bronze".


Com muita arte, os alunos meteram mãos à obra e apresentaram trabalhos fantásticos que um júri, constituído por professores do Departamento de Artes e Bibliotecaestá a avaliar


E agora, por toda a biblioteca, encontramos: tulipas, rosas, cravos, gladíolos, girassois, Rapazes de Bronze, Florindas e muitos outros elementos que fazem parte desta história.


Todos os trabalhos em exposição...na Biblioteca Geral



" - É o galo - disse o Rapaz de Bronze - é o canto do galo anunciando o fim da noite."


Apresentação dos trabalhos vencedores:
  • dia 15 de abril - 10h05 - Biblioteca