segunda-feira, 25 de junho de 2018

O jardim encantado do Rapaz de Bronze

No passado dia 20 de junho, foi dia de celebração pública de aprendizagens. Os alunos do 5ºano apresentaram, perante uma audiência constituída pela Família e Professores, o 3º projeto desenvolvido este ano letivo 2017.2018: "O jardim encantado do Rapaz de Bronze".


Este foi o resultado do desafio inicial apresentado no 3º período em ABP - Aprendizagem Baseada em Projetos - "Adaptar para texto dramático a obra <O Rapaz de Bronze> de Sophia de Mello Breyner Andresen e apresentar à Comunidade a sua dramatização."
Pais e Professores foram, também, convidados a integrarem o produto final: a dramatização.



E o trabalho começou com a leitura e análise integral da obra, adaptação para texto dramático com a participação de 30 personagens, envolvimento dos Pais, conceção e realização de todos os adereços.                               E, assim nasceu "O jardim encantado do Rapaz de Bronze" que envolveu:
  • As disciplinas de Português, Ciências Naturais e Educação Visual;
  • A Família e a Biblioteca.
Montagem do cenário
No dia 20 os ensaios começaram logo de manhã e prolongaram-se ao longo do dia.


Ao final da tarde foi altura da equipa de caracterização entrar em ação e ajudar a dar vida ao Gladíolo, Buxo, Orquídea, Avenca...e a todas as outras personagens.


Equipa de caracterização
"Era uma vez um jardim maravilhoso, cheio de grandes tílias, bétulas, carvalhos, magnólias e plátanos. Havia nele roseirais, jardins de buxo e pomares. E ruas, muito compridas, entre muros de camélias talhadas [ e uma casa no meio do jardim que naquela noite brilhava com as luzes da festa]"


"Lá dentro viam-se homens todos vestidos de preto e senhoras todas vestidas de sedas claras, com brincos nas orelhas e colares no pescoço. E todas riam, conversavam e dançavam."



"Quero que me dês licença para eu organizar uma festa: uma festa aqui no jardim, uma festa de flores igual à festa dos homens."



" As coisas extraordinárias e as coisas fantásticas também são verdadeiras."  Andresen, Sophia de Mello Breyner In O Rapaz de Bronze


Uma festa verdadeiramente memorável.
Parabéns a todos os intervenientes: Alunos, Pais e Professores de Trabalho de Projeto.

3 comentários:

  1. Prof. Maria
    José escreve o rapaz de bronze a dizer que gostei muito deste espectáculo

    ResponderEliminar
  2. Prof. Maria
    José escreve o rapaz de bronze a dizer que gostei muito deste espectáculo

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar