quarta-feira, 6 de março de 2013

O Mar

O Mar - trabalho de João Gabriel - 5ºE

      O mar é um dos grandes mistérios existentes no grande e belo planeta Terra. Este planeta  é conhecido como Planeta Azul devido a ele. Com ele, algumas pessoas morrem, mas sem ele, todas as pessoas morreriam.
    O mar, como nós, foi evoluindo ao longo dos tempos. No início, éramos um ser unicelular, assim como o mar era só um oceano. Mudamos, evoluímos e tempos duros vieram, tais como a peste negra e o aumento dos glaciares na idade do gelo. Demos-lhe um rei e veneramo-lo como um Deus. Para os Gregos foi o rei Poseidon e Neptuno para os Romanos. Talvez se devesse ao medo ou à gratidão pelo alimento e pelas riquezas inimagináveis que existiam e ainda existem no mar.
  Portugal é um país junto ao mar, o que facilitou nas descobertas de outros países e de caminhos marítimos. Ao longo dos séculos Portugal teve navegadores importantes que viajaram até aos quatro cantos do mundo, que enfrentaram as águas profundas e os monstros marítimos que se julgavam existir no fundo do mar.
   Mas, nos tempos de hoje, poluímos o mar e levamos à extinção muitas das espécies marítimas maravilhosas.
   Por vezes dou comigo a pensar se não existe outra forma de tratar o mar, principalmente vendo tudo o que ele fez e faz por nós!

Diogo Ribeiro - 9ºC
(Semana da Leitura 2013 - Concurso "O Mar", texto livre)

Sem comentários:

Enviar um comentário