terça-feira, 29 de maio de 2012

Entrega de diplomas aos "Amigos da Biblioteca"



13h00 na biblioteca: distribuição de diplomas aos "Amigos da Biblioteca". Com a presença e apoio da Profª. Salete, Responsável do 6ºano e da Profª. Otília, profª. de Português, foram distribuídos 26 diplomas. Premiaram a dedicação, colaboração e empenho deste grupo magnífico. Esperamos contar convosco no próximo ano. Obrigada pela colaboração!

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Amigos da Biblioteca


"Amigos da Biblioteca", um clube que funcionou ao longo deste ano letivo 2011-12.
Dos seus objetivos destacamos aquele que mais se evidenciou: "Auxiliar a biblioteca no desenvolvimento de determinadas tarefas". Assim, especialmente durante o intervalo do almoço, os "Amigos da Biblioteca" foram uns bibliotecários fantásticos e muito colaborantes.
  Para assinalar e premiar o seu trabalho, na próxima 3ª.feira, 29 de Maio às 13h00, serão distribuídos os diplomas "Amigos da Biblioteca 2011-12".

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Exposição: Os ovos misteriosos

"Era uma vez uma galinha que todos os dias punha um ovo. E todos os dias vinha a dona, com uma cestinha, tirar-lho.(...) um dia encontrou um ninho cheio de ovos de todos os tamanhos e feitios".



"Os ovos misteriosos", uma exposição concebida pelos alunos do 1ºano a propósito do livro de Luísa Ducla Soares "Os ovos misteriosos". Depois da leitura da obra, nas aulas dedicadas ao PNL - Plano Nacional de Leitura - , cada aluno criou e decorou um ovo a seu gosto.
Ovos de todas as cores, pequenos e grandes animam a entrada da nossa biblioteca. Anda daí conhecer estes "ovos misteriosos" dos alunos do 1ºano...





Título: Os ovos misteriosos
Autor: Luísa Ducla Soares
Ilustrador: Manuela Bacelar
Tipo de documento: livro
Editora: Afrontamento
ISBN:978-36-0338-1


terça-feira, 22 de maio de 2012

Concurso: A voz leitora

Il. Maria Ramos 2008/09

E chegou ao fim a"A voz leitora", um concurso que envolveu 66 alunos do 1º ciclo e várias sessões de leitura que permitiram dar a conhecer excelentes leitores. O júri teve o seu trabalho muito dificultado; os participantes empenharam-se imenso e estudaram muito bem os textos propostos. E agora chegou o momento de apresentar os vencedores.

Por ordem alfabética do nome, indicamos os alunos vencedores do concurso "A voz leitora" 2012:


1ºano 
Francisco Azevedo Fernandes
Joana Pereira da Silva

2ºano
Diogo Luís Araújo Borges Martins
Marta Afonso Ribeiro Amorim


3ºano
  Francisco Luís Magalhães Ilhão
  Gabriela Maria Cardoso de Abreu

4º ano
António Carlos Neves Machado da Costa Almeida
Inês de Araújo Camposinhos

Parabéns para os alunos referidos e para todos que participaram neste concurso.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Uma história de amor: Morrer ao seu lado

In http://mrcurtura.blogspot.pt/2012/05/morrer-ao-seu-lado.html



Um video para os fãs da animação e dos livros.





Stop Motion para os amantes de livros: Morrer ao seu lado. Este filme surgiu da troca de ideias entre Spike Jonze ( diretor de Quero ser John Malkovich) a artesã Olympia Le-Tan e o diretor Simon Cahn. O cenário é a famosa livraria Shakespeare an Company.
...assista...



Spike Jonze: Mourir Auprès de Toi on Nowness.com.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Projeto Cesareia


 No passado dia 7 de Maio foi apresentado no auditório da Biblioteca Nacional, o projeto Cesareia do qual a nossa biblioteca faz parte, integrando o seu catálogo coletivo.


"O PROJECTO CESAREIA – PORTAL DAS BIBLIOTECAS ECLESIAIS PORTUGUESAS – nasce da dinâmica de reflexão entre o Grupo de Trabalho para a área das Bibliotecas e do Livro e o Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, da Conferência Episcopal Portuguesa.

