Mostrar mensagens com a etiqueta Encontro com o escritor. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Encontro com o escritor. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Conversa com Francisco Goiana da Silva

Aconteceu no passado dia 26 de outubro, na Biblioteca Municipal de Santo Tirso, um encontro com o escritor tirsense Francisco Goiana da Silva, no qual participaram os alunos do 4ºano.



Francisco Goiana da Silva, é um dos autores do livro "A Matilde está careca", um texto escrito a quatro mãos por antigos alunos da Faculdade de Medicina de Lisboa e ilustrado por José Souto Moura.


O livro retrata a visão destes antigos alunos de Medicina, hoje profissionais de saúde, sobre a importância do trabalho da Operação Nariz Vermelho junto das crianças hospitalizadas.


O 4ºano brindou Francisco Goiana da Silva, escritor tirsense e antigo aluno do INA com recordações que assinalam a sua passagem pelo nosso colégio.

Todas as escolas participantes receberam, de presente, um livro com dedicatória e, a nossa, é deveras especial.
Obrigada Francisco Goiana da Silva (o nosso Kiko, " O pequeno limpa chaminés")



Atividade integrada no MIBE - Mês Internacional da Biblioteca Escolar

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Preparação da conversa...

 ...com Francisco Goiana da Silva e a apresentação do livro "A Matilde está careca"




No Mês Internacional da Biblioteca Escolar, o 4ºano prepara o encontro com o autor tirsense Francisco Goiana da Silva.



É já no próximo dia 26 de outubro que, no âmbito do MIBE - Mês Internacional da Biblioteca Escolar -, a Biblioteca Municipal de Santo Tirso promove Encontros na Biblioteca e, neste dia, com o autor tirsense e a participação do 4ºano.



E, mais uma vez, a biblioteca é o espaço onde a aula de Português acontece, desta vez para conhecer melhor este autor tirsense e antigo aluno do INA.

Francisco Goiana da Silva, capa de "O Nosso Colégio", novembro 2001

"A Matilde está careca" é uma obra escrita a várias mãos, por ex-alunos da Faculdade de Medicina de Lisboa e ilustrada pelo Arquiteto José Souto Moura, que permite abordar de uma forma simples e sensível um tema assustador, assim como dar a conhecer o trabalho dos Doutores Palhaços.


"Os nossos desejos de melhoras", foi a atividade desenvolvida pelo 4ºano que entraram no papel dos Doutores Palhaços para espalhar alegria junto dos amigos e conhecidos que estão doentes.



Atividade integrada no MIBE - Mês Internacional da Biblioteca Escolar

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Apresentação do livro "Deus como Tu"


O livro "Deus como Tu", da autoria de Paulo Duarte, SJ, editado pela Matéria-Prima Edições, foi apresentado ontem, 3 de outubro, no Auditório 2 do Complexo Educativo do Colégio das Caldinhas, que se revelou pequeno para acolher tantos que, com o autor, quiseram partilhar este momento.


O evento foi introduzido pela Orquestra do Pólo das Caldas da Saúde, dirigida pela Profª. Cristina Veloso, que executou Little Pomp and Circunstance de Adward Elgar.
Esta orquestra integra os alunos do  3 º CEB  do INA e de outras escolas que frequentam o CCM - Centro de Cultura Musical.


A condução da sessão esteve a cargo dos "Viajantes da Leitura" do 9ºano que, com brilhantismo, fizeram as ligações entre todos os momentos da noite.

"Deus como Tu" foi apresentado, de forma magnífica, por Maria João Lobato que, começou por referir que a leitura deste livro é tão clara que quase dispensa apresentações e que sublinha o que Deus tem de melhor: a Sua Humanidade.



A génese do livro, as razões da escrita e da sua fluidez, a organização dos textos, a importância do outro e da partilha, palavra com uma carga especial, são temas que são abordados durante mais de 60 minutos.

  "Partilhar , devo-o ao outro(...) Eu gosto de acompanhar pessoas. (...) 

No final, segui-se uma longa e muito personalizada sessão de autógrafos.


O Curso de Restauração preparou e ofereceu um "mimo inesperado", doce e quente para ajudar no regresso a casa.



Não há livros sem leitores.
Obrigada pela presença.
Obrigada Paulo Duarte, SJ pelas partilhas.





segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Conversa com Ana Saldanha

Aconteceu no passado dia 24 de outubro, na Biblioteca Municipal de Santo Tirso, um encontro com a escritora e tradutora Ana Saldanha, no qual participaram os alunos do 7ºA.


A escritora começou por pedir aos alunos que apresentassem as suas questões, mas pertinentes, e não questões que teria de "premiar" com a limpeza de umas quantas prateleiras da biblioteca.


Apaixonou-se pela leitura porque via a mãe e o avô materno a lerem completamente embebecidos. Começou a ler para perceber se era assim tão divertido como via que era para eles. E assim, a partir dos seis anos tornou-se uma leitora compulsiva.


As personagens e as situações retratadas nos seus livros são, muitas vezes, algo que vivenciou. Escreve para remediar e resolver situações, assim como para comemorar ocasiões específicas.


