quarta-feira, 27 de maio de 2015

Projeto "Educa o Olhar"

...testemunho de Rui Sobral


Integrado no projeto "Educa o Olhar" - Geografia - 9ºano, um grupo de alunas do 9ºE promoveu um encontro com o escritor Rui Sobral.

Grupo organizador: Márcia; Andreia; Mariana; Adriana; Mª.João; Helena; Francisca; Sara e Rui Sobral
Através deste projeto, os alunos trabalharam a questão dos "Contrastes de Desenvolvimento" com vista à promoção da educação para o desenvolvimento e à consciencialização de uma cidadania global.
No âmbito deste projeto, pretendia-se a apresentação de trabalhos teóricos e práticos onde se demonstrasse  a importância da educação no atenuar dos constrastes de desenvolvimento. 


O testemunho apresentado, hoje, por Rui Sobral às turmas do 7ºC e 7ºF centrou-se nas seguintes questões:
  • Qual a importância da educação?
  • De que modo estudar pode alterar as nossas vidas?
  • Como é que a educação alterou a minha vida?

Perante uma plateia atenta, Rui Sobral foi apresentando o seu próprio percurso escolar e profissional, fazendo questão de salientar que nem sempre gostou, em termos profissionais, do que fez. Refere, também, a importância do aprender, do questionar, da escola, dos professores no seu crescimento pessoal e profissional.

Com referências constantes a autores e textos que o marcaram e marcam, esteve com cada turma cerca de 60 minutos que passaram a correr!


 "Com os nossos pés construimos o nosso próprio caminho...são pilares do nosso aprender crescendo: a curiosidade, a criatividade e a reflexão".

Agradecemos a presença, o testemunho e a partilha.
Bem haja.

Um agradecimento, também, ao grupo de alunas do 9ºE que, de uma forma exemplar, organizaram e dinamizaram a sessão.


1 comentário:

  1. Parabéns por mais uma grande iniciativa. Bem hajam todos os que contribuíram para a sua realização.
    Era muito proveitoso haver iniciativas ligadas à educação especial, pois há crianças no colégio, e o trabalho que têm feito com elas é de louvar , muito dignificante , . Mas muito mais se poderá se fazer em prol do seu desenvolvimento e felicidade, os pais e a escola podem ser um grande contributo na realização de projetos ou iniciativas, para construir um futuro melhor para estas lindas crianças .
    Bem hajam .

    ResponderEliminar