segunda-feira, 4 de junho de 2012

O meu livro

O meu livro: queres ler?

Cristina Pires, Secretária da Direção do INA, sugere:

O livro:
O livro que escolhi é  “O fio da navalha” do escritor inglês Somerset Maugham.

Razões da escolha:

Na minha adolescência lembro-me de ler até muito tarde antes de adormecer e de, alguns livros, me provocarem um entusiasmo tal que acordava, a meio do sono, para prosseguir a leitura.

Há livros que me envolvem de tal forma que quase me sinto parte deles… parte da história. “O fio da navalha” teve esse efeito – o de me despertar do sono -, ávida de descobrir e acompanhar o desenrolar dos acontecimentos.

Da Primeira à Segunda Guerra Mundial, passando pela Grande Depressão, o autor leva-nos, através das sociedades francesa, americana e inglesa, à verdade mais recôndita da alma e do sentimento humanos.

Apesar de a ação ter lugar no início do século passado, o livro surpreende pela sua atualidade. Isabel cultiva a aceitação e o prestígio social enquanto que Larry embarca numa obstinada e redentora odisseia espiritual. Larry encontra o sentido para a vida numa daquelas que considero das mais belas descrições e que, aqui, partilho convosco:

“- Não tenho talento descritivo , não domino as palavras para com elas pintar quadros; não consigo dizer-lhe, de forma a que consiga visualizar, como era grandioso o espectáculo que se desenrolava à minha frente à medida que o dia despontava em todo o seu esplendor. Aquelas montanhas cobertas de densa relva, a névoa ainda enleada nas copas das árvores e o lago sem fundo lá em baixo. O sol incidiu no lago através de uma fresta nas alturas e o lago brilhou como aço polido. Senti-me arrebatado pela beleza do mundo. Nunca tinha sentido tanta exultação nem alegria tão transcendental. (…) A felicidade era tanta que doía e eu debatia-me para me libertar dessa dor, pois sentia que, se ela durasse mais um momento que fosse, morreria; e, no entanto, o enlevo era tal que preferia morrer a renunciar-lhe. Como poderei descrever-lhe o que senti? Não há palavras que possam descrever o êxtase da minha felicidade. Quando voltei a mim, estava exausto e trémulo. E adormeci.”



Título: O fio da navalha
Autor: Somerset Maugham
Tipo de documento: livro
Editora: Asa
ISBN: 978-989-23-0942-2



Biografia
Cristina Carneiro Pires
38 anos
Licenciada em Relações Públicas
Casada, mãe do Tiago e da Clara
Secretária de Direção no INA desde 2003.



 ....e agora ofereço o livro à biblioteca para que o possas ler...

Sem comentários:

Enviar um comentário