Mostrar mensagens com a etiqueta Efemérides. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Efemérides. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Histórias...de pijama

Hoje, Dia nacional do Pijama, as histórias serviram-se, também, para os alunos do 1º Ciclo, de pijama. 


Ao longo do dia as atividades multiplicaram-se. 
Sempre com os amigos de peluche que, à noite os acompanham na cama, os alunos ouviram contar a história "A zebra Camila", visitaram a exposição "A lenda de S.Martinho"e fizeram requisição para leitura domiciliária.


E não esquecemos de colocar mais uma flor na  "árvore das histórias" , desta vez em homenagem à " zebra Camila".


"Uma criança tem direito a crescer numa família", este é o lema do Dia Nacional do Pijama, uma iniciativa da Mundos de Vida
Uma iniciativa lúdica, educativa e solidária que visa defender o direito a todas as crianças nascerem numa família.

Promover a aproximação entre a família e a escola...dar como presente a nossa felicidade... porque "há abraços que transformam uma vida" (Mundos de Vida).

segunda-feira, 9 de maio de 2016

9 de maio, Dia da Europa

...assinalado com a exposição "Mapas mentais da Europa"_ 7ºano/Geografia

As ideias que estão na base da UE foram, pela primeira vez, formuladas em 9 de maio de 1950 pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros francês Robert Schuman. É por esta razão que este dia é comemorado anualmente como uma data fundamental para a UE.


A UE é identificada por uma série de símbolos:
  • um círculo de estrelas amarelas num fundo azul;
  • a bandeira europeia com doze estrelas dispostas em circulo simbolizando os ideais de unidade, solidariedade e harmonia entre os povos da Europa;
  • o hino europeu, melodia extraída da Nona Sinfonia de Ludwing Van Beethoven, composta em 1823.
Hino da Europa


O INA junta-se às comemorações do "Dia da Europa" apresentando a exposição " Mapas mentais da Europa", elaborados pelos alunos do 7ºano/Geografia.


Nas primeiras aulas de Geografia, todos os alunos do 7ºano foram convidados a desenharem, numa folha A4, a representação mental do continente onde vivem.
Agora, num momento em que os alunos já têm uma perceção mais realista da Europa, dos países e das suas fronteiras, apresentamos a nossa biblioteca decorada com todos os seus trabalhos.

Um forma de comemorarmos a união, a solidariedade e a harmonia...os princípios que, ainda hoje, estão na base do "Dia da Europa"


quinta-feira, 24 de março de 2016

Está aí a Páscoa

...uma pausa nos estudos; um tempo para descansar...e um livro pode ser um bom companheiro.
Boas férias de Páscoa.


terça-feira, 22 de março de 2016

Concerto de Páscoa

Terminamos o 2º período com um concerto de Páscoa.


O 6ºC, orientados pelo Prof. Carlos Carneiro, brindou-nos com música e canções que nos alegraram o coração.


Tocam os sinos da torre da igreja,
Há rosmaninho e alecrim pelo chão.
Na nossa aldeia que Deus a proteja!
Vai passando a procissão.




E ao som da música, os nossos convidados especiais, os meninos da Sala dos Azuis e da Sala dos Vermelhos, marcharam e encantaram.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Janeiras e Reisadas

Aconteceu no dia 29 de janeiro, para assinalar e relembrar uma tradição antiga: cantar os Reis e as Janeiras.


Com a participação do 4ºano, do 6ºD e do 7ºA, em colaboração com o Departamento de Artes, apresentou-se, na nossa biblioteca, a história desta tradição cujo nome deriva do mês em que ocorre: janeiro. Daí o seu nome.



Para além da apresentação da história, ouviu-se cantar as tradicionais Janeiras. 

Vamos cantar as janeiras
Vamos cantar as janeiras
Por esses quintais adentro vamos
Às raparigas solteiras

Vamos cantar orvalhadas
Vamos cantar orvalhadas
Por esses quintais adentro vamos
Às raparigas casadas

Foram nossos convidados especiais os residentes da Torre Sénior.


Preservar e manter as tradições é transmitir a nossa História, um legado que cabe a cada um de nós.
Agradecemos a excelente participação de todos os Alunos, assim como a colaboração das Profªs. Estela, Ilda, Teresina e Prof. Carlos Carneiro.


Bem hajam Residentes da Torre Sénior pela Vossa presença.

