quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Chiu! Estamos a pensar!

Projeto interdisciplinar do 5º e 6ºanos, desenvolvido durante o 1º período, segundo a metodologia ABP - Aprendizagem baseada em projetos -.

"Silencioso(s)" - 5ºano - produto de grupo

Esta nova metodologia justifica-se pois a sociedade atual e as suas mutações, particularmente com a influência das novas tecnologias, têm vindo a colocar novos desafios, nomeadamente na educação, provocando a reflexão nas competências, que vão além de conhecimentos. 

"Silencioso(s)" - 5ºano - produto de grupo

Este modelo de aprendizagem que leva à introdução de trabalhos de projeto que obrigam os alunos a irem eles próprios à procura de informação, tornando a sua aprendizagem mais significativa, com base em atividades que juntam várias disciplinas, apresenta-se como uma nova forma de abordar o currículo. Porque na vida real é assim que se trabalha.

"Silenciador(es)" - 6ºano - produto de grupo
É de consenso que as competências necessárias para o sucesso no século XXI são diferentes das do século XX. Destacamos o quadro europeu de referência relativo às competências: criatividade, colaboração, competência digital, pensamento crítico e responsabilidade pessoal e social. 


"Silenciador(es)" - 6ºano - produto de grupo
A metodologia de aprendizagem baseada em projetos promove todas estas competências e ferramentas indispensáveis para o século XXI. 

Chiu! Estamos a pensar! 
Projeto desenvolvido em trabalho colaborativo...com a Biblioteca!


2 comentários:

  1. É um orgulho ter pessoas como a Dra Maria José a "liderar" projetos tão pertinentes assim como motivadores para as nossas crianças..... "A brincar também se aprende" e sim é este o caminho com que me identifico! Crianças motivadas serão sempre alunos felizes e dedicados. Aprendizagens ativas/sistémicas centradas no aluno, serão sempre as mais eficazes.... Bem-haja a toda a equipa que acompanhou todo este projeto ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Educadora
      Alexandra Costa

      Muito agradecemos as suas palavras.
      Alunos felizes fazem coisas extraordinárias.
      Este é o caminho, este é nosso caminho, também com a Família e com a Equipa de Educadores que, diariamente, leva ao terreno todos os projetos.

      Eliminar