segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

O meu livro

O meu livro:queres ler?
Isabel Lima, psicóloga do INA, sugere:

O livro:
A minha sugestão é "O regresso do jovem príncipe” do escritor argentino A.G. Roemmers, cuja poesia tem sido objeto de numerosas publicações e distinções.

Razões da escolha:
Este livro, inspirado no clássico “O principezinho” de Antoine de Saint-Exupéry, lançado em 1943, em plena II Guerra Mundial, procura responder à seguinte pergunta: E se o pequeno príncipe viesse ao mundo nos dias de hoje?”.
Assim, o autor traz de novo à terra, neste século XXI, o solitário habitante do asteróide B 612, agora um jovem adolescente, cheio de dúvidas e de questões, que procura entender o mundo e o caminho para a felicidade. A obra tem um prefácio de um familiar de Saint-Exupéry, Bruno d'Agay, que afirma: "Este livro devolve-nos aquilo que nunca deveríamos ter abandonado: o amor pelo próximo, a fraternidade, a educação, a família, valores que consolidam as sociedades civilizadas e humanas."
O narrador é um homem de meia-idade que, numa viagem de carro na Patagónia, encontra um jovem adormecido no meio do deserto e resolve ajudá-lo. Ao longo de três dias, os dois improváveis companheiros conversam sobre a origem dos problemas, a dificuldade de ser adulto, o poder da amizade, o segredo da felicidade e a importância do amor. A viagem de carro transforma-se assim numa autêntica trajetória espiritual, em que a partir das perguntas simples que o jovem príncipe vai formulando, o narrador descobre um novo olhar sobre si mesmo e sobre o mundo que o rodeia.

Título: O regresso do jovem príncipe
Autor: A.G. Roemmers
Tipo de documento: livro
Editora: Lua de Papel
ISBN: 978-989-23-1600-0

Biografia:
Isabel Lima,  psicóloga, integra a equipa do Gabinete Psicopedagógico do Instituto Nun’Alvres desde Janeiro de 1997.
O livro tem um lugar central na minha vida: quer na  minha atividade profissional, no âmbito da intervenção psicológica e da atualização científica, quer no meu lazer, onde a leitura constitui uma fonte de prazer e de relaxamento, mas também de conhecimento, de descoberta e de crescimento pessoal. “Um livro é uma janela aberta para o mundo. Através do livro, viajamos ao longo do tempo, dos lugares… Sentimos, refletimos, sonhamos, descontraímos, aprendemos, crescemos… O livro é pois uma oportunidade para descobrir mais acerca do mundo que nos rodeia… e mais ainda acerca de nós mesmos…”

...e agora ofereço o livro à biblioteca para que o possas ler...

Sem comentários:

Enviar um comentário