Tem algumas histórias na gaveta, à espera de serem terminadas para que possam, um dia, ser publicadas. Entre elas está uma que retoma uma personagem de outras histórias: a Dulce.


Acredita que nem todos os livros são para toda a gente, mas que é possível cada um de nós encontrar o seu livro. Para os que não gostam de ler, acredita que é possível descobrir prazer na leitura se encontrarem o livro certo.

Mais ou menos meio metro
É quanto mede por fim.
Por pouco tempo, é certo...
Diz-me lá então a mim
Qual é a coisa, qual é ela?
(...)
A resposta à adivinha
tem quatro letras e é
Uma palavra sozinha.
Adivinhaste? 

O nosso João Nuno adivinhou!


Esta e partes de outras histórias foram lidas,  por Ana Saldanha, que imprimindo grande vivacidade à leitura e às respostas a todas as perguntas,  nos brindou com um momento extraordinário de encontro e promoção da leitura.

Atividade integrada no MIBE - Mês Internacional da Biblioteca Escolar

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Para descobrir Ana Saldanha

No Mês Internacional da Biblioteca Escolar, o 7ºA prepara o encontro com a escritora Ana Saldanha 


É já no próximo dia 24 de outubro que, no âmbito do MIBE - Mês Internacional da Biblioteca Escolar -, a Biblioteca Municipal de Santo Tirso promove Encontros na Biblioteca e, neste dia, com a escritora Ana Saldanha e a participação do 7ºA.



E, mais uma vez, a biblioteca é o espaço onde a aula de Português acontece, desta vez para preparar o encontro  com a escritora Ana Saldanha.


Sumário de uma aula em que Biblioteca e Sala de Aula trabalham para o mesmo objetivo: Conhecer a autora e a sua obra, ler e ouvir ler textos de Ana Saldanha, assim como preparar a conversa com a escritora. 

Atividade integrada no MIBE - Mês Internacional da Biblioteca Escolar


terça-feira, 9 de maio de 2017

Encontro com Florbela Castro

Apresentação do livro "Árvore Mãe" aos alunos do 1º Ciclo


No passado dia 5 de maio, os alunos do 1º Ciclo conheceram a escritora Florbela Castro, autora da obra "Árvore Mãe".



Título: Árvore Mãe
Autor: Florbela Castro
Ilustrador: Catarina Torres
Editor: Mercado Azul
ISBN: 9729899903500




"Árvore Mãe" é um livro baseado numa história verdadeira que aconteceu entre uma mãe e uma filha, ao mesmo tempo que nos remete para a nossa mãe maior: a natureza.


Florbela Castro presenteou-nos com uma leitura expressiva do seu texto, deixando, em todos os alunos, a vontade de ouvir mais.


No final não faltaram os tão esperados autógrafos que tornam, sempre, um livro tão especial. 

Obrigada Florbela Castro pela presença e pelo muito que nos deixou!





quarta-feira, 6 de maio de 2015

Encontro com Mia Couto


O encontro com o escritor moçambicano, ontem em Santo Tirso, foi o culminar das atividades dinamizadas pelo município no âmbito do programa "Poesia Livre".


Com uma dinâmica criada nas aulas de Português e orientados pela Profª. Joaquina, os alunos do 7ºA, elevaram as mãos e disseram Mia Couto bem alto e, as palavras do poeta ecoaram pela praça.


Para ti

Para ti criei todas as palavras
(...)
Para ti dei voz às minhas mãos


"CASA", foi a palavra utilizada, por Mia Couto, para associar a Santo Tirso.
" [Em Santo Tirso] a poesia ocupou a rua, as praças, as escolas...e assim a poesia passa a ser das pessoas"... "Não existe essa coisa de escrever para adultos e para crianças...o que o escritor faz é escrever..."



E o INA, pergunta, "Fernando Pessoa dizia <A minha Pátria é a língua portuguesa>. Hoje, 5 de maio é o dia da Língua Portuguesa. Até que ponto se sente, mais do que moçambicano, um homem universal?
"A língua portuguesa é a minha língua. Eu não poderia viver num país que não falasse português.

Obrigado MIA COUTO




quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Um aula de História

...com os alunos do 4ºano

Elisabete Jesus e Eliseu Alves, autores de "A minha História de Portugal" estiveram, no passado dia 9, com os alunos do 4ºano. Apresentaram o referido livro e deram uma entuasiasmante aula de História.






Título: A minha História de Portugal
Autor:Elisabete Jesus, Eliseu Alves
Tipo de documento: livro
Editor: Porto Editora
ISBN: 9789720701909







O que é a História?
Como se constrói a História?
Qual é a importância dos mapas, do espaço e do tempo para a História?
Por que razão é importante "A minha História de Portugal"?
A estas e outras questões responderam os autores, com o apoio de uma participativa e vibrante assistência.
No final, não faltaram os tão esperados autógrafos que tornam, sempre, um livro tão especial.

Agradecemos esta aula magnífica!