Procura-se, com esta iniciativa, proporcionar às instituições da Igreja (dioceses, seminários, universidades, colégios e ordens religiosas, entre outras) uma dinâmica global e concertada de actuação na área do Livro e das Bibliotecas, consentânea com os actuais padrões de intervenção, e estabelecer um equilíbrio entre os valores culturais e pedagógicos deste património, em ordem à sua fruição e respeito pela identidade específica de que é portador." 
In http://www.cesareia.com/index.php/projecto/apresentacao

Para saber mais sobre o Projeto Cesareia visitar http://www.cesareia.com/

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Exposição itinerante...para a Tomás Pelayo

Parte da exposição  "Uma escultura - uma intenção - uma reflexão - uma abordagem", elaborada pelos alunos do 8º e 9º anos, está, a partir de hoje, exposta na Biblioteca da Escola Secundária Tomás Pelayo.

 

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Exposição...para ver na biblioteca


Uma escultura
uma intenção
uma reflexão
uma abordagem

...um trabalho do 8º e 9º anos, desenvolvido nas aulas de EV, tendo como ponto de partida as esculturas do MIEC - Museu Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso.

...para ver na biblioteca até dia 21 de Maio.




"Adorei a exposição dos trabalhos na biblioteca, pois gosto da ideia dos trabalhos dos alunos serem expostos para todos verem e aprenderem..."
Bárbara Lopes - 8ºB

" O trabalho realizado para a preparação das eculturas foi muito interessante, aprendi várias coisas. Não fazia ideia que existiam tantas esculturas em Santo Tirso, que é tão perto de nós e nem reparamos nelas. Gostei muito da exposição na biblioteca. Proporcionou-me descobrir ainda mais esculturas do MIEC."
Francisca Rego - 8ºB

Esta escultura inspirou-me de uma maneira sentida.Cada coroa circular representa etapas da minha vida e cada quadrado representa um obstáculo que tive de ultrapassar. Ana Rafaela - 8ºE


" Com este trabalho aprendi muito; aprendi que as esculturas são formas de representar sentimentos, gostos e principalmente que cada pessoa faz a sua arte."
Rita Silva - 8ºA


" Esta exposição transmite o trabalho dos alunos durante a realização dos projetos. Conseguimos aumentar o nosso conhecimento sobre a arte e  sobre várias esculturas que merecem ser homenagedas." 
Patrícia Sousa - 8ºA



quarta-feira, 9 de maio de 2012

Prazer de ler

Prazer de ler...alunos apresentam as suas leituras...





Título: Eragon
Autor: Christopher Paolini
Tipo de documento: livro
Editora: Asa
Coleção: Triologia da Herança
ISBN:978-989-5579-242




Sinopse:

Um menino… um dragão… um mundo de descobertas.

Quando Eragon encontra, na floresta, uma pedra azul polida, acredita que poderá ser uma descoberta de sorte para um simples rapaz do campo: talvez sirva para comprar a carne que alimentará a família durante o inverno. Mas no momento em que um dragão nasce de dentro da pedra, ligando-se a ele com tal força que os dois passam a ser metade um do outro, Eragon percebe que está diante de um legado quase tão antigo quanto o próprio Império. Da noite para o dia, de uma pacata vida num pequeno vilarejo, ele é lançado para um arriscado novo mundo movido pelas tramas do destino, da magia e do poder. Empunhando uma espada lendária e seguindo as sábias palavras de um velho contador de histórias, Eragon e sua outra metade, a leal dragão fêmea Saphira, terão de se aventurar por terras perigosas e enfrentar inimigos sombrios num Império governado por um rei cuja maldade não conhece fronteiras. Aos jovens Eragon e Saphira foi dada a responsabilidade de alcançar a glória dos lendários heróis da Ordem dos Cavaleiros de Dragões.


Prazer de ler...

Li este livro que, a meu ver, se tornou um pouco viciante. Agora vou no terceiro volume da mesma coleção.

Apesar de no ato de compra, nada em especial neste livro me chamasse a atenção, o gostar de livros de fantasia e o dragão da capa convidava-me a lê-lo.

Recomendo-o a todas as pessoas que estiverem a ler este texto.  É de leitura fácil, sempre a surgirem personagens e histórias novas, mas fáceis de se perceber.

