quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Exposição "Memórias do Colégio de La Guardia: 1916-1932"


No passado dia 2 de dezembro, no Museu Padre José Carvalhaes, inaugurou-se a exposição temporária "Memórias do Colégio de La Guardia: 1916-1932".


Esta exposição foi inicialmente organizada e apresentada pela Câmara Municipal de Caminha, a 25 de agosto e, aí, teve como Comissário o Dr. Rodrigo Pita de Meireles, antigo aluno do INA.


A exposição integra espólio do Colégio das Caldinhas e documentos de coleções particulares de José João Rio Tinto Azevedo, antigo aluno de S. João de Brito, de Rita Costa e Teresa Campos Pimenta, de Caminha.
A Câmara Municipal de Caminha fez-se representar pela Drª. Celina Lopes da Biblioteca Municipal.


La Guardia foi um dos locais, além fronteiras, que acolheu o Instituto Nun'Alvres nos primeiros anos da sua existência. Como explicar a existência de um colégio português, dirigido por jesuítas portugueses, para alunos portugueses fora de Portugal?



(...) O Instituto Nun'Alvres esteve à mercê de variadas convulsões sócio políticas que agitaram fortemente a Europa nas primeiras décadas do século XX. (...) [Em 1910 é decretada a expulsão dos jesuítas] (...) A 7 de novembro realiza-se a abertura das aula na Bélgica em Jette-Saint-Pierre. (...) Em 1916 o Instituto Nun'Alvres aproxima-se ainda mais do território português. Instala-se nas imediações de La Guardia, nome que lhe ficaria tão ligado, e o tornaria bem conhecido em Portugal durante quase duas décadas, como o Colégio de La Guardia. (...) Na tarde de 6 de Fevereiro, dia em que oficialmente se abandonou La Guardia, já o Colégio começava a instalar-se na casa que funcionara até então como Hotel." Carvalhaes, 1992


Esta é uma história que a exposição e o Museu Padre José Carvalhaes ajudam a contar: a história do nosso colégio que continua a ser o mesmo, fiel às tradições educativas da Companhia de Jesus e aos seus ideais de formar "homens para os outros".



Um agradecimento especial ao Dr. Rodrigo Meireles pela presença e pela concepção deste projeto e aos Representantes da Câmara de Caminha, Comunidade Educativa, Associação de Pais, Antigos Alunos e Curso de Restauração presentes na inauguração da exposição.



Sem comentários:

Enviar um comentário