terça-feira, 8 de maio de 2012

O meu livro

O meu livro: queres ler?

Josiana Carneiro, antiga aluna do INA, sugere:



O livro:
O livro que escolhi é  “Um, ninguém e cem mil” do escritor italiano  Luigi Pirandello.

Razões da escolha:
Vitangelo Moscarda – Gengè para os amigos – era feliz e vivia tranquilo e confortável até que, aos 28 anos, descobre (!), na sequência de um comentário da mulher, que tem o nariz torto. Assim, ligeiramente inclinado para o lado direito.
E esta constatação, aparentemente inofensiva, tem um impacto absolutamente devastador na sua vida. Como era possível que tivesse vivido 28 anos consigo próprio e, vendo-se todos os dias ao espelho, nunca tivesse reparado naquele pormenor que, afinal, era do conhecimento geral? E se toda a gente soube primeiro do que ele desse seu pequeno defeito físico, quantas mais características lhe atribuiriam que ele desconhecia? Pior: seria possível que, quando olhassem para ele, não vissem o mesmo que ele via quando se olhava ao espelho?

Foi assim que, já quando começava a acreditar que sabia da vida tudo aquilo de que precisava, Gengè descobriu que não era só um. Era vários: era o um que ele conhecia, e o outro, que desconhecia, mas era familiar às outras pessoas. E como as outras pessoas eram tantas, ele era tantos quantos elas eram...

Mais aterrador ainda: os outros nunca iam vê-lo como ele se via a si próprio, nem ele ia algum dia conhecer os vários Gengès que os outros conheciam. Gengè era vários ao mesmo tempo e esses vários nunca se conheceriam...! Se isto não é assustador, honestamente, não sei o que será...

Mas, por outro lado... se, afinal, não ia nunca poder controlar a imagem que os outros tinham de si – se nem sabia que imagem era essa! –, qual seria a ideia de viver para corresponder às espectativas de qualquer outra pessoa que não ele próprio? E o que é que teria feito diferente se soubesse disto desde sempre?

E a ideia que começou por ser assustadora acabou por ser libertadora...


Luigi Pirandello, Prémio Nobel da Literatura em 1934, escreve de forma despretensiosa e conseguiu entusiasmar-me com a forma prática e cómica como apresenta as suas personagens e descreve os seus dramas, transformando questões complexas e eternas dúvidas existenciais em reflexões animadas que espero vos divirtam tanto quanto me divertiram a mim!



N.A.: A descrição acima tem, provavelmente, tanto da história de Pirandello como da minha própria perceção  sobre ela, pelo que é possível que quem se sinta entusiasmado para lê-la a interiorize de forma diferente. E teremos tantas histórias quantos leitores. E eu brindo a isso!


Título: Um, ninguém e cem mil
Autor: Luigi Pirandello
Tipo de documento: livro
Editora: Cavalo de Ferro
ISBN: 978-989-623-041-8




Biografia

Josiana Reis Carneiro

Nasci em 1985 e comecei o meu percurso no Colégio logo na Infantil. 
Interrompi-o do 1.º ao 4.º anos, que fiz na Escola Primária de Areias, e voltei no 5.º ano, em 1995.

Só voltei a deixar esta escola em 2003, quando concluí o ensino secundário, na área de Humanidades.

Licenciei-me em Direito na Universidade Nova de Lisboa, onde concluí também o mestrado (pós-Bolonha) em Ciências Juridico-Empresariais.

Vivo em Lisboa desde então, e trabalho atualmente como jurista na área do Direito das Telecomunicações

 ....e agora ofereço o livro à biblioteca para que o possas ler...

Sem comentários:

Enviar um comentário