Se tivesse de realçar uma personagem, escolhia Saphira. Uma personagem engraçada que até gosta de hidromel:-)
O livro é meu, mas existe na biblioteca.

Adeus e boa leitura!


João Alexandre - 6ºB

terça-feira, 8 de maio de 2012

O meu livro

O meu livro: queres ler?

Josiana Carneiro, antiga aluna do INA, sugere:



O livro:
O livro que escolhi é  “Um, ninguém e cem mil” do escritor italiano  Luigi Pirandello.

Razões da escolha:
Vitangelo Moscarda – Gengè para os amigos – era feliz e vivia tranquilo e confortável até que, aos 28 anos, descobre (!), na sequência de um comentário da mulher, que tem o nariz torto. Assim, ligeiramente inclinado para o lado direito.
E esta constatação, aparentemente inofensiva, tem um impacto absolutamente devastador na sua vida. Como era possível que tivesse vivido 28 anos consigo próprio e, vendo-se todos os dias ao espelho, nunca tivesse reparado naquele pormenor que, afinal, era do conhecimento geral? E se toda a gente soube primeiro do que ele desse seu pequeno defeito físico, quantas mais características lhe atribuiriam que ele desconhecia? Pior: seria possível que, quando olhassem para ele, não vissem o mesmo que ele via quando se olhava ao espelho?

Foi assim que, já quando começava a acreditar que sabia da vida tudo aquilo de que precisava, Gengè descobriu que não era só um. Era vários: era o um que ele conhecia, e o outro, que desconhecia, mas era familiar às outras pessoas. E como as outras pessoas eram tantas, ele era tantos quantos elas eram...

Mais aterrador ainda: os outros nunca iam vê-lo como ele se via a si próprio, nem ele ia algum dia conhecer os vários Gengès que os outros conheciam. Gengè era vários ao mesmo tempo e esses vários nunca se conheceriam...! Se isto não é assustador, honestamente, não sei o que será...

Mas, por outro lado... se, afinal, não ia nunca poder controlar a imagem que os outros tinham de si – se nem sabia que imagem era essa! –, qual seria a ideia de viver para corresponder às espectativas de qualquer outra pessoa que não ele próprio? E o que é que teria feito diferente se soubesse disto desde sempre?

E a ideia que começou por ser assustadora acabou por ser libertadora...


Luigi Pirandello, Prémio Nobel da Literatura em 1934, escreve de forma despretensiosa e conseguiu entusiasmar-me com a forma prática e cómica como apresenta as suas personagens e descreve os seus dramas, transformando questões complexas e eternas dúvidas existenciais em reflexões animadas que espero vos divirtam tanto quanto me divertiram a mim!



N.A.: A descrição acima tem, provavelmente, tanto da história de Pirandello como da minha própria perceção  sobre ela, pelo que é possível que quem se sinta entusiasmado para lê-la a interiorize de forma diferente. E teremos tantas histórias quantos leitores. E eu brindo a isso!


Título: Um, ninguém e cem mil
Autor: Luigi Pirandello
Tipo de documento: livro
Editora: Cavalo de Ferro
ISBN: 978-989-623-041-8




Biografia

Josiana Reis Carneiro

Nasci em 1985 e comecei o meu percurso no Colégio logo na Infantil. 
Interrompi-o do 1.º ao 4.º anos, que fiz na Escola Primária de Areias, e voltei no 5.º ano, em 1995.

Só voltei a deixar esta escola em 2003, quando concluí o ensino secundário, na área de Humanidades.

Licenciei-me em Direito na Universidade Nova de Lisboa, onde concluí também o mestrado (pós-Bolonha) em Ciências Juridico-Empresariais.

Vivo em Lisboa desde então, e trabalho atualmente como jurista na área do Direito das Telecomunicações

 ....e agora ofereço o livro à biblioteca para que o possas ler...

segunda-feira, 7 de maio de 2012

A brincar, a brincar, vamos rimar...

O nosso trabalho tem sido desenvolvido na biblioteca. Selecionamos palavras e depois construímos poemas que falam da vida e do melhor modo de ela ser vivida.
Esperemos que gostem.