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Natal

Um Natal de Luz e um 2016 de Paz

Trabalho de Filomena Moinhos
Para haver Natal este natal
talvez seja preciso reaprendermos
coisas tão simples!
Que as mãos preocupadas
com embrulhos
esquecem outros gestos de amor.
Que os votos rotineiros que trocamos
calam conversas que nos fariam melhor.
Que os símbolos apenas se amontoam
e soltam uma música triste
quando já não dizem
aquela verdade profunda.
Para haver Natal este natal
talvez seja preciso recordar
que as vidas começam e recomeçam
e tudo isso é nascimento (logo, Natal!).
Que as esperanças ganham sentido
quando se tornam caminhos e passos.
Que para lá das janelas cerradas
há estrelas que luzem
e há a imensidão do céu.
Talvez nos bastem coisas afinal
tão simples:
o alento dos reencontros
autênticos,
a oração como confiança
soletrada,
a certeza de que Jesus nasce
em cada ano,
para que o nosso natal alguma vez, esta vez,
seja Natal.
P. José Tolentino Mendonça

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Concerto de Natal


Orientados pelo Prof. Carlos Carneiro, os alunos do 6ºano despediram-se do 1º período apresentando um concerto de Natal.


Cinquenta e nove músicos em palco, tocaram, cantaram e encantaram.


Uma sala cheia, com todas as turmas do 6ºano e do 3º e 4ºanos, que vibrou e aplaudiu os colegas.


Música e canções marcaram esta manhã.
É Natal nos nossos corações.
Obrigada 6ºano!
Obrigada Prof. Carlos Carneiro. 




quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Exposição "Memórias do Colégio de La Guardia: 1916-1932"


No passado dia 2 de dezembro, no Museu Padre José Carvalhaes, inaugurou-se a exposição temporária "Memórias do Colégio de La Guardia: 1916-1932".


Esta exposição foi inicialmente organizada e apresentada pela Câmara Municipal de Caminha, a 25 de agosto e, aí, teve como Comissário o Dr. Rodrigo Pita de Meireles, antigo aluno do INA.


A exposição integra espólio do Colégio das Caldinhas e documentos de coleções particulares de José João Rio Tinto Azevedo, antigo aluno de S. João de Brito, de Rita Costa e Teresa Campos Pimenta, de Caminha.
A Câmara Municipal de Caminha fez-se representar pela Drª. Celina Lopes da Biblioteca Municipal.


La Guardia foi um dos locais, além fronteiras, que acolheu o Instituto Nun'Alvres nos primeiros anos da sua existência. Como explicar a existência de um colégio português, dirigido por jesuítas portugueses, para alunos portugueses fora de Portugal?



(...) O Instituto Nun'Alvres esteve à mercê de variadas convulsões sócio políticas que agitaram fortemente a Europa nas primeiras décadas do século XX. (...) [Em 1910 é decretada a expulsão dos jesuítas] (...) A 7 de novembro realiza-se a abertura das aula na Bélgica em Jette-Saint-Pierre. (...) Em 1916 o Instituto Nun'Alvres aproxima-se ainda mais do território português. Instala-se nas imediações de La Guardia, nome que lhe ficaria tão ligado, e o tornaria bem conhecido em Portugal durante quase duas décadas, como o Colégio de La Guardia. (...) Na tarde de 6 de Fevereiro, dia em que oficialmente se abandonou La Guardia, já o Colégio começava a instalar-se na casa que funcionara até então como Hotel." Carvalhaes, 1992


Esta é uma história que a exposição e o Museu Padre José Carvalhaes ajudam a contar: a história do nosso colégio que continua a ser o mesmo, fiel às tradições educativas da Companhia de Jesus e aos seus ideais de formar "homens para os outros".



Um agradecimento especial ao Dr. Rodrigo Meireles pela presença e pela concepção deste projeto e aos Representantes da Câmara de Caminha, Comunidade Educativa, Associação de Pais, Antigos Alunos e Curso de Restauração presentes na inauguração da exposição.



quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Dia Mundial da Alimentação: programa


O Grupo de Ciências Naturais, o Curso Profissional Técnico de Restauração e a Biblioteca Geral, dinamizam, em conjunto, o Dia Mundial da Alimentação que se assinala na próxima 6ª.feira, 16 de outubro.

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Dia Mundial da Música

Como forma de assinalar o Dia Mundial da Música, que comemoramos no dia 1 de outubro, apresentamos a exposição Mostra de Instrumentos Musicais, Concertos e aulas sobre Construção de instrumentos musicais.


Numa iniciativa do Grupo de Artes, ao qual se juntaram a Biblioteca Geral, o CCM - Centro de Cultura Musical e o Museu Padre José Carvalhaes, assistimos, ao longo do dia, a vários momentos de homenagem à música.


A exposição "Mostra de instrumentos musicais" é composta por instrumentos que pertencem aos alunos do 5º e 6ºanos.


Na apresentação da exposição, o Prof. João Junqueira, acompanhado pelos professores Duarte Faria e Carlos Carneiro, cantou músicas da sua autoria inseridas no CD "Cantos renascidos".


Tivemos dois concertos de "Música no Museu"  com os alunos do CCM, orientados pelo Prof. André Amaro.


Ao longo do dia o Prof. Carlos Carneiro falou às suas turmas sobre "Construção de instrumentos musicais", dando a conhecer ferramentas, madeiras e planos utilizados.



Um dia em que a música deu o tom e "onde as palavras falham a música fala". (Hans Christian Andersen)