quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Visita à Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais


Os alunos do 11º ano visitaram a Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica de Braga.
Esta visita inseriu-se nas comemorações do Dia Mundial da Filosofia que se celebrou no passado dia 19 de novembro e foram organizadas pelo Curso de Filosofia.


Para além do INA, a participação estendeu-se a outras escolas de Braga, Vieira do Minho e de Vila Nova de Famalicão, nomeadamente Maximinos, Carlos Amarante, D. Maria II, Vieira Araújo e Padre Benjamim Salgado.


Na Faculdade, a Escola Superior mais antiga de Braga,  a sessão de boas vindas foi proferida pelo Diretor, Professor Doutor Miguel Gonçalves, seguindo-se a palestra "Lemingues e Potlatch" apresentada pelo Professor Doutor Miguel Dias Costa.


Assistiu-se, ainda, a um conjunto de testemunhos sobre "A Filosofia Hoje", apresentados por antigos e atuais alunos do Curso de Filosofia.
Todos tentaram responder à questão "a importância da Filosofia na vida diária" e "porquê estudar Filosofia hoje".`


No final das palestras seguiu-se uma visita à Biblioteca, ao CAB e às instalações da Faculdade de Ciências Sociais.



No final desta visita o "que é isso da Filosofia e para que serve" estava mais claro na cabeça dos nossos alunos.Ajuda a defender as nossas posições, apresenta-nos argumentos, ensina-nos a questionar e a apresentar as nossas opções, as nossas escolhas.
A Filosofia é uma disciplina de rigor e serve para o desenvolvimento do pensamento crítico e rigoroso.


Um agradecimento especial à Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica de Braga, particularmente à coordenação do Curso de Filosofia, que nos proporcionou esta oportunidade de, em conjunto, celebrarmos e assinalarmos o Dia Mundial da Filosofia. 
Aos Professores de Filosofia do INA, Alberto Jerónimo e Fernanda Paula, que, como Mestres, conduziram os alunos a mais uma experiência de "amor à sabedoria".




Sem comentários:

Enviar um comentário