Carina Costa - 8ºE e Profª. Fernanda Paula

Palavras em AR que vamos usar para rimar

Sonhar
Caminhar
Falar
Terminar
Fixar
Andar
Amar
Cantar
Encantar
Desanimar
Namorar
Par
Recomeçar

Amar é
Caminhar a par
E falar
É encantar
É namorar
É fixar
É também, algumas vezes, desanimar
Para depois recomeçar.

Profª. Fernanda Paula e Carina

Palavras em ER que vamos usar para rimar

Chover
Comer
Correr
Ser
Ler
Conhecer
Reconhecer
Viver
Saber

Hoje está a chover 
Só me apetece comer
Mas há que reconhecer
Que mais importante é por exemplo, correr
Bem como ler
Para melhor conhecer
Para melhor saber viver
E tudo isto é importante para melhor Ser! 


Carina Costa - 8ºE

Novidades na Biblioteca

E mais uma semana a começar com com livros novos!
Este é o local onde podes encontrar, sempre, as últimas novidades!

Expositor de novidades

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Espaço de Troca


E porque hoje é a 1ª.sexta-feira do mês, é dia de Espaço de Troca. Neste espaço podes trocar um livro pessoal, em bom estado, por outro.
Aventuras, BD, Policiais...várias são as escolhas que podes fazer e assim, aumentar a tua coleção.
Aparece na biblioteca!

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Concurso: A voz leitora

Il. Marie Desbons. Fonte: http://bibliocolors.blogspot.pt/



Começa hoje e termina a 21 de Maio, para o 1º ciclo,  o mais célebre concurso promovido pela bilioteca:  
"A voz leitora"












  • Objetivo:
Realçar a prática da leitura como factor determinante para o aperfeiçoamento da expressão oral e escrita.
  • Modalidade: 
Leitura em voz alta. 
  • Etapas do concurso
  1. Inscrições dos alunos
  2. 1ª. fase da leitura em voz alta: os alunos lêem um texto seleccionado pelo professor. Após esta leitura o júri pronuncia-se e o aluno passa, ou não à fase seguinte.
  1. 2ª. fase da leitura em voz alta: os alunos lêem um texto seleccionado pelo júri do concurso e dado a conhecer com antecedência. Após esta leitura o júri pronuncia-se e o aluno passa, ou não à fase seguinte.
  1. 3ª. fase da leitura em voz alta: os alunos lêem um texto seleccionado pelo júri do concurso e dado a conhecer no momento. Após esta leitura, o júri pronuncia-se sobre os vencedores.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Exposição itinerante...para S. Rosendo



A exposição "Uma escultura - uma intenção - uma reflexão - uma abordagem", foi elaborada no âmbito da atividade "A poesia está na rua", proposta a todas as escolas do concelho, pela Câmara Municipal de Santo Tirso.

O tema para as atividades deste ano, teve como pano de fundo o MIEC - Museu Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso - e a relação entre a poesia e as artes visuais. 


As esculturas "saltararam do MIEC" para a Sala de Educação Visual. Os alunos, a partir de uma obra e após uma reflexão crítica da intenção do autor, refizeram propostas de esculturas públicas ora com base em sólidos geométricos - 8º ano - ora com materiais recicláveis - 9º ano .
O resultado deste trabalho, coordenado pelo Departamento de Expressões, é a magnífica exposição que tem animado a nossa biblioteca.

Hoje foi dia de mostrar uma seleção destes trabalhos na Biblioteca da EB 2,3 de S. Rosendo.
Um grupo de alunos, representantes do 8º e 9ºanos, acompanhados das professoras Francisca e Teresina fizeram a apresentação dos trabalhos, explicando a sua génese e a forma de conceção.
Agradecemos o magnifico acolhimento proporcionado pelas professoras bibliotecárias Salete Figueiredo e Isabel Dias, assim como a presença das senhoras directora e subdiretora Drª. Olinda Marques e Mónica Nogueira.
 
A exposição permanecerá na EB 2,3 de S. Rosendo até à próxima semana e daqui partirá para a Escola Secundária de Tomás Pelayo.Estão de parabéns todos os autores destes magníficos trabalhos, e o grupo que tão bem representou